Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 25 de Maio de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Paulo Galvão Filho/Ascom/Divulgação

Três dos municípios com maior tradição de festejos juninos na Bahia não apostam em um São João deslocado, no fim do ano. A ideia para eles foge do que é próprio da época junina. O ponto de vista é compartilhado pelos prefeitos de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro; de Cruz das Almas, Orlando Peixoto Pereira Filho; e de Amargosa, Júlio Pinheiro. Na última terça-feira (28), o governador Rui Costa anunciou que nenhum município do estado faria as festas juninas neste ano. Antes os três prefeitos já tinham comunicado, junto com mais sete cidades, o cancelamento dos festejos.

Representante de um dos municípios com mais longevidade no São João, Carlos Brasileiro não vê possibilidade na transferência de data. “Não existe essa discussão. Eu acho difícil criar um clima de São João fora da época”, disse categórico ao Bahia Notícias. Brasileiro chama atenção para o choque com outra data, também prestigiada pelos moradores. “Além do São João, Senhor do Bonfim tem outra tradição, inclusive religiosa, que é o Natal. E aí não dá para fazer duas festas no mesmo período. Não tem dinheiro pra isso”, avalia.

Cidade com um dos festejos mais disputados na Bahia, Amargosa também não vai apostar em um rojão deslocado. Segundo o prefeito Júlio Pinheiro, as condições impostas pela pandemia do novo coronavírus colocaram fumaça nas pretensões da cidade de fazer o São João em 2020. “É muito complicado, primeiro porque o cenário é de muita incerteza. A gente não sabe se será possível fazer qualquer evento com aglomeração nesse período”, disse ao BN. Segundo Pinheiro, há vários agravantes em jogo. Fim de mandato para os prefeitos, o que pode gerar problemas nas contas, e o impacto financeiro.

Para ele, não compensa fazer a festa nesse cenário. A conta não fecha. “E fazer uma festa em dezembro, a gente teria o mesmo investimento, mas não o mesmo retorno para economia da cidade, porque seria fora de época, as pessoas estariam com receio de vir por conta de aglomeração e também com problemas financeiros. Todo mundo vai sofrer o impacto da crise econômica. De fato, é temeroso a gente pensar na festa ainda em 2020”, argumentou.

Outro que não vê motivo para o São João de fim de ano é o prefeito de Cruz das Almas. Segundo Orlandinho, como o gestor é conhecido, a proposta não vinga. Ele fez uma comparação com outra data. “Não tem clima. É aquela coisa, São João em junho, Natal em dezembro. Como é que alguém vai fazer um projeto para transferir o Natal para janeiro ou fevereiro? É uma invencionice que não cabe e não vai prosperar”, declarou.

Orlando Filho também frisou os problemas de fim de mandato que frustrariam as expectativas, além da determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) que proibiu qualquer gasto com festa, seja ela junina, de aniversário da cidade, de padroeira. “Mesmo fazendo São João com live, tá proibido qualquer despesa”, afirmou.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

Um universo de 13,6 milhões de informais terá de refazer o cadastro no aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal para receber o auxílio emergencial de R$ 600. Ao analisar em torno 40 milhões de inscrições realizadas no sistema do banco, a Dataprev não conseguiu identificar se esses trabalhadores têm direito ao benefício. Outros 20,27 milhões foram considerados elegíveis e 6,97 milhões, inelegíveis.

Quando a análise do pedido é inconclusiva, o interessado precisa fazer nova solicitação para corrigir dados informados. Entre os motivos para esse tipo de resultado estão: marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro; falta de inserção da informação de sexo; preenchimento incorreto de dados de membros da família; divergência de cadastramento entre integrantes da mesma família; e inclusão de alguma pessoa que já morreu.

Ao todo, foram finalizados no sistema 49,2 milhões de cadastros até a tarde de ontem. Desse total, 46 milhões já foram repassados à Dataprev para cruzamento de dados e autorização do pagamento.

Se o resultado for “benefício não aprovado”, o trabalhador também poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação. O cronograma de saque do auxílio, em dinheiro, para trabalhadores que não tinham conta em banco começou na segunda-feira e continua até 5 de maio, de acordo com o mês de nascimento. Hoje, serão pagos os nascidos em julho e agosto.

A Caixa afirma que tenta acelerar o atendimento, já que muitos enfrentam problemas para acessar o app e se aglomeram nas agências. O calendário de pagamento da segunda parcela só será anunciado quando a situação melhorar.

 

Fonte: Ibahia

Foto : Fernando Vivas/GOVBA

A Bahia registrou hoje (30) quatro novas mortes e mais 175 casos de coronavírus. Com isso, são 104 óbitos e  2.851 vítimas computadas no estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), das vítimas, 203 são profissionais de saúde. Há ainda 562 pacientes recuperados. O boletim da pasta ainda indica 7.929 casos suspeitos da Covid-19 que foram testados e descartados.

 

Fonte: Metro1

Foto: Fotos Públicas/NIAID

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmaram que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) é capaz de infectar neurônios humanos. Os pesquisadores vão investigar agora de que modo o funcionamento dessas células nervosas é alterado pela infecção. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A constatação ocorreu por meio de experimentos in vitro, ou seja em cultura de células, pela técnica de PCR em tempo real, a mesma usada no diagnóstico da covid-19 em laboratórios de referência. Segundo o professor do Instituto de Biologia, Daniel Martins-de-Souza, coordenador da pesquisa, a partir desse primeiro resultado, o grupo vai comparar as proteínas e metabólitos das culturas celulares antes e depois da infecção pelo novo coronavírus. Dessa forma, será possível observar como o padrão das moléculas muda e então tentar explicar como o vírus age no sistema nervoso central.

“A primeira parte do trabalho era ver se o vírus pode entrar nessas células. A resposta é sim, os vírus entram nos neurônios. O que a gente vai fazer agora é o uso das ferramentas de química analítica que a gente tem e, com uma técnica chamada espectrometria de massas, a gente consegue monitorar moléculas nas células, como proteínas, metabólitos e como os lipídios, por exemplo, que são as moléculas de gordura”, explicou Martins-de-Souza.

Segundo o coordenador da pesquisa, a curto prazo, a previsão é que, com o estudo, se entenda o que o vírus faz quando dentro de um neurônio. “Esse é o segundo passo e o mais importante do nosso trabalho porque é aí que a gente vai conseguir entender e até responder qual é o problema do vírus entrar na célula”.

O pesquisador ressalta que é cedo para conclusões clínicas, mas afirma que a infecção dos neurônios pelo vírus traz a possibilidade de mais riscos aos pacientes. “A gente começou a observar na literatura a aparição de sintomas neurológicos em pacientes. Mas, antes disso até, um dos primeiros sintomas que aparecem em pessoas acometidas pelo coronavírus é a perda de olfato – anosmia -, que é algo mediado pelo sistema nervoso”, disse.

“O fato de haver anosmia, os pacientes apresentarem sintomas neurológicos e já ter alguns estudos saindo, mostrando algumas lesões observadas pós-morte no cérebro de pacientes com covid-19, pode sugerir que, se o vírus de fato chegar ao cérebro, ele pode ser prejudicial para o paciente, mas ainda é muito cedo para afirmar tudo isso”, explicou. Martins-de-Souza reforçou que essa é uma hipótese a ser testada pelos pesquisadores.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto : Reprodução

Os estudantes que desejam se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm agora um novo prazo definido pela Justiça Federal para pedir a isenção de taxa: 2 de maio é a data limite. Além disso, o cronograma do exame deve ser mantido mesmo diante da pandemia do novo coronavírus.

As decisões são da Justiça Federal e foram divulgadas na terça-feira (28), como noticiou o G1. Apesar disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou ao G1 que tem outro entendimento da sentença e que vai questioná-la em juízo (entenda abaixo).

A determinação para que o cronograma do Enem não seja modificado é do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A sentença do TRF veio em resposta a uma liminar de 17 de abril, obtida pela Defensoria Pública da União (DPU).

Foto: Divulgação

Subiu para seis o número de casos de COVID-19 em Valença. O anúncio foi feito pela prefeitura de Valença, por meio do boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quarta-feira (29).

A informação é que as pessoas infectadas por COVID-19 são residentes em Valença e possuem parentesco com um dos primeiros pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus na cidade.

Ainda conforme os dados, dois dos seis casos confirmados se enquadram em Critério Clínico-Epidemiológico, que ocorre quando o paciente teve contato com caso confirmado de COVID-19 e apresentou sintomas no período de sete dias após o contato.

Os dados divulgados hoje, registram 33 casos suspeitos e monitorados, 14 casos descartados e 09 casos aguardando resultado do exame, enviado para o LACEN, em Salvador. Na última segunda-feira (27) um paciente que havia sido acometido com a doença se recuperou da COVID-19 e recebeu alta.

 

Fonte: MDNotícias

Foto: Reprodução

A regulamentação do auxílio emergencial de R$ 600 prevê uma possibilidade de os recursos retornarem aos cofres do governo, caso as contas digitais usadas para repassar os benefícios não forem movimentadas por um período de 90 dias. Isso também poderá ocorrer com a compensação paga a trabalhadores com contratos reduzidos. De acordo com o Ministério da Economia, mesmo que o dinheiro volte para a União, o beneficiário continuará a ter direito ao recebimento.

A conta digital da Caixa é por onde os cidadãos ou trabalhadores com contratos suspensos recebem o benefício ou o valor proporcional ao seguro-desemprego caso não tenham conta bancária na instituição ou opte pelo recebimento nessa modalidade.

Pessoas que receberem os benefícios diretamente em suas contas bancárias não estão sujeitas a essa regra.

De acordo com o Ministério da Economia, o objetivo é não deixar que recursos fiquem parados no banco. A pasta afirma que regra semelhante já existe em benefícios previdenciários.

Embora essa previsão não esteja descrita em um instrumento oficial, o ministério afirma que não é necessário regulamentar esse ponto específico porque o direito de receber os recursos está previsto em lei.

 

Fonte: Correio24h

Foto: Divulgação

O Ministério Público e a Defensoria Pública de Cruz das Almas, divulgaram nesta quarta-feira, 29, uma série de recomendações que asseguram as medidas de combate e prevenção ao Covid-19 nas instituições bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários do município.

O documento que será fixado na entrada principal dos estabelecimentos citados, estabelece o limite máximo do número de clientes, incluindo áreas que se situam os caixas eletrônicos, de modo a evitar aglomeração de pessoas, promovendo ventilação e higienização contínua do ambiente, além da demarcação da área externa, bem como de estacionamento, por parte de todos os funcionários/servidores e colaboradores com a utilização de máscaras.

A recomendação ainda cita a necessidade da disponibilização de álcool em gel nas mesas e caixas eletrônicos, bem como a restrição de atendimento aos clientes que apenas estejam utilizando máscara de proteção, ou que se necessário for, forneçam o equipamento de proteção para acesso ao estabelecimento. O documento trata ainda de protocolos de limpeza reforçados, higienização de caixas eletrônicos/portas/maçanetas/imobiliários com desinfetante ou álcool 70%, principalmente nas teclas e local para posição da digital.

A recomendação pede ainda que os estabelecimentos disponibilizem contato telefônico e email para agendamento de atendimento com hora marcada, como forma de evitar aglomeração de pessoas no interior ou exterior das agências; de forma complementar o atendimento presencial, atendimento digital aos consumidores, sejam através de internet banking e/ou call center. O MP e a Defensoria estabelecem um prazo de 48h para que as medidas sejam adotadas e informadas através de email. Leia a recomendação na íntegra AQUI.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto : Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia informou nesta quinta-feira (30) que parte da BR-324 foi interditada para viabilizar a realização de reparos de danos provocados pela chuva.

A via, na altura do quilômetro 589 (sentido Salvador x Feira de Santana), trecho do município de Candeias, teve interdição total e a concessionária Via Bahia já iniciou os serviços de limpeza e recuperação do pavimento.

Até que seja restabelecido o tráfego no local, a PRF solicita aos usuários evitar transitarem na BR 324 e, somente em caso de extrema necessidade, deverão procurar vias de acesso alternativas, a fim de evitar transtornos na viagem e congestionamento das vias.

Um desvio provisório foi direcionado para o viaduto de acesso a Candeias localizado no Km 593 da rodovia. O usuário deve seguir até o Km 574 em direção ao viaduto de São Sebastião do Passé, acessando novamente a BR 324.

Em caso de emergência, a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)

A Bahia alcançou, nesta quarta-feira (29), a marca de 101 mortos pela infecção causada pelo novo coronavírus – três a mais do que mostrava a última atualização, feita ao meio-dia. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, os infectados somam 2.676 mil – o que representa 18,71% do total de casos notificados no estado.

Ainda segundo a pasta, 564 pacientes estão recuperados e outros 2.012 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19 – os chamados casos ativos, ou seja, quando há ainda potencial de transmissão.

O boletim epidemiológico registra ainda, conforme a Sesab, 7.929 casos descartados e 14.306 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Mortos

A Sesab contabilizou 100 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1); Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (2); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (62); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (3). Os números contabilizam todos os registros de janeiro até às 17h desta quarta.

– 98º óbito: homem de 67 anos, com histórico de hipertensão e AVC. Admitido em hospital filantrópico de Salvador em 10 de abril, vindo a óbito no último dia 27.

– 99º óbito: homem de 43 anos, com histórico de hipertensão e diabetes. Admitido em unidade de saúde de Salvador em 23 de abril, vindo a óbito no último dia 25.

– 100º óbito: mulher de 55 anos, com histórico de hipertensão e Câncer do Colo do Útero. O óbito foi registrado no último dia 23.

Foto : Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A taxa de desemprego no país ficou em 12,2% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), divulgada hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação à taxa do último trimestre de 2019 (11%), houve alta, mas o índice representa uma queda em comparação ao primeiro trimestre daquele ano (12,7%).

A população desocupada chegou a 12,9 milhões de pessoas, um aumento de 10,5% (1,2 milhão de pessoas a mais) em relação ao último trimestre de 2019. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, no entanto, houve queda de 4% (ou 537 mil pessoas a menos).

Já a população ocupada ficou em 92,2 milhões de pessoas, uma queda de 2,5% em relação ao trimestre anterior (2,3 milhões de pessoas a menos), embora tenha permanecido estável em relação ao mesmo trimestre de 2019.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução/Pixabay

O governo da Bahia anunciou mudanças no calendário escolar devido a pandemia do novo coronavírus. Com aulas suspensas desde março, os alunos da rede estadual de educação da Bahia não vão contar com o recesso no mês de junho. A decisão é uma maneira de adequar o calendário e não prejudicar o ano letivo nas unidades de ensino.

Além disso, a suspensão das aulas foi prorrogada por mais 15 dias. A compensação pelo período sem aulas será feita nos meses de dezembro e janeiro. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT) durante transmissão do programa Papo Correria nesta terça-feira (28).

A possibilidade de aulas online, alternativa adotada em algumas instituições de ensino, não tem como ser aplicada no caso das unidades de ensino estaduais, de acordo com o governador. “O estado não tem condições de padronizar aulas pela internet na rede estadual, a maioria dos alunos é de baixa renda e de menor poder aquisitivo”, argumentou Rui Costa ao acrescentar que muitos alunos não tem acesso a internet em casa e há um número considerável de estudantes na zona rural.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Reprodução / Santo Amaro Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Amaro confirmou o primeiro caso do novo coronavírus na cidade. O boletim epidemiológico desta terça-feira (28), revelou que também existe outro caso suspeito que aguarda resultado do exame e ambos estão em isolamento domiciliar.

De acordo com a prefeitura do município os pacientes residem em Santo Amaro, porém as coletas encaminhadas para o Lacen foram realizadas em outro município. Outros 4 casos já foram descartados através de exame.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

 A Prefeitura de Governador Mangabeira vai realizar hoje a partir das 16 horas,  o ato de inauguração do Posto Satélite de Aldeia.

A cerimônia não contará com a participação do público devido a pandemia do COVID-19 (Coronavírus). Com base nisso, a inauguração será transmitida ao vivo através das redes sociais, para que todos possam ver como ficou bonito o novo Posto.

Foto: Paula Fróes/Gov-BA

O governador Rui Costa (PT) anunciou, durante o Papo Correria, na noite desta terça-feira (28), que não haverá festa junina em nenhum município baiano. O gestor avalia que, sendo maio um pico potencial da pandemia do novo coronavírus, não há expectativa de que em junho a situação esteja normalizada. Hoje, 92 cidades têm o vírus ativo.

“Eu asseguro oficialmente que nenhuma cidade baiana vai festejar o São João. É um momento em que o vírus ainda vai estar circulando em alguns municípios e não podemos colocar os outros em risco, então, não haverá festa junina”, reforça Rui Costa, ao lado do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Fábio e Rui avaliam que embora a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) corresponda ao total de 4%, há previsão de que o estado precise de ao menos mil leitos de UTI no momento do pico da doença.

“E nós não temos mil leitos de UTI ainda. Não temos, porque os respiradores não chegaram. O número de casos é crescente, e enquanto a curva de curados for menor que a curva de confirmados, a situação não estará sob controle”, salienta o gestor.

Conforme Rui, o Estado realizou a compra de respiradores de fornecedores diferentes, mas, ainda segundo ele, nenhuma das aquisições chegou à Bahia. “Alguns estavam marcados para hoje e não chegaram. Alguns, tem prisão para a  próxima semana. Vamos aguardar”.

Aos internautas, Rui atualizou quanto à situação do pedido para a atuação dos médicos formados no exterior. “A expectativa é grande, vamos aguardar, amanhã, temos uma reunião com o ministro [da Saúde] e aguardamos a resposta”. Segundo ele, há um “estoque grande” de pessoas esperando aprovação no exame Revalida – o que torna um médico apto a atuar no país.

Aulas e reajuste de servidores

O governador também afirmou que ainda não há uma data definida para o retorno das atividades escolares da rede pública estadual – que segue suspensa por mais 15 dias, a partir de 3 de maio. De acordo com o gestor, a situação vai ser reavaliada no dia 18 de maio. “Até lá, tudo continua como está. O ano letivo, infelizmente, nós teremos que reorganizar”.

Sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Rui disse que espera que o Ministério da Educação (MEC) reorganize o calendário. “Não é possível que vão manter as datas como se nada estivesse acontecendo”.

Em resposta a uma internauta, Rui Costa esclareceu ainda que não há qualquer expectativa de reajuste nos salários dos servidores estaduais. “O cenário de arrecadação dos estados é catastrófico. Não há o que falar de reajuste, é desnecessário falar disso porque tem governador que já não sabe como vai pagar o salário de maio. Não há no horizonte a possibilidade de reajuste para qualquer seguimento de servidores”.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Marcello Casal JrAgência Brasil

O governo baiano antecipou em um dia a liberação do pagamento de aposentados e pensionistas estaduais. Os recursos estarão disponíveis para os cerca de 130 mil beneficiários do Estado hoje (29). A iniciativa visa evitar a formação de filas e aglomerações nos postos e agências bancárias, como parte das medidas adotadas para contenção da disseminação do coronavírus no Estado.

Já os servidores ativos receberão os valores relativos ao mês de abril na quinta-feira (30), conforme o calendário de pagamento divulgado em janeiro e que pode ser consultado por meio do Portal do Servidor. O cumprimento da tabela - que garante os recebimentos do vencimentos dentro do mês, em cada último dia útil - visa assegurar que os servidores públicos baianos possam organizar a sua vida financeira.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

A 3ª etapa da Campanha de Vacinação contra Gripe começou nesta segunda-feira (27), em Cruz das Almas.

Nesse grupo serão vacinadas: gestantes, puérperas e pessoas com 55 a 59 anos de idade. Procure uma unidade de saúde e leve seu cartão de vacinação.

Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (28), o Prefeito de São Felipe, Antônio Jorge “Choquinha”, junto com o Secretário de Saúde Álvaro Neiva, confirmaram o primeiro caso do novo coronavírus no Município.

Segundo o secretário, o paciente estava fazendo tratamento fora da cidade, cadastrado no hospital de Salvador.  A Secretaria Municipal de Saúde está tomando todas as medidas necessárias, obedecendo todos os protocolos do Ministério da Saúde.

 

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Cruz das Almas, Renan de Romualdo, recebeu nesta terça-feira, 28, em seu gabinete, na Câmara de Vereadores, alguns motoristas representantes da Cooperativa de Transporte Alternativo “COOTAM”. Os mesmos protocolaram um ofício, solicitando ajuda para concessão de um benefício assistencial, visto que estão sem trabalhar, em cumprimento ao decreto municipal. Ao todo são 113 motoristas, sendo que 48 residem em Cruz das Almas.

Após conversa, o presidente disse que cobrará da gestão municipal ajuda para os profissionais. “Mesmo que o município não tenha condições de conceder o benefício para todos os motoristas, nós esperamos que o prefeito se sensibilize e ajude os residentes em Cruz das Almas”, comentou o presidente, ressaltando que outras cidades como Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu e Feira de Santana, concederam.

 

Fonte: ASCOM/Câmara de Vereadores

Foto : Reprodução

A Bahia registra 2.540 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 514 pacientes recuperados e 86 óbitos, 1.940 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

No momento, 275 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 89 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.614 notificações. Hoje temos 203 profissionais de saúde positivos para coronavírus. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 86 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (49); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (3). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até às 12h horas desta terça-feira (28).

O 84º óbito foi registrado em 24 de abril. A paciente era uma mulher de 57 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão, diabetes e doença renal crônica. Ela estava internada em um hospital público da capital baiana.

O 85º óbito ocorreu em 26 de abril. A paciente era uma mulher de 62 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de hipertensão, diabetes e síndrome de Huntington. Ela estava internada em um hospital da rede privada do município.

O 86º óbito ocorreu em 23 de abril. O paciente era um homem de 76 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de diabetes. Ele faleceu em domicílio.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

Um novo boletim com a descrição detalhada do local de ocorrência dos casos será publicado a partir das 17h de hoje.

Foto : Reprodução

Nesta terça-feira (28), a partir das 18h30, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, conversa com os internautas no #PapoCorreria.

Durante o programa, que é transmitido ao vivo nas suas redes sociais, Rui Costa vai falar sobre as medidas adotadas pelo governo de prevenção e combate ao coronavírus nas diferentes regiões do estado e, junto com o secretário, responder às perguntas do público sobre a doença.

O #PapoCorreria é transmitido ao vivo, por meio das redes sociais de Rui Costa, no Facebook, Instagram e Youtube. Os internautas podem interagir com perguntas nos comentários.

Foto: Divulgação

A empresa que cuida da carreira do cantor Saulo Fernandes demitiu diversos músicos e parte dos técnicos. A equipe já tinha recebido férias após o Carnaval, uma decisão unilateral, segundo fontes do BNews. Agora, em meio à crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus, os profissionais foram demitidos. Alguns deles trabalhavam com o artista há aproximadamente duas décadas.

Ainda segundo fontes do BNews, alguns dos músicos estão revoltados e não estão falando com o vocalista, que neste momento está nos Estados Unidos. Entre os demitidos, estão três roadies, dois técnicos de som, dois produtores, um guitarrista, um tecladista, três percussionistas, dois backings vocals, dois músicos do sopro e um baixista.

 

Fonte: BNews

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Cachoeira divulgou o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (27), e informa que foi detectado um caso suspeito de Coronavírus. Foram realizados testes no paciente que permanece em isolamento domiciliar e está sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde.

A Prefeitura reforça o pedido à população cachoeirana que permaneçam em distanciamento social nas suas casas. Se não for em situação de extrema necessidade, NÃO SAIA DE CASA! Se precisar sair, USE A MÁSCARA e EVITE AGLOMERAÇÕES! Se apresentar sintomas de Coronavírus, ligue: (75) 99894-8047!

 

ASCOM

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Justiça Federal na Bahia suspendeu o pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por conta da pandemia do novo coronavírus. O pedido foi feito pela advogada Carolina Galvão em uma tutela de urgência no último dia 22 deste mês para atender uma cliente, ex-estudante de Direito que passa por dificuldades financeiras em decorrência do Covid-19.

“Em virtude do Covid-19, a situação financeira da minha cliente é instável, tendo sido diretamente afetada neste período. Os clientes que ela atende, em sua maioria, são pessoas que têm pouco poder aquisitivo e também sentem os impactos. Motivo pelo qual ela não conseguiu honrar o compromisso do pagamento da parcela do financiamento relativo ao mês de março e não vislumbra a possibilidade de pagamento das demais”, afirmou,

Ao deferir a liminar, a juíza federal da 14ª vara, Cynthia de Araújo Lima Lopes, afirma que a situação vivida é “excepcional” e que medidas tomadas pelo governo federal apontam para a necessidade de “desonerar” o cidadão. Na medida, ela determinou que o pagamento seja suspenso desde o dia 15 de março até quando durar a calamidade pública.

Apesar da decisão valer para uma única pessoa, o fato pode criar um precedente jurídico para outras decisões em casos similares. No começo do mês, o Senado aprovou a suspensão das cobranças das parcelas do Fies a estudantes e recém-formados que estavam com o pagamento em dia antes da vigência do estado de calamidade pública decorrente do Covid-19. A medida ainda não foi votada na Câmara dos Deputados.

 

Fonte: Bahia Notícia

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (27).

Dois novos casos foram confirmados e seguem em isolamento domiciliar. Atualmente, Maragojipe tem cinco casos confirmados de moradores do Município. Esses dois novos casos que deram positivo para Covid-19, foram notificados e estão sendo monitorados aqui, mas não serão contabilizados pela Secretaria de Saúde do Estado - Sesab como novos casos em Maragojipe, mas no município de residência dos mesmos.

Um dos casos que estavam entre os suspeitos, deu negativo para o novo coronavírus.

A Lei nº 8.080/90 que regulamenta o Sistema Único de Saúde- SUS, preconiza o atendimento integralizado, universal e com equidade.

Perante ao SUS, qualquer paciente tem direito à saúde em qualquer município de âmbito nacional, independente que seja onde reside ou não.

O Município de Maragojipe fez o seu papel, prestando assistência e acompanhamento a essas pessoas, priorizando o que recomenda o SUS e, principalmente, zelando pelo respeito à igualdade de direito do cidadão no que tange o acesso à saúde pública.

 

ASCOM

 

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.