COVID-19Destaque

Testes de sorologia não servem para avaliar proteção contra a Covid-19, diz Anvisa

Associação Médica Brasileira (AMB) também se manifestou sobre o assunto

Com o avanço da imunização contra a Covid-19 no Brasil, muitas pessoas que receberam a vacina se perguntam se adquiriram, de fato, anticorpos contra o vírus. Muitos vacinados recorrem então para o teste sorológico (de sangue), no entanto algumas entidades alertam para ineficácia desses exames.

Em alerta divulgado em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que os exames sorológicos não têm a finalidade de atestar imunidade. “Não existe, até o momento, a definição da quantidade mínima de anticorpos neutralizantes – que evitam a entrada e a replicação do vírus nas células – para conferir proteção imunológica contra a infecção, reinfecção, formas graves da doença e novas variantes de Sars-CoV-2 em circulação. Por isso, os testes para diagnóstico não podem ser utilizados para determinar proteção vacinal”, diz o comunicado.

Por meio de uma nota técnica, a Associação Médica Brasileira (AMB) também se manifestou sobre o assunto. De acordo com a AMB, sorologias negativas não indicam falta de proteção. “Sorologias negativas não indicam falta de proteção, pois alguns indivíduos podem não apresentar soroconversão, embora apresentem algum grau de imunidade celular”, diz a associação.

De acordo com a Anvisa, cada organismo responde de forma diferente e os testes não são capazes de avaliar todos os mecanismos de defesa proporcionados pelas vacinas.

Fonte: Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo