Esportes

Nota de Repúdio ao Olodum

Nos últimos anos, o E.C.Vitória têm sido alvo de inúmeras ações cujo único objetivo é desqualificar a história do Clube, numa frustrada tentativa de abater o ânimo dos seus mais de dois milhões de torcedores.

Como se já não bastasse os reveses em campo, como as recentes perdas de três campeonatos baianos para equipes sem expressão, o rebaixamento e a permanência na Série B, a torcida ainda é obrigada a ver suas conquistas serem menosprezadas pelos meios de comunicação, tal como aconteceu com o vice-campeonato da Copa do Brasil e o título nacional do time Sub-20.

Além disso, seus símbolos são sistematicamente ridicularizados por empresas que deveriam estar apoiando o Clube (até porque possuem parcerias firmadas através de contratos). É o caso, por exemplo, da sua fornecedora de material esportivo, que, ao longo do tempo, vem cometendo inúmeros equívocos, sem que a diretoria do Vitória tome nenhuma atitude eficaz. Chegou ao ponto do nosso escudo ter sido trocado pelo de outro clube rubro-negro e estampado no site da referida empresa. Sem falar na divulgação e distribuição dos materiais esportivos antes do lançamento oficial.

Por esta razão, e, como se diz, “em casa da mãe joana todo mundo faz o que quer”, não tarda acontecer situações do mesmo quilate. Nesta semana que antecede o Carnaval, outra instituição de grande importância para a história deste Estado, o Bloco Afro Olodum, teve o desplante de substituir, em seu abadá, o escudo oficial do E.C.Vitória por outro desenho, grosseiro e mal acabado, numa clara atitude de provocação contra a nação rubro-negra. O resultado não poderia ser outro e o nosso Clube acabou se tornando, mais uma vez, piada nacional. Curiosamente, a telegráfica e inócua retratação do Olodum reconhece o E.C.Vitória como “o melhor time do Norte e Nordeste neste início do Século XXI”.

Por este motivo, o Movimento Somos Mais Vitória (MSMV), sempre atento aos acontecimentos que envolvem o Clube, mais uma vez vem cobrar da diretoria do E.C.Vitória a tomada de enérgica atitude em relação ao fato supramencionado. É preciso, de uma vez por todas, dar um basta nesta vergonhosa campanha pelo desrespeito ao nosso Clube. É fato que, tais ações, visam não apenas manchar a imagem do Vitória e o orgulho da sua torcida, mas também diminuir o já tão precário futebol do Estado.

Se as instituições, sejam elas baianas, brasileiras ou estrangeiras, não são capazes de perceber que a desqualificação do Clube em nada favorecerá a autoestima de outras torcidas, então, que aprendam a lição através das vias judiciais, ressarcindo-o pelos danos morais a que está sendo injustamente submetido. Respeito, cuidado e cautela no trato com as cores, símbolos e, em última instância, com esta paixão que é o E.C.Vitória, não é uma mera opção ou favor, mas imposição de sua digníssima e centenária história.


MOVIMENTO SOMOS MAIS VITÓRIA  
É hora do torcedor fazer história.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo