Geral

Tragédia em Mar Grande completa uma semana

 Nesta quinta-feira (31), o naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, que deixou 19 pessoas mortas, completa sete dias. Desde o último domingo (26), moradores de Vera Cruz criaram um memorial com flores, velas e cartazes na praça principal de Mar Grande. Na quarta-feira (30), ainda era possível ver as homenagem às vítimas espalhadas no local, próximo ao terminal marítimo do município.

A igreja matriz da paróquia Sagrado Coração de Jesus, também próximo ao local do acidente, amigos e parentes das vítimas e sobreviventes da tragédia participaram da missa de sétimo dia, na quarta-feira.

A tragédia

A lancha Cavalo Marinho I virou por volta das 6h30 de quinta-feira (24), cerca de 10 minutos após deixar o Terminal Marítimo de Mar Grande, que fica no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A embarcação tinha como destino Salvador e estava a aproximadamente 200 metros da costa quando o acidente aconteceu.

As 19 pessoas que morreram no acidente já foram identificadas. São 13 mulheres, três homens e três crianças. Os corpos foram periciados no Departamento de Perícia Técnica (DPT) de Salvador e na unidade de Santo Antônio de Jesus.

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab),89 pessoas haviam sido resgatadas com vida. Dentre os sobreviventes resgatados, 70 foram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mar Grande; 15 foram para o Hospital Geral de Itaparica; dois estiveram no Hospital do Subúrbio e dois no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador.

Em 90 dias, as causas do naufrágio devem ser divulgadas após inquérito aberto pela Capitania dos Portos e pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), contados a partir do dia que o acidente ocorreu.

A Câmara de Vereadores de Vera Cruz também abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as responsabilidade sobre o acidente, e discutir melhorias na travessia Salvador-Mar Grande.

Pedido de suspensão da travessia

Um pedido de suspensão em caráter de urgência dos serviços de travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande foi solicitado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), na terça-feira (29). A solicitação foi ajuizada na 8ª Vara da Fazenda Pública, em Salvador. A solicitação em caráter de urgência foi requerida para que as empresas CL Empreendimentos LTDA e Vera Cruz LTDA, além da Agência Estadual de Regulação de Serviços de Energia Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) possam garantir a eficiência do serviço.

Para o Ministério Público, "é  preciso aguardar os resultados das investigações,  a partir da apresentação dos laudos e documentos e realização de perícias apresentadas". Órgão defende que a travessia retorne somente após os órgãos e empresas envolvidas na tragédia da Baía de Todos os Santos apresentem toda a documentação exigida e façam perícia em todas as embarcações.

 

Fonte: Bocão News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo