Polícia Militar e SMT realizam blitz contra descargas adulteradas em Castro Alves

Operação faz parte da campanha “Barulho Não é Estilo” e busca conscientizar motoristas sobre poluição sonora e respeito ao sossego público.
Uma operação conjunta entre a Polícia Militar da Bahia e a Superintendência de Trânsito foi realizada na manhã desta quarta-feira (20) em Castro Alves, no Recôncavo baiano, com foco no combate ao uso de descargas adulteradas em motocicletas e veículos.
A ação integra a campanha “Barulho Não é Estilo”, promovida pela Prefeitura Municipal de Castro Alves em parceria com órgãos de segurança e trânsito do município.
Durante a blitz, motoristas e motociclistas receberam orientações sobre legislação de trânsito, poluição sonora e respeito ao sossego público. Segundo as autoridades, a primeira etapa da campanha tem caráter educativo e busca conscientizar a população sobre os impactos provocados pelos veículos irregulares.
Em entrevista, o comandante do 5º Pelotão da Polícia Militar de Castro Alves destacou que a iniciativa pretende reduzir transtornos causados pelo excesso de barulho nas ruas da cidade.
“Essa vai ser uma semana de orientação e, na próxima semana, nós estaremos fiscalizando, cobrando e tomando as medidas administrativas no sentido de apreender todos os veículos que estiverem em desconformidade com a legislação”, afirmou o comandante Henrique.
Ainda conforme a Polícia Militar, a utilização de descargas adulteradas provoca poluição sonora e gera desconforto principalmente para idosos, crianças e animais.
“O sossego público é um direito que deve ser respeitado por todos”, ressaltou o comandante durante a operação.
A blitz chamou a atenção de moradores e condutores que passaram pelo local durante a manhã e reforçou o trabalho conjunto das autoridades municipais e policiais voltado à organização do trânsito e à melhoria da qualidade de vida da população de Castro Alves.
As informações são do repórter Leandro Alves, do Bahia10.
Por Ana Almeida / 20/05/2026 às 14:15
Fotos: Leandro Alves//Bahia10






