Destaque

Mercosul – UE : acordo zera tarifa para produtos brasileiros

Levantamento da CNI aponta que mais da metade dos itens exportados terão tarifa zero na entrada em vigor do tratado.

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que mais de cinco mil produtos brasileiros terão imposto de importação zerado na União Europeia assim que o acordo entre Mercosul e União Europeia entrar em vigor. Segundo a entidade, 54,3% dos itens negociados no âmbito do tratado serão beneficiados logo na entrada em vigor do acordo.

De acordo com a CNI, o bloco europeu adotará redução tarifária imediata para setores como máquinas e equipamentos, metalurgia, alimentos, informática e eletrônicos, além de parte dos produtos químicos. A expectativa é que a medida amplie a competitividade da indústria brasileira e facilite o acesso ao mercado europeu.

Do lado do Mercosul, o ritmo de abertura comercial será mais gradual, com prazos mais longos para redução de tarifas em categorias consideradas sensíveis. A diferença de cronograma atende às assimetrias entre os blocos e aos interesses industriais dos países sul-americanos.

O acordo Mercosul-União Europeia ainda depende da conclusão de etapas políticas e de ratificação nos países membros. Caso seja validado, o tratado criará uma das maiores áreas de livre comércio do mundo em termos populacionais e econômicos.

Por Ana Almeida / 19/01/2026 às 19:45

Foto: Cesar Olmedo/Reuters

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo