Destaque

Lula defende reforço na Defesa Nacional e diz que Brasil deve estar preparado para proteger a soberania

Presidente afirmou que o país precisa fortalecer a capacidade militar e tecnológica para garantir a defesa do território e dos interesses nacionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta sexta-feira (24), o fortalecimento da estrutura de Defesa Nacional e a ampliação dos investimentos nas Forças Armadas. Em discurso, o chefe do Executivo afirmou que o Brasil deve manter seu compromisso com a paz, mas ressaltou a importância de estar preparado para proteger a soberania do país.

A declaração ocorre em um momento de tensão nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, após o anúncio de novas tarifas por parte do governo norte-americano. Enquanto o Palácio do Planalto estuda uma resposta à medida, representantes do setor produtivo têm defendido a manutenção do diálogo entre os dois países para evitar prejuízos à economia brasileira.

Ao abordar o tema, Lula destacou que as Forças Armadas precisam estar equipadas e capacitadas para defender os interesses nacionais. “Também quero [as Forças Armadas] bem preparadas do ponto de vista do poderio, de armamento, de conhecimento científico e tecnológico, para que a gente possa andar de cabeça erguida. Sem nenhuma arrogância, falando em paz, mas preparado para não deixar ninguém meter nariz nesse país”, afirmou.

Nos últimos dias, o presidente tem intensificado o discurso em defesa do fortalecimento do setor. Segundo Lula, o Brasil precisa investir em sua capacidade de proteção diante das riquezas naturais existentes no território nacional.

“Temos que cuidar da Defesa, esse país é muito poderoso. A gente ainda não sabe a riqueza de minerais críticos e terras raras desse país”, declarou.

A pauta da Defesa Nacional tem ganhado destaque nas manifestações recentes do presidente e deve continuar entre os temas abordados pelo governo nos próximos meses.

Por Lala Freitas / 24/07/2026 às 16:00

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo