Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 25 de Maio de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que dos confirmados, quatro receberam alta médica e os outros dois estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes de saúde e da Vigilância Epidemiológica (VIEP).

Estão em monitoramento e orientados acerta do isolamento domiciliar pela VIEP 28 pessoas, e dessas, 03 (três) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e foram testados. O boletim epidemiológico Nº 58 registra ainda 37 casos descartados para Covid19.

 

 

Fonte: ASCOM

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os laboratórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foram incluídos na rede de análise para o diagnóstico do novo coronavírus (covid-19).  A decisão é da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a Agência, o objetivo da medida é ampliar a capacidade laboratorial pública nacional para o diagnóstico da doença, diante da atual emergência em saúde pública provocada pela covid-19. "Os laboratórios da Embrapa e da Fiocruz reúnem alta capacidade analítica e proficiência em diversos métodos e diagnósticos", destaca a Anvisa.

De acordo com o diretor-presidente substituto e relator da proposta, Antonio Barra Torres, a inclusão dos laboratórios “contribui favoravelmente para a ampliação da capacidade analítica de diagnóstico da covid-19”.

A resolução está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13) e ficará vigente enquanto o Ministério da Saúde mantiver a emergência relacionada à pandemia do novo coronavírus.

 

Fonte: Agência Brasil com informações da Anvisa

Foto: Divulgação

A prefeitura de Itabuna, no sul da Bahia, publicou ontem (12) o decreto que proíbe circulação e permanência de pessoas em parques, praças e ruas entre as 20h e as 5h. Segundo o texto, a medida, que já está em vigor, valerá até 21 de maio, e foi tomada para conter o avanço do novo coronavírus na cidade, que já registra 353 casos e oito mortes.

Durante o toque de recolher, apenas farmácias, delivery de alimentação e medicamentos, unidades de saúde e delegacias podem funcionar. Os motoboys que fazem as entregas devem ser cadastrados.

Já lojas, escritórios, postos de combustível e até serviços listados como essenciais (padarias, mercados, lojas de conveniência, lotérica) devem ficar fechados no período. O expediente dessas empresas deve passar por alterações, possibilitando que os empregados cheguem em casa antes do toque de recolher começar. Postos que ficam nas rodovias BR-110 e BR-415 podem ficar abertos, por estarem fora do centro urbano.

Quem for flagrado na rua no horário do toque de recolher deve comprovar que saiu devido a uma emergência. O descumprimento da medida pode implicar em apreensão de veículos e condução forçada da pessoa pelas autoridades municipais.

A limitação não se aplica a servidores públicos no desempenho da função, nem a profissionais ligados à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Assistência Social, devido à natureza dessas atividades.

A prefeitura também restringiu o tráfego em algumas vias para limitar a circulação de pessoas. As avenidas Beira-Rio e Princesa Isabel ficarão fechadas a partir do 2º semáforo e até a rua do Paty. Na Avenida Cinquentenário, o trânsito segue interrompido. Barreiras de fiscalização serão instaladas nos bairros da Califórnia/Fátima, São Caetano, Mangabinha, Conceição e Santo Antônio.

 

Fonte: Metro1

Foto: Cid Vaz/TV Bahia

Parte dos bambus plantados na via de acesso ao aeroporto de Salvador desabou na manhã desta quarta-feira (13), durante a chuva forte que atinge a capital baiana. Não há registro de feridos. O bambuzal é uma marca famosa da entrada do Aeroporto Internacional de Salvador. Por causa do desabamento, a via que segue no sentido ao terminal aéreo foi interditada. Agentes da Transalvador foram encaminhados ao local para monitoramento do trânsito.

Ônibus e outros veículos que passavam pela região ficaram bloqueados. Algumas pessoas desceram dos coletivos e seguiram quase 1,5 km a pé, até a entrada do aeroporto. Além desse caso do aeroporto, a chuva forte causou alagamentos e transtornos em Salvador nesta quarta-feira. Houve queda de árvore e uma casa desmoronou no Acupe de Brotas.

Uma frente fria está se afastando de Salvador, mas a capital baiana ainda está sob um sistema de alta pressão que leva muita umidade para região. De acordo com a Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Salvador varia entre 23ºC e 28C. A previsão é que a chuva continue ao longo desta quarta-feira, só que com menor intensidade.

 

Fonte: G1

Foto : Agência Brasil

A Prefeitura de Conceição do Almeida divulgou na tarde desta terça-feira, 13, a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no município.

Trata-se de um caso importado, tendo em vista que o paciente esteve frequentando outra cidade, a qual possui casos confirmados de Covid-19.

O quadro de saúde do paciente é estável, ele e todos os familiares estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do município.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Macaco Gordo

O cantor Pablo é o próximo cantor a participar do projeto ‘Macaco Live’, com apresentação na quarta-feira (13), a partir das 20h no canal oficial da produtora Macaco Gordo no Youtube.

O artista promete cantar os maiores sucessos de sua carreira, incluindo ‘E aí Bê?’, ‘Bilu Bilu’ e ‘Pecado de Amor’.

Esta é a quarta edição do projeto idealizado pela Macaco Gordo durante a pandemia do coronavírus. Já passaram pelo estúdio da produtora Denny Denan, Igor Kannário e Olodum.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Fernando Vivas/GOVBA

O Brasil ultrapassou ontem (12) a Alemanha no número de infecções pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2, se tornando o 7º país do mundo com mais casos. Os dados constam em levantamento feito pela universidade americana Johns Hopkins.

Embora os 9.258 novos casos de Covid-19 anunciados na terça não representem um recorde diário, eles levaram o Brasil a registrar mais de 178,2 mil ocorrências. A Alemanha, um dos países que mais aplicam testes, já registrou mais de 173 mil infectados. Em breve, o Brasil deve superar a França no balanço da universidade.

Segundo o ranking, atualizado constantemente, 4,2 milhões de pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo até esta quarta (13). Os países com mais casos são:

  -  EUA com 1,3 milhão de infectados e 82,3 mil mortes;

  -  Rússia com 242 mil infectados e 2,2 mil mortes;

  -  Espanha tem 228 mil e 26,9 mil mortes;

  -  Reino Unido tem 227 mil e 32,7 mil mortes;

  -  Itália com 221 mil e 30,9 mil mortes;

  -  França com 178,3 mil infectados e 26,9 mil mortes;

  -  Brasil com 178,2 mil infectados e 12.461 mortes;

  -  Alemanha com 173 mil infectados e 7,7 mil mortes;

  -  Turquia com 141 mil infectados e 3,8 mil mortes;

  -  Irã com 110,7 mil infectados e 6,7 mil mortes;

  -  China com 84 mil infectados e 4,6 mil mortes.

Em número de mortes, o Brasil ocupa o 6º lugar do ranking, ficando atrás dos EUA, Reino Unido, Itália, França e Itália, ainda segundo a universidade.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (12) a prefeitura de Amargosa traz novas informações em relação à pandemia do coronavírus e a situação da Covid-19 na cidade.

Seguindo essa metodologia, na tarde dessa terça-feira (12), os profissionais de saúde registraram mais uma coleta de caso suspeito:

criança de 9 meses que apresentou febre persistente. A família é moradora de São Paulo e todos estão isolados. Foi feita a coleta e a amostra será encaminhada ao Laboratório Central do Estado.

Além disso, também foi realizado um teste rápido em paciente do sexo masculino, contato assintomático de um dos casos positivos que estão na cidade. O resultado nesse tipo teste é imediato e o exame testou negativo.

Até o momento, Amargosa possui 4 casos de coronavírus confirmados, apenas 1 com contágio local. 227 pessoas estão sendo monitoradas pelos profissionais do município e 2 casos suspeitos aguardam resultado.

 

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Secretaria Municipal de Saúde informa situação do coronavírus em Amargosa nessa terça-feira (12) Munir a população de informações sérias e transparentes é uma das políticas da Prefeitura Municipal de Amargosa, principalmente em relação à pandemia do coronavírus e a situação da COVID -19 na cidade. Seguindo essa metodologia, na tarde dessa terça-feira (12), os profissionais de saúde registraram mais uma coleta de caso suspeito: Criança de 9 meses que apresentou febre persistente. A família é moradora de São Paulo e todos estão isolados. Foi feita a coleta e a amostra será encaminhada ao Laboratório Central do Estado. Além disso, também foi realizado um teste rápido em paciente do sexo masculino, contato assintomático de um dos casos positivos que estão na cidade. O resultado nesse tipo teste é imediato e o exame testou negativo. Até o momento, Amargosa possui 4 casos de coronavírus confirmados, apenas 1 com contágio local. 227 pessoas estão sendo monitoradas pelos profissionais do município e 2 casos suspeitos aguardam resultado.

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Amargosa (@prefamargosa) em

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

Após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Cairu nesta segunda-feira (11), com o óbito de uma paciente, outras contaminações pelo novo coronavírus foram registradas no município do Baixo Sul baiano. Conforme fontes do Bahia Notícias, mesmo sabendo da suspeita da doença, familiares abriram o caixão e realizaram um velório antes do enterro, infectando pelo menos cinco pessoas.

As novas contaminações foram confirmadas após realização, nesta terça (12), de teste rápido em 12 pessoas que participaram do velório, no distrito da Gamboa. Entretanto, antes disso, conforme relatos de moradores da região, a equipe da prefeitura sofreu com a resistência dos familiares, que inicialmente se recusaram a fazer o exame, agrediram servidores e até ameaçaram com um facão.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Cairu esclareceu que “todas as orientações de protocolo foram repassadas para a família da primeira vítima de Covid-19 moradora do município, que faleceu sob suspeita de síndrome respiratória grave na última quinta-feira (07/05) na Santa Casa de Misericórdia de Valença”.

“Apesar do atestado de óbito, a confirmação do quadro por coronavírus foi divulgada na última segunda-feira (11/05) após resultado positivo do teste realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia. O órgão assegura que os familiares receberam todas as informações para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis”, afirmou a gestão municipal.

Por fim, a prefeitura informou que está tomando todas as providências para realização do monitoramento das pessoas próximas à vítima, assim como das medidas de segurança e prevenção necessários.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

O Governo da Mudança lançou na noite de ontem, a Campanha Mangabeira Solidária, que irá ajudar as famílias que vivem em maior vulnerabilidade social nesse período de enfrentamento ao coronavírus. O lançamento foi feito através de transmissão ao vivo no Facebook Oficial da Prefeitura e no Youtube da Moderna Publicidade.

A campanha visa arrecadar alimentos, itens de higiene, EPIs, além de qualquer quantia até o dia 12 de junho. Quem puder contribuir com os itens, é só fazer a entrega na Prefeitura Municipal. Já para doação de qualquer quantia, acesse este link: https://tinyurl.com/y8rgkn8q

A Prefeitura informa ainda que está seguindo os protocolos e adotando todos os cuidados necessários para receber as doações. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (75) 99711-1100.

Foto: Marcelo Casal Jr/ ABR

Em apenas oito horas, o primeiro dia de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 recebeu 1.013.345 candidatos. Na edição anterior, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, registrou a mesma marca depois de 10 horas. O prazo para se inscrever no Enem vai até 22 de maio. O processo deve ser realizado pela internet, na Página do Participante. As informações são da Agência Brasil.

Digital

Também na segunda-feira (11), 44 cidades tiveram todas as vagas preenchidas para realização de provas por meio de computadores disponibilizados pelo Inep. Das vagas abertas para o Enem Digital, cerca de 101 mil, 75.798 já foram ocupadas por participantes que optaram por este modelo. A versão digital terá aplicação-piloto em 99 cidades distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal.

As vagas para as provas em computador estão esgotadas em Maceió (AL), Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Quixadá (CE), Sobral (CE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vila Velha (ES), Cariacica (ES), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Vitória (ES), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Imperatriz (MA), São Luiz (MA), Dourados (MS), Contagem (MG), Betim (MG), Governador Valadares (MG), Ipatinga (MG), Belém (PA), Santarém (PA), Francisco Beltrão (PR), Recife (PE), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Teresina (PI), Parnaíba (PI), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Petrópolis (RJ), Santa Maria (RS), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR), Criciúma (SC), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Osasco (SP), Barueri (SP) e Santos (SP).

Isenção

Por causa das restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), quem tem direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição, conforme critérios previstos no edital, terá gratuidade, mesmo sem o pedido formal. Para os demais participantes, a taxa é a mesma do ano passado: R$ 85.

Foto

Segundo o Inep, todos os inscritos devem anexar fotos ao sistema, o que aumenta a segurança da aplicação. A foto deve ser atual, com todo o rosto enquadrado, iluminado e com foco, sem uso de óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, lenço, gorro ou similares). O arquivo deve ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB. O sistema não recebe arquivos em formato PDF.

As solicitações de recursos de acessibilidade podem ser feitas durante o ato de inscrição para a versão impressa do exame, até 22 de maio. Nesta edição, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar foram incluídos na denominação “especializado”.

Prova

Este ano, o exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O Enem impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital, em 22 e 29 de novembro.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, torna público o Resultado Parcial do Processo Seletivo Emergencial, para contratação em caráter complementar, de acordo as necessidades, visando atender aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, com suspeita ou caso confirmado do COVID 19, no combate à pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Os recursos poderão ser apresentados no dia 14/05/2020, até às 17h, conforme preceitua o item 10 do edital, a ser protocolado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Gerson Maia, s/n, Coplan, Cruz das Almas, Bahia. Após o prazo de recurso, o resultado final será publicado até o dia 19 de maio de 2020 (terçafeira), até as 18h, no Diário Oficial do Município (D.O.M).

 

CONFIRA AQUI A LISTA AQUI.

 

Fonte: ASCOM

Foto : Divulgação

 

 
A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que hoje, 12 de maio de 2020, foi confirmado o 6º caso de Coronavírus (COVID-19). Assim como o caso divulgado ontem, 11 de maio, trata-se de um caso que estava em monitoramento e está em isolamento domiciliar. 
 
Dos confirmados, três já receberam alta médica e os outros três encontram-se estáveis e em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes de saúde e da Vigilância Epidemiológica (VIEP). Estão em monitoramento e orientados acerta do isolamento domiciliar pela VIEP 20 pessoas, e dessas, 02 (dois) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e foram testados. 
 
O boletim epidemiológico Nº 57 registra ainda 37 casos descartados para Covid19. A prefeitura ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.
 
 
Foto: Divulgação

O Governo da Mudança lança hoje às 18 horas, a Campanha Mangabeira Solidária. O lançamento será feito através de transmissão ao vivo no Facebook Oficial da Prefeitura.

Contamos com a sua participação e com a sua generosidade através de doações. Esse seu gesto de amor e carinho ajudará ao Governo Municipal a intensificar às ações sociais de apoio às Famílias que vivem em maior vulnerabilidade social, sobretudo nesse período de enfrentamento ao COVID-19.

Foto: Divulgação

Sessenta dias após a declaração de Estado de Pandemia pela Organização Mundial de Saúde, a Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus (SMS), registrou nesta segunda-feira (11), o segundo caso confirmado de COVID-19 (novo coronavírus) no município.

O paciente, um homem de 53 anos, que se encontra estável e com todos os devidos cuidados, está sendo monitorado pela SMS, juntamente com todas as pessoas que tiveram contato com o mesmo.

Desde 11 de março, data de declaração da pandemia, 39 (trinta e nove) pacientes que realizaram coleta para exame de investigação da COVID-19 no município apresentaram resultado negativo; 01 (um) pacientes aguarda o resultado do exame e segue monitorados pela SMS. Dos 02 (dois) pacientes que apresentaram resultado positivo, 01 (um) está clinicamente curado.

 

ASCOM

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que nesta segunda-feira, 11 de maio de 2020, foi confirmado o 5º caso de Coronavírus (COVID-19). O paciente vem sendo monitorado desde o dia 05/05 e está estável desde então.

Dos confirmados, três já receberam alta médica e dois encontram-se estáveis e em isolamento domiciliar. Estão em monitoramento pela vigilância epidemiológica 32 pessoas, e dessas, 03 (três) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e foram testados.

O boletim epidemiológico Nº 56 registra ainda 36 casos descartados para Covid19. A Prefeitura ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

 

ASCOM

Foto : Reprodução

A Prefeitura Municipal de Muritiba, através da sua Secretaria de Saúde, informa a todos que temos um possível caso importado do novo Coronavírus (COVID-19), confirmado pelo Governo do Estado. Trata-se de um paciente que, sofrendo por problemas crônicos anteriores, estava internado em Salvador. Por protocolo de internamento, o paciente foi testado negativo para COVID-19 no dia 28 de abril.

Com a continuidade da internação, foi realizado novo teste para o coronavírus no dia 7 de maio. O paciente não resistiu e foi a óbito no hospital em Salvador, tendo o resultado positivo do teste confirmado dias depois. Dada a situação, o caso positivado será notificado como de Muritiba devido à naturalidade do paciente.

Frisamos que desde o internamento a família não teve qualquer tipo de contato, e o sepultamento foi feito seguindo todas as normas da vigilância sanitária. A família do paciente não apresenta sintomas, mas está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Confira mais informações no vídeo a seguir:

ASCOM

Foto: Divulgação

Hoje (11) será realizada a edição extraordinária do Papo com o Povo! O programa abordará tudo sobre o coronavírus, o novo Decreto Municipal com as recomendações de prevenção e enfrentamento ao vírus e o Plano de Combate ao COVID-19.

O bate-papo está marcado para às 18h e será transmitido na página oficial da Prefeitura de Cruz das Almas no Facebook e também no Instagram.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que os casos confirmados de COVID-19 que ainda estão em acompanhamento no nosso município, seguem evoluindo bem e em isolamento domiciliar.

Estão em monitoramento pela vigilância epidemiológica 36 pessoas, e desses, 04 (quatro) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e foram testados.

Dos casos confirmados, 01 ocorreu fora do Estado da Bahia; 01 em outro município e 02 casos com prováveis transmissão local. O boletim epidemiológico Nº 55 registra agora 36 casos descartados para Covid19.

 

Fonte: ASCOM

Foto : Paula Fróes/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou hoje (11) que não há previsão para o retorno às aulas no estado, mas descartou a possibilidade de cancelamento do ano letivo. A declaração foi dada durante entrevista ao vivo nas rádios Sociedade News e Princesa FM, em Feira de Santana, no centro-norte baiano.

“Infelizmente não é possível hoje afirmar a data em que voltaremos às aulas. Já está claro que não será mais neste mês de maio. Vamos monitorar para ver o comportamento da doença até o final do mês para a gente vê se é possível enxergar alguma possibilidade, se é possível voltar em junho”, disse.

Segundo Rui, as aulas voltarão quando houver condições ideais de segurança para alunos e professores. “Temos perdido pessoas jovens. Na sexta-feira perdemos um jovem de 29 anos em Salvador, sem nenhum relato anterior de outras doenças, perdemos em Ipiaú, um jovem que trabalhava no hospital de lá, de 26 anos, que também não tinha relatos de outras doenças, além da obesidade. Não é fato de que a doença alcança exclusivamente pessoas idosas, e não podes colocar nenhuma pessoa em risco. A medida de retorno será adotada, e quando for adotada será com uso obrigatório de máscara, higienização forte da entrada na escola, treinamento e rotina de prevenção dentro das escolas, porque teremos que conviver com o vírus por pelo menos um não até sair a vacina”, disse.

O governador ainda destacou que não haverá cancelamento do ano letivo. Em vez disso, o governo do Estado pretende reprogramar as aulas. "Muito provavelmente teremos aulas aos sábados e teremos um avanço ao mês de janeiro e talvez fevereiro do ano que vem para completar o ano letivo, e com isso não prejudicar nenhum aluno", explicou.

 

Fonte: Metro1

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Elas poderão ser feitas por meio da página do Enem na internet.

A partir deste ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Isenção de taxa – De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.

Portanto, no ato da inscrição para o Enem 2020, terão isenção de taxa os candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A consulta aos resultados dos pedidos de recurso para a isenção de taxa de inscrição do Enem, os interessados devem acessar a Página do Participante, no aplicativo ou no site do Enem, e conferir as informações.

Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep visa dar atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos também deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Foto : Carol Garcia/GOVBA

A secretaria estadual de Saúde da Bahia (Sesab) anunciou hoje (11) que o número de mortes na Bahia subiu para 204 em todo o estado. Ao todo, foram registrados 5.774 casos confirmados, com 216 novos registros desde o boletim divulgado no dia anterior. Ainda segundo a Sesab, considerando o número de 1.418 pacientes recuperados e 204 óbitos, 4.152 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, 10.864 casos foram descartados e 20.313 notificações. Dos casos registrados pela Sesab, 641 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19. Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza as mortes pelo novo coronavírus em 37 municípios. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desta segunda (11). As últimas notificações seguem abaixo:

203° óbito: homem de 40 anos, residente em Juazeiro, com histórico de doença respiratória crônica. O paciente estava internado em um hospital público no município de Juazeiro, vindo a falecer no último sábado (9).

204° óbito: homem de 76 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular crônica. O paciente estava internado em um hospital público na capital, vindo a falecer ontem (10).

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

Na tarde da última sexta-feira e do sábado, o Governo da Mudança, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou uma tonelada e meia de alimentos, 200 bolos e 400 litros de refrigerantes para as mães que tem seus filhos inscritos no programa Criança Feliz, no CRAS, no CREAS e nos Centros de Convivências.

O objetivo da ação é homenagear as mamães dessas 200 crianças e permitir que possam desfrutar de um almoço digno e cheio de carinho e amor, no domingo em que se comemora o dia delas. “Essa iniciativa é motivo de bastante emoção e orgulho para todos nós da Secretaria Municipal de Assistência Social, pois na situação de pandemia que atravessamos, se faz essencial que se tenha uma visão sensível a aqueles que mais precisam, e esse compromisso social é objetivo permanente Governo da Mudança” destacou o Secretário José Santana.

Mesmo em um final de semana festivo, o Governo estará atento, com todas às equipes de fiscalizações e orientações trabalhando firme, buscando intensificar às ações de combate ao coronavírus em todas áreas, pois só cuidando das pessoas poderemos construir uma Governador Mangabeira cada vez melhor.

  

 

Fonte: ASCOM

 

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 11, a partir das 19h30, a Câmara de Vereadores realiza a 9ª Sessão Ordinária, que acontecerá no plenário da Casa, porém não será permitida a entrada de outras pessoas que não sejam os vereadores e assessores indispensáveis.

A Sessão será transmitida ao vivo pela página oficial do Poder Legislativo, no facebook e também pela Rádio Excelsior Recôncavo 105.1. Confira a pauta.

 

Fonte: ASCOM / Câmara de Vereadores

Foto: Marcelo Casal Jr/ ABR

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam na próxima segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Elas poderão ser feitas por meio da página do Enem na internet.

A partir deste ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Isenção de taxa

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.

Portanto, no ato da inscrição para o Enem 2020, terão isenção de taxa os candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Acessibilidade

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep visa dar atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos também deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

 

Fonte: Agência Brasil

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.