Entrevistas

Entrevista: Professora e vereadora Tina Teles fala sobre os seus desafios encontrados na educação e a participação da mulher na vida política

O Mídia Recôncavo conversou com Maria Cristina, conhecida como Tina Teles, professora e atualmente vereadora no município de Governador Mangabeira. Ela contou um pouco sobre os desafios encontrados na educação e a participação da mulher na vida política. Confira essa entrevista:

 

Mídia: O que levou a Sra. a se tornar uma professora?

Foi aos 13 anos de idade, quando começei a trabalhar no colégio Cecom (Centro Educacional Cenecista Otávio Mangabeira) como auxiliar de ensino, para ficar uma semana no lugar de uma funcionária chamada Raimunda que fazia o curso de enfermagem e ao passar alguns dias ela faleceu, então a diretora da época Rita de Cassia Pimentel me fez um convite para trabalhar e aceitei. Neste mesmo lugar eu estudava em horário oposto e fui me encantando pela profissão. Após concluir o ensino médio no curso de Magistério, fui promovida de auxiliar de ensino para professora. Hoje sou vereadora do município, mas não deixei a sala de aula, continuo trabalhando nas duas áreas. 

 

Mídia: De professora para vereadora, como surgiu essa ideia de ingressar para a vida política? 

Devido a algumas perseguições sofridas na gestão anterior, onde trabalhava como professora contratada por um período de 2 anos, mas me colocaram para fora. Com isso, recorri à justiça, aí veio às perseguições a minha família, principalmente com a minha mãe que era uma usuária do sistema de saúde e necessitava de medicamentos caros e carro para ir a Salvador. Depois a minha irmã que tinha três filhos e se inscreveu no programa minha casa minha vida, assinou os papeis da caixa econômica e deram sumiço no processo dela. Com tudo isso, foi me causando uma vontade de enfrentar a eleição para trazer melhorias ao nosso município. Então procurei me filiar ao partido e decidi sair candidata em 2012 onde obtive uma votação de 151 votos e não fui eleita e em 2016 saí mais uma vez ao lado do candidato a prefeito Marcelo Pedreira e tive uma votação expressiva de 369, sendo eleita pela população. Hoje agradeço a todos pela confiança que foi depositada em mim.

 

Mídia: Como professora e política, qual análise a Sra. pode fazer da educação atualmente e principalmente em Governador Mangabeira?

Vejo que a educação no nosso país e em nosso município vem enfrentando vários desafios. As principais são a violência e as drogas na escola que a cada dia aumenta e vem destruindo vidas, violência contra professor, violência contra o patrimônio público, alunos rebeldes que não tem uma base familiar, outra questão também é o uso do celular em sala de aula que tem gerado grandes conflitos, sabemos da importância da mesma no processo da construção do conhecimento, mas é preciso criar um limite. A educação transforma vidas, portanto as famílias precisam se conscientizar do grande papel que ela exerce na sociedade, é ela a grande responsável em transformar o meio em que vive. ESCOLA E FAMÍLIA devem ser parceiras sempre.

 

Mídia: A Sra. acredita em uma educação melhor?

Como educadora, apesar dos desafios, tenho esperança em dias melhores na educação. Professor é vendedor de sonhos. Precisamos propagar um futuro brilhante aos nossos alunos, mostrar para eles que o sucesso deles está nas mãos dos próprios.  Cada um tem que compor a sua história e para isso, é preciso ir à luta com determinação, coragem e persistência. A gente percebe que o aluno chega sem uma base, mas a partir do momento que a gente vai trabalhando com ele, ele têm condições de se tornar um grande cidadão. Então só podemos mudar vidas através da EDUCAÇÃO.

 

Mídia: Hoje a mulher já conquistou e vem lutando para conquistar ainda mais o seu espaço. Então a Sra. acha que existe uma maneira das mulheres adquirirem essa igualdade que tanto almejam?

Não é querer se igualar aos homens, mas sim mostrar capacidade e qualidade. Existem várias maneiras das mulheres adquirirem avanços, precisamos demonstrar que o lugar da mulher é aonde ela quiser. Hoje as mulheres conseguem ocupar cargos onde antes não ocupavam. Agora é importante lembrar que já conquistamos muito apesar do machismo que ainda prevalece, mas a mulher precisa ter pulso firme para defender suas ideias.

 

Mídia: Como a Sra. vê a participação da mulher na política nos tempos atuais? 

Graças a Deus houve avanços das mulheres em tudo, mas a participação delas na política ainda é pequena. Com o empoderamento das mulheres nos cargos públicos, por exemplo, notamos que desempenhamos nosso papel muito bem, “igual” aos homens. Mas, muitas mulheres devido ao machismo não querem se envolver na questão politica, acham que esse não é o seu meio e com isso, deixa de contribuir para a construção de um país melhor. A sociedade precisa progredir e como falamos antes, tudo é questão de base familiar e educação para mudar pensamentos machistas, pois as mulheres têm sim condições de ocupar cargos de comando.

 

Mídia: Para finalizar, o que é preciso para garantir a maior participação da mulher na política ?

É preciso que nós mulheres nos encorajemos e busque autonomia, que possamos ir em busca dos nossos sonhos, sem medo de ser feliz. Acredito que se nós mulheres nos interessarmos na politica, o país irá se tornar muito melhor, com mais desenvolvimento e mais humanismo. Precisamos deixar nossos medos de lado e nos impor mais. Não é se comparando aos homens, mas sim mostrar nossas competências e construir nossas credibilidades. É necessário seguir em frente rumo as nossas conquistas. Só assim teremos um país mais justo e mais igualitário.

 

Informações Mídia Recôncavo/ Cristhiele Teles

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo