Cotidiano

As raízes que saciam sem engordar: batata-doce, inhame e mandioca

Batata-doceinhame e mandioca engordam? Se consumi-los moderadamente, eles podem até ajudar a emagrecer. Como? Quem dá as explicações é a nutricionista Vanessa Suzuki, especializada em nutrição clínica e estética, de São Paulo, em entrevista à revista BOA FORMA.

• Batata-doce. O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel – ou seja, resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo. Ele também atrai as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar. Que tal provar uma sopinha com esse legume?

• Inhame. Assim como a batata-doce, é um tubérculo com um índice glicêmico (IG) baixo. Outro ponto forte é carregar um fito-hormônio, chamado diosgenina, capaz de reduzir o perfil de gordura corporal. Ainda tem ação antioxidante e anti-inflamatória, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. Vale a pena usá-lo em um delicioso escondidinho de peixe.

• Mandioca. Rica em fibras, que fazem com que o carboidrato vire energia aos poucos. Outro bom motivo para investir nessas três raízes: elas aumentam os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar. Qualquer alimento fonte de carboidrato tem esse poder. Só que a mandioca, a batata-doce e o inhame são campeões.

Além da alta concentração de carboidrato, as fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida. Com esse neurotransmissor em alta, você fica mais resistente aos efeitos negativos do estresse – um deles é aumentar a produção de cortisol, hormônio que faz o corpo estocar gordura na barriga. Então vamos preparar nhoque de mandioca? Hum… Esta e as outras receitinhas são do MdeMulher.

(Com reportagem de Eliane Contreras para a revista BOA FORMA)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo