Política

Prefeitos baianos se reúnem em Brasília para garantir a aprovação da PEC 39/2013

Representantes dos 5.568 municípios brasileiros, entre prefeitos empossados recentemente, vice-prefeitos, vereadores e seus assessores, estiveram reunidos ontem terça-feira (15), em Brasília. O encontro é em prol de uma mobilização desses governantes para a campanha “SOS Municípios”, lançada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) para a aprovação da Proposta da Emenda à Constituição (PEC) 39/2013.

A reportagem do Mídia Recôncavo que esteve presente no evento,  identificou diversas autoridades do Recôncavo Baiano interessados na aprovação da PEC para a melhoria do governo local.  Uma proposta que aumenta em 2% os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Caso a PEC 39/2013 seja aprovada, o aumento da receita será fundamental para garantir melhores condições de vida aos nossos irmãos muritibanos”, comenta o prefeito do município de Muritiba, Roque Isquem (PDT).

A presidente da UPB Maria Quitéria, não compareceu ao evento, mas declarou recentemente que a preocupação dos gestores é com o estado de pré-falência hoje instalado. O governo federal tem transferido inúmeras responsabilidades aos municípios e promovido um enxugamento nos repasses cada vez maior. “É uma conta que não tem como fechar. Os gestores estão se transformando em pagadores de folha, sem ter condições de resolutividade”, desabafou. O movimento da campanha em Brasília também acontece hoje, quarta-feira (16).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo