DestaqueNotícia

Detran-BA instaura processos para apurar fraudes em provas e documentos de habilitação.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) instaurou uma série de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) para investigar suspeitas de adulteração de resultados de provas e emissão fraudulenta de documentos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à circulação de veículos no estado.

As portarias foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado (1º) e nesta terça-feira (4), assinadas pelo diretor-geral do órgão, Max Adolfo Passos Mendes. De acordo com os documentos, o Detran-BA designou comissões específicas para conduzir as apurações, com foco na identificação da responsabilidade de servidores e de possíveis conluios externos em esquemas de falsificação de registros.

As comissões terão prazo de 60 dias para concluir os trabalhos e apresentar relatórios com recomendações sobre as penalidades cabíveis. Entre as sanções previstas estão advertência, suspensão ou até demissão dos servidores envolvidos, caso as irregularidades sejam comprovadas.

Em nota, o Detran-BA afirmou que os processos garantem aos investigados o direito à ampla defesa e ao contraditório. No entanto, destacou que, se for confirmada a prática de condutas ilícitas, os servidores ou ex-servidores poderão ser punidos com a demissão do cargo público.

Por Ana Almeida / 04/11/2025 às 19:00

Foto: Divulgação/Detran-BA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo