Cachoeira: Restaurante Pai Thomaz reabriu depois de 10 anos
Aberto no início dos anos 80, o Restaurante Pai Thomaz, localizado na Praça 25 de Junho, coração de Cachoeira, foi uma das referências gastronômicas do Recôncavo Baiano durante muitos anos. O estabelecimento era famoso pelo excelente tempero caseiro e pela figura do antigo dono, o Sr. Aluízio Berto da Silva, conhecido como Pai Thomaz, uma pessoa mística e muito querida pela população da cidade e também pelos turistas que frequentavam o espaço nas décadas de 80 e 90.
O restaurante destacava-se por ter suas paredes totalmente cobertas por esculturas em madeira, criadas por artistas que possuem obras espalhadas por todo o mundo, dentre eles, o Louco, Louco Filho, Maluco, Maluco Filho, Doidão Bahia, dentre outros. O espaço funcionava como uma galeria onde se negociava arte, demonstrando, assim, a preocupação de Pai Thomaz com o fortalecimento da cultura local.
Fechado desde 2005, o local voltou a funcionar sob a gerência dos empresários cachoeiranos Raimundo Coelho, Marcus Ferreira, um dos organizadores da Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira) e do Recôncavo Jazz, e Daniel Santana, um dos profissionais mais experientes do mercado turístico da região. Nem bem completou um mês de aberto, o estabelecimento já começa a se consolidar como um dos principais restaurantes do Recôncavo.
Os renomados arquitetos Rose Lima e Fritz Zehnle assinaram o projeto de design de interiores, que teve como principal característica a preservação da decoração antiga.