Geral

Floresta Amazônica enfrenta a pior onda de incêndios

 

A Floresta Amazônica, considerada a maior floresta tropical do mundo, a qual concentra uma enorme biodiverdidade, está enfrentando a pior onda de incêndios. O INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registraram 39.099 focos de queimadas. No ano passado, não chegaram a 16 mil focos de queimadas. O caso também repercutiu na imprensa internacional.

Segundo informações do Jornal Nacional, apenas o Amapá houve redução de 48%. O maior aumento foi no Pará, com 207%, em seguida aparece o Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas. Em Mato Grosso, o estado com maior número de queimadas, o aumento foi de 91%. Tocantins e Maranhão também houve aumento. A NASA também captou o aumento dos focos de queimadas no norte e no centro-oeste, a fumaça chegou no sudeste.

Na última segunda feira (19), cidades como São Paulo enfrentou a poluição devido a fumaça, a cidade escureceu mais cedo e a água da chuva coletada pela população estava escura e com forte cheiro.

A exploração e o desmatamento são fatores que colaboram para o surgimento de queimadas, estas contribuem drasticamente para o aquecimento global, causando prejuízo tanto para a vida humana, quanto para a biodiversidade.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo