Geral

Após tuítes racistas, marcas cancelam parcerias youtuber Júlio Cocielo

No último sábado, 30, o youtuber Júlio Cocielo comentava o jogo entre França e Argentina pela Copa do Mundo em seu Twitter quando fez um comentário considerado racista sobre Mbappé, jogador negro da seleção francesa . "Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein [sic]", publicou ele. Depois disso, internautas resgataram tuítes antigos nos quais ele fazia mais comentários racistas, incluindo um que até sugeria "exterminar os negros". Após a enxurrada de críticas, ele publicou uma nota se desculpando e justificando suas publicações e excluiu os tuítes antigos. Entretanto, as desculpas não foram suficientes para melhorar sua imagem – o que virou um problema para as marcas que fazem ou já fizeram ações publicitárias com ele. Clientes começaram, inclusive, a pedir publicamente nas redes sociais posicionamentos das empresas, e já houve retorno. Em nota enviada ao E+, a Adidas comunicou que, por repudiar "todo e qualquer tipo de discriminação, decidiu suspender a parceria com o youtuber Júlio Cocielo". Já o Itaú disse que o youtuber "não faz mais parte" de qualquer ação publicitária e que a empresa "repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito", e espera que "o respeito à diversidade sempre prevaleça". A Coca-Cola, que já realizou algumas ações publicitárias pontuais com o youtuber, declarou que não tem mais qualquer ligação com o youtuber e que "não tem planos para futuras parcerias", ressaltando que repudiam "qualquer forma de racismo, machismo, misoginia e homofobia" e que "o respeito à diversidade é um dos principais valores da companhia". O McDonald’s, que também já realizou ações com o youtuber, disse apenas que "não tem nenhuma relação comercial com ele". No Twitter, o Submarino disse que "repudia veementemente qualquer manifestação racista e tomará as providências necessárias", e retirou a campanha em que Cocielo aparecia do ar. A Gillette, que fez ações com Cocielo no início da Copa do Mundo, disse que, "como ele não tem nenhum contrato vigente com a marca", não vai se manifestar em relação ao episódio. Fonte:Estadão

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo