Destaque

Temporal ultrapassa média de chuva do mês e coloca Salvador em alerta.

Em apenas 12 horas, volume de chuva ultrapassou o esperado para todo o mês de novembro; Defesa Civil reforça alerta à população.

Um forte temporal atingiu Salvador nas últimas horas e fez o volume de chuva ultrapassar em apenas 12 horas a média histórica prevista para todo o mês de novembro, que é de 108,2 mm. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o acumulado chegou a 128 mm, provocando alagamentos, risco de deslizamentos e registros de ocorrências em diferentes regiões da capital.

Os bairros de Nova Brasília (157,6 mm), Brotas (152,2 mm) e Bosque Real (150,8 mm) foram os mais afetados. Diante da situação, a Codesal elevou o nível de segurança para “Atenção”, em razão do risco de novos deslizamentos de terra.

De acordo com o meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento, do Cemadec, o fenômeno foi causado pela passagem de uma frente fria com fortes rajadas de vento, e não por uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), como chegou a ser especulado.

As chuvas já causaram um desabamento em Cajazeiras 2, onde duas pessoas ficaram soterradas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Em Narandiba, uma geomanta se desprendeu após a ruptura do sistema de drenagem.

A Defesa Civil segue em plantão 24 horas e pode ser acionada pelo telefone 199. O órgão orienta os moradores a se cadastrarem no serviço gratuito de alertas enviando o CEP por SMS para o número 40199.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por Lala Freitas / 12/11/2025 às 15:00

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo