Cotidiano

Coluna ValoRH: Eu não sabia! Porque essa desculpa não deve ser usada

Eu não sabia! Essa é uma desculpa cada vez mais comum entre os nossos governantes e que, muito frequentemente, também temos a tentação de utilizar para encobrir alguma falha ou omissão de nossa parte.  Acontece que na administração, seja ela pública ou privada, não existe espaço para esse tipo de argumento. Lá pelos idos de 1916, Henri Fayol, um dos primeiros teóricos da administração, ainda que fosse engenheiro de minas por formação, já enunciava em seus princípios a diferença entre os conceitos de autoridade e responsabilidade. Para ele, a autoridade pode ser delegada mas a responsabilidade, jamais!

Explicando melhor: cada cargo ou posição dentro da empresa ou do serviço público tem um nível de autoridade correspondente, ou seja, quanto mais alto o cargo, maior a autoridade de seu ocupante. O que seria autoridade, mesmo? Seria o poder de comandar, de dar ordens, de decidir  e de esperar ser atendido pelos subordinados. Ocorre que, para cada porção de autoridade atribuída a uma determinada posição corresponde uma parcela de responsabilidade, o que quer dizer que a pessoa deve assumir as consequências pelas decisões tomadas, em qualquer que seja a situação.

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