Geral
Presidente do FNDE participa do Encontro para Enfrentamento da Obesidade Infanti
O Presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, participou nesta terça-feira, 14, do Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, que estabeleceu metas para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país. O encontro faz parte da implementação da Década de Ação das Nações Unidas para a Nutrição (2016/2025), que incentiva o acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis. O Governo Brasileiro é um dos principais apoiadores da agenda da ONU.
Durante o encontro o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assumiu, em nome do Governo Brasileiro, o compromisso de atingir três metas: deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, por meio de políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional; reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta, até 2019; e ampliar em no mínimo de 17,8% o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente até 2019.
“Nosso desafio é incentivar as pessoas a adotarem uma alimentação correta: descascar mais e desembalar menos. E é preciso ensinar desde cedo a manipular os alimentos. As crianças hoje, não tem oportunidade de acompanhar a preparação dos alimentos e aprender a cozinha-los. Além disso, o sedentarismo é alto e tem muito haver com a obesidade. Precisamos mudar os hábitos do dia a dia para enfrentar o desafio da obesidade”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
“O FNDE atua de forma intensa junto às comunidades escolares no sentido de incentivar a alimentação saudável para as nossas crianças. Nós proibimos que as escolas comprem, com recurso federal, itens alimentícios obesogênicos, como refrigerantes e alimentos com alto teor de açúcar e sódio. Exigimos ainda que ao menos três porções de frutas sejam servidas durante a semana para as crianças. Além disso, é preciso comprar ao menos 30% da alimentação escolar direto da agricultura familiar, o que garante o acesso a produtos mais frescos e com menos conservantes” afirmou o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, e acrescentou “o PNAE é referência mundial, porque se preocupa não só com a quantidade, mas com a qualidade daquilo que servimos no dia-a-dia dos nossos estudantes. Temos muito claro que é preciso construir hábitos alimentares na infância para termos uma sociedade adulta mais saudável, e é por isso que estamos trabalhando” finaliza.