COVID-19

Talibã manda parar vacinação contra Covid-19 no Afeganistão

O movimento fundamentalista islâmico nacionalista Talibã ordenou a paralisação da vacinação contra a Covid-19 em parte do Afeganistão. Em entrevista para o site de notícias afegão Shamshad News, Walayat Khan Ahmadzai, que ocupava o cargo de diretor provincial de saúde em Paktia, disse que o grupo alertou funcionários do hospital regional da província para que eles parassem imediatamente a distribuição de doses.

Segundo dados do portal Our World in Data, o Afeganistão aplicou, até o momento, cerca de 770 mil doses da vacina contra a covid-19, o que representa cerca de 2% da população e apenas 0,5% da população do país completou a vacinação.

A enfermaria do hospital responsável pela aplicação das doses está fechada há três dias e os cidadãos são informados de que a vacinação foi proibida.  Até o momento, não há informações concretas sobre como está a campanha de vacinação no resto do país.

O retorno do Talibã ao controle do poder no Afeganistão se dá 20 anos depois de sua expulsão de Cabul por tropas militares dos Estados Unidos.  No final de janeiro de 2021, enquanto o grupo ainda estava longe de controlar o país, o movimento se mostrava “a favor” da vacinação.

Fonte: Bnews

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo