Salvador ligeirinha: primeira etapa do BRT sai em até 28 meses
O que é possível fazer em 16 minutos do dia? Em breve, dará para ir da Lapa até o Iguatemi usando o BRT. A estimativa da Prefeitura de Salvador, responsável pela obra, é que o percurso com o novo modal gere, em média, uma economia de tempo de 37% para quem vai de uma ponta à outra. O edital de licitação do primeiro trecho, que ligará o Parque da Cidade ao Iguatemi, foi lançado ontem pelo prefeito ACM Neto (DEM).
Com o primeiro trecho do BRT em pleno funcionamento será possível percorrer esse trecho de 2,9 km em sete minutos, aliviando a agonia do usuário de ônibus que fica preso no engarrafamento da Avenida Antonio Carlos Magalhães em horário de pico.
As obras do primeiro trecho têm um prazo de 28 meses para serem concluídas, a partir da data de assinatura do contrato com a empresa vencedora, que será conhecida num prazo de até 120 dias. Ou seja, até o final de 2019, o primeiro trecho deverá estar pronto. A projeção é que o sistema de vias exclusivas e preferenciais atenda a 31 mil pessoas por hora nos horários de pico até 2044.
Ainda não há, porém, previsão de quando todo o sistema vai funcionar. Será um corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM. Até que o trecho 2, entre a Lapa e o Parque da Cidade, fique pronto, a primeira etapa, quando concluída, vai operar com ônibus comuns adaptados, com portas dos dois lados. Os veículos biarticulados, característicos do modal BRT, serão usados apenas após o término da segunda etapa.