Geral

Papa Francisco usa cruz para falar de desafios sociais e políticos

Na Praia de Copacabana, o pontífice levou milhares de jovens para acompanhar a encenação, depois de causar uma verdadeira histeria em seu trajeto pela orla. No sábado, 27, Francisco falará aos políticos brasileiros em um encontro no Theatro Municipal do Rio. O jornal O Estado de S.Paulo apurou que o papa alertará sobre a pobreza. Nesta sexta, Francisco optou por transformar a cruz e as imagens das estações do sofrimento de Jesus em alusões aos desafios sociais e políticos. “Com a Cruz, Jesus se une ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem clamar, sobretudo os inocentes e indefesos.” Outro alerta de Francisco foi para o desafio da fome, numa crítica explícita ao desperdício de setores inteiros da sociedade, enquanto milhões não têm o que comer. “Jesus se une a todas as pessoas que passam fome, num mundo que todos os dias joga fora toneladas de comida”, alertou.

Pela primeira vez, ele também falou do racismo, além dos problemas de intolerância religiosa. “Jesus se une a quem é perseguido pela religião, pelas ideias ou pela cor da pele”, apontou. $Política$ O tradicional ato de devoção da Igreja não escapou ao estilo que o papa começa a aplicar, transformando a Igreja em um centro do debate até mesmo político. “Jesus se une a tantos jovens que perderam a confiança nas instituições políticas, por egoísmo e corrupção, ou que perderam a fé na Igreja, e até mesmo em Deus, pela incoerência de cristãos e de ministros do Evangelho”, declarou.

Para o pontífice, os jovens não devem temer e precisam sair a enfrentar esses obstáculos. “Na Cruz de Cristo, está o sofrimento, o pecado do homem, o nosso também, e Ele acolhe tudo com seus braços abertos, carrega nas suas costas as nossas cruzes e nos diz: Coragem! Você não está sozinho a levá-la! Eu a levo com você. Eu venci a morte e vim para lhe dar esperança, dar-lhe vida”.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo