COVID-19

Ministério planeja 4ª dose para todos com mais de 18 anos

O ministro afirmou, caso aprovada, a ideia é convocar todas essas pessoas de uma só vez, e não de forma escalonada.

O Ministério da Saúde planeja liberar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas com 18 anos ou mais.

À Folha de S. Paulo, o ministro Marcelo Queiroga reforçou que em 2021 foram aplicadas duas doses de vacinas e em 2022, essa deve ser a tendência. Segundo ele “a análise técnica, que precisa ser superada”.

O ministro afirmou que, com o aval da área técnica, a ideia é convocar todas as pessoas com 18 anos ou mais de uma só vez, e não de forma escalonada.

Atualmente, a quarta dose – ou segunda dose de reforço – está sendo aplicada em pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos, como pessoas com câncer e transplantados.

É esperado que o ministério anuncie a ampliação para quem tem 40 anos ou mais até o final da semana. Alguns locais, como o Distrito Federal, Teresina, Belém e a cidade do Rio de Janeiro, já começaram a aplicação para esse público antes mesmo da recomendação do governo federal.

A ampliação da quarta dose ocorre em meio à estagnação da cobertura vacinal e à enorme quantidade de vacinas contra a Covid-19 em estoque.

A expectativa do ministro é de que o parecer favorável à aplicação da quarta dose para pessoas com 18 anos ou mais seja dado nos próximos dias.

Segundo apuração da Folha de S. Paulo, no entanto, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI) já discutiu a aplicação da quarta dose para quem tem 30 anos ou mais e concluiu que não existem evidências científicas que embasem essa decisão.

Fonte: Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo