COVID-19

Fase 1 de testes da ButanVac aponta que vacina é segura e gera resposta imunológica.

A primeira fase de testes da Butanvac, a nova candidata a vacina contra Covid-19 do Instituto Butantan, chegou ao fim. Segundo os autores, os resultados demonstraram um “perfil de segurança aceitável e altamente imunogênica”. Os resultados do estudo foram divulgados em uma plataforma de pré-prints (versão prévia sem revisão de outros cientistas independentes).

Ao destacar outros ponto positivos da Butanvac, o Butantan apontou que essa vacina pode ser produzida a baixo custo em qualquer instalação projetada para a produção da vacina inativada do vírus da influenza.

O Instituto Butantan produz anualmente 80 milhões de vacinas da gripe usando ovos.

As pesquisas de fase 1 foram inteiramente descritas por cientistas da Universidade Mahidol, de Bangkok, da Icahn Escola de Medicina Monte Sinai, de Nova York, e da Universidade do Texas, em Austin. O imunizante está sendo testado também no Vietnã e no Brasil, além da Tailândia, mas os resultados ainda não foram divulgados, traz reportagem do G1.

A previsão é de que o Butantan produza 100% do imunizante em sua própria infraestrutura, caso a vacina se comprove eficaz. Atualmente, a vacina produzida pelo laboratório, a Coronavac, ainda depende de insumo enviado da China. A necessidade inclusive fez com que a produção do imunizante fosse paralisada em alguns momentos neste ano.

Em relação a Butanvac, conforme reportagem do G1, até o momento, os testes brasileiros da Butanvac são realizados em Ribeirão Preto (SP), Guaxupé (MG), São Sebastião do Paraíso (MG) e Itamogi (MG).

Fonte :Bahia Noticias

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo