Recôncavo, Segunda , 30 de Novembro de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Meteoro luminoso é visto em cidades do Nordeste, e astrônomo diz: 'como uma bola de fogo cruzando o céu'

Publicada em 21/10/2020 ás 08:50:00
Foto: Reprodução/Youtube/climaaovivo.com.br/Bramon

Um meteoro luminoso que passou pela atmosfera da Terra na noite desta segunda-feira (19) pôde ser visto das cidades de Curaçá e Paulo Afonso, ambas no norte da Bahia. Quem estava em municípios de Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco também conseguiu observar.

"A gente chama de fireball, é um meteoro luminoso. É basicamente quando um fragmento de rocha espacial um pouco maior atinge a atmosfera da Terra", afirmou Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

"Geralmente, temos meteoros formados por fragmentos do tamanho de um grão de areia, de feijão – e esse aí parece ser um pouco maior. Por ser maior, tem mais energia e acaba gerando um meteoro mais luminoso, as pessoas veem como uma bola de fogo cruzando o céu", explicou o astrônomo.

Ainda segundo Zurita, o fenômeno é esporádico e, neste caso, não oferece riscos a ninguém.

"Ele foi completamente consumido durante a passagem atmosférica, ficou desintegrado mesmo", contou.

Marcelo Zurita explicou, ainda, que o meteoro registrado nas cidades baianas não pertence a nenhuma chuva específica. Mas o astrônomo conta conta que há uma chuva de meteoros ativa aqui no Brasil.

"No momento, temos a Oriónidas, que é formada por fragmentos do cometa Halley. Aquela trilha de poeira que o cometa deixa em órbita do sol nas passagens anteriores dele. E quando a Terra atravessa essa trilha de poeira, alguns fragmentos minúsculos provocam os meteoros que a gente vê, mas não foi o caso de ontem, que não tem associação com a essa chuva", disse Marcelo.

 

Fonte: G1 BA

Por Thiele Teles
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

27/11/2020
25/11/2020
24/11/2020
24/11/2020
24/11/2020
24/11/2020
23/11/2020
23/11/2020
20/11/2020
20/11/2020

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.