Cotidiano

Bahia é estado com mais projetos para geração de energia a partir da luz solar

A Bahia que possui a maior área do semi-árido do Brasil terá grande importância no processo de implantação da fonte solar. O estado também possui o maior número de projetos habilitados a participar de dois leilões público, nos meses de novembro e dezembro. Foram inscritos 80 projetos, sendo 72 fotovoltaicos que converte energia solar em elétrica.

Para o diretor da Braxenergy, empresa pioneira no desenvolvimento e pesquisa da fonte solar no Brasil, Luis Alberto Carneiro, dois fatores levaram o governo a permitir a participação da fonte solar nos leilões realizados pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, ligada ao Ministério das Minas e Energia. Um deles é a forte queda dos preços internacionais dos equipamentos para geração de energia solar, aliada à seca na região nordeste.

Porém um dos empecilhos é o auto custo, O preço eólico de MWh é equivalente a R$ 100, enquanto  que a solar chega a R$ 300. Se os projetos baianos forem aprovados, a Bahia terá a possibilidade de ter uma energia renovável, sem necessidade de consumir fonte fóssil, o que vai diminuir a quantidade de gases do efeito estufa e futuramente o preço ficará mais baixo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo