Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Domingo , 21 de Julho de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Reprodução

A cantora Ivete Sangalo publicou uma foto no Instagram em que aparece ao lado do marido, o nutricionista Daniel Cady, na noite desta quinta-feira (18). Na legenda, a artista baiana diz que está em lua de mel. 

Na publicação, a cantora não diz aonde está com o marido, mas segundo o Blog do Leo Dias, a cantora está nas Ilha Maldivas . Ivete e Daniel estão juntos há mais de 10 anos. Eles são pais de Marcelo, de 9 anos, e das gêmeas Marina e Helena, de um ano.

Foto: Reprodução/EPTV/Claudemir Camilo

Na noite desta quinta-feira (18), o juiz Tarciso Moreira de Souza, da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais, decidiu que o goleiro Bruno terá direito à progressão ao regime semiaberto.

A decisão aconteceu após a análise do juiz sobre o acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que excluiu uma falta grave cometida pelo goleiro, quando foi flagrado em companhia de mulheres e usando celular.

Segundo informações, o juiz considerou que com a exclusão da falta, Bruno "satisfaz as exigências subjetivas e objetivas para a concessão da progressão de regime para o semiaberto" e que "já cumpriu o lapso temporal necessário da pena imposta no regime fechado".

Nos próximos dias, as autoridades locais devem ser comunicadas, para que Bruno possa adquirir o alvará de soltura.

 

Fonte: BNews

Foto: Ilustrativa/Reprodução/Youtube

Um homem morreu em Salvador, no Hospital Geral do Estado (HGE), devido a complicações em lesões na face, crânio e perna esquerda após ser mordido por um cachorro da raça pitbull. A morte aconteceu nesta quarta-feira (17).

Informações obtidas pela unidade de saúde, indicam que o ataque do animal aconteceu na cidade de Mutuípe, na segunda-feria (15). A equipe médica viu a necessidade de transferências do paciente para Salvador devido a gravidade dos ferimentos.

Não há informações sobre sepultamento da vítima. O caso é investigando pela Polícia Civil.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

O técnico André Jardine, que comanda a seleção brasileira Sub-18, convocou o volante Maykon Douglas, da base do Vitória, para período de treinamentos com a equipe. 

De acordo com a CBF, o convite para treinos na Granja Comary vão servir para observar o desempenho do atleta de 18 anos, que pode ser um dos relacionados para o torneio Sul-Americano Sub-20 em 2021.

O jogador se apresenta com os demais selecionados no dia 29 deste mês, em Teresópolis (RJ), e será liberado no dia 5 de agosto. Nesse período, o Brasil terá dois amistosos: contra o Boavista, no dia 3, e contra o Sampaio Corrêa, no dia 5.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

Um acidente na BR-324, próximo a cidade de Riachão do Jacuípe, envolvendo um caminhão que transportava leite deixou uma vítima fatal na madrugada desta quinta-feira, 18. Segundo informações, o motorista do caminhão, Valter Silva dos Santos, de 38 anos, chegou a ser socorrido pelo SAMU após ficar preso às ferragens, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Não há informações sobre as causas do acidente.

 

Fonte: Berimbau Notícias

 

Foto: Reprodução

A partir de hoje (19), todos os candidatos que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ir às instituições de ensino superior privadas onde concorrem a uma vaga apresentar a documentação de comprovação das informações prestadas na inscrição.

O prazo para que os candidatos que compareçam às faculdades vai até 22 de julho. A lista com a documentação necessária está disponível na página do ProUni.

Desde ontem (18), a lista de espera está disponível para consulta pelas instituições. A lista contém a classificação dos estudantes por curso e turno, segundo as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

A lista de espera será usada pelas próprias instituições para preencher as bolsas de estudos que não foram ocupadas nas duas chamadas regulares do programa.

Bolsas de estudo

Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade, e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

O ProUni é voltado para candidatos que não tenham diploma de curso superior e que participaram do Enem 2018.

Os estudantes devem ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsistas integrais. É preciso ainda ter obtido nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas nas provas do Enem.

Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Reprodução

Vitor dos Santos Dultra, de 26 anos, foi morto a tiros na localidade da Sucupira, em Amargosa. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (18/8), por volta das 19h. Pela manhã, Vítor havia sido detido durante uma operação da Polícia Civil local, mas foi liberado por falta de provas. À noite, ele foi assassinado por dois suspeitos a bordo de uma motocicleta. Os disparos o atingiram pelas costas e ele morreu na hora. Vitor estava sendo investigado por dois homicídios e foi solto por não possuir um mandado de prisão. O crime é investigado pela Polícia Civil de Amargosa.

 

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Reprodução/Acorda Cidade

Foi condenada a um ano de prisão por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, a professora Meire dos Santos Pedreira, que matou com um tiro o marido, o policial civil Mário Cézar Pedreira Filho conhecido como Marão. O crime aconteceu em 2015 durante uma briga entre os dois.

O julgamento foi realizado nesta quinta-feira (18), no Fórum João Mendes, em São Gonçalo dos Campos, onde ela mora. A ré aguardou o julgamento em liberdade e vai continuar em liberdade, uma vez que a defesa recorreu da decisão do juri, para que a pena fique abaixo do mínimo e assim haja a prescrição. O júri durou cerca de 11 horas.

O crime

O crime aconteceu no dia 20 de agosto 2015 no quarto da residência do casal. Ela usou a arma do marido. A ré contou no julgamento que estava em casa, deitada, quando recebeu uma mensagem em seu celular enviada pela amante de Marão para ela, dizendo que jamais iria deixa-lo.

O fato motivou uma briga entre o casal e ela questionou quem era a amante. Meire afirmou que foi agredida pelo marido e que pegou a arma que estava em cima da cômoda para se defender. A arma disparou contra ele, e ela acionou uma ambulância para prestar o socorro.

Durante o julgamento a professora disse que conviveu com Marão por 25 anos e que sempre sofreu agressões do marido. Contou que teve um braço fraturado e que sofreu muito durante esse tempo. Meire informou que os filhos sentiram muita raiva dela ao saber o que aconteceu, mas que quando ela explicou o que motivou a briga, os filhos a perdoaram e decidiram continuar convivendo com ela. Durante o julgamento a ré chorou ao dizer que amava o marido, mas que sofria muitas agressões.

Foto: Reprodução

André Garin, dono do restaurante mexicano Cien Fuegos, localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, conversou com a reportagem após uma cliente denunciar o estabelecimento. De acordo com a jovem que não quis se identificar uma larva foi flagrada no prato dela, na última terça-feira (16).

Segundo André, "a situação realmente aconteceu. É uma larva que estava dentro de uma pimenta. Acompanho de perto e somos referência. Quis logo resolver o problema". O empresário contou que, no mesmo dia, falou com a cliente e com a mãe dela afim de solucionar a questão. "Me ofereci para o que fosse preciso", afirmou.

Ainda conforme André, algo parecido nunca havia ocorrido no restaurante que tem 25 anos, há oito sobre a gestão do empresário. "Nunca fui notificado por erros. Seja por inseto ou algum equipamento ou precisando comprar algo. Sempre busquei ser correto. Nunca tivemos alimentos vencidos ou etiquetas vencidas. Fiz questão de dar todo suporte", relatou.

Em entrevista, Garin reconhece a repercussão diante do caso e "por isso tentei resolver. Descobrimos que veio da pimenta e já resolvemos isso. O estabelecimento não desapareceu diante deste problema e assumimos os erros", ressaltou.

Preocupado com os clientes e com a repercussão negativa do caso, André Garin pede desculpas e afirmou que "qualquer um que quiser pode conhecer nossa cozinha. Entrar lá e ver que fazemos as coisas corretas. Me preocupei com a cliente e estamos à disposição. São anos de trabalho sério e basta procurar - o google não mente - não há nada contra nós", frisou.

Inaugurado em 1995 com o objetivo de divulgar a cultura e culinária mexicana, foi o primeiro restaurante mexicano da cidade, se destacando pela autenticidade gastronômica e variedade de drinks e bebidas.

 

Fonte: BNews

 

Foto: Reprodução

Recebeu alta nesta quarta-feira (17) Talita Cristina de Oliveira, de 16 anos, a única vítima da tragédia da Vale que ainda estava internada. Talita estava no hospital desde 25 de janeiro, dia do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“É um barulho que não sai da minha cabeça. Eu tampei o nariz e só rezei”, relatou Talita ao site, ainda no hospital.

A adolescente foi resgatada por meio de um helicóptero do Corpo de Bombeiros. Ela passou por quatro cirurgias no quadril e fêmur, está em fisioterapia e agora caminha com auxílio de um andador. Deverá receber uma prótese de quadril em até dois anos.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

Um motorista em alta velocidade jogou o carro na direção de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra ( MST ) em uma estrada de Valinhos , no interior de São Paulo, na manhã desta quinta-feira. Um homem de 72 anos foi atropelado e morreu. Outras cinco pessoas tiveram ferimentos leves, de acordo com o movimento.

Por volta das 8h, os sem-terra bloquearam o trânsito na Estrada dos Jequitibás, em frente à ocupação "Marielle Vive", para protestar por fornecimento de água, assistência escolar e de saúde para as famílias que vivem desde abril de 2018 no local. De acordo com o MST, havia 400 pessoas no ato.

O motorista de uma caminhonete furou o bloqueio e avançou na direção do grupo em alta velocidade, segundo testemunhas.

Depois de atropelar o idoso, o motorista deixou o local sem prestar assistência. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal foram chamadas para acompanhar o caso, mas, até as 11h, o suspeito não havia sido localizado. Testemunhas relataram aos policiais que o motorista mostrou uma arma.

Dos feridos, apenas um precisou de atendimento médico. Em nota, o MST informou que pede a "punição imediata a este assassino, que age sob o clima de terror contra os movimentos populares, incentivado por autoridades irresponsáveis que estão no governo brasileiro".

 

 

Fonte: OGlobo

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A partida de ontem (17) entre Bahia e Grêmio bateu recorde de público em jogos entre clubes na Arena Fonte Nova. Foram 46.341 pagantes, com total de 46.663 presentes, o que gerou renda de R$ 1.349.590,50.

O confronto, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil, terminou na eliminação do time baiano após derrota por 1x0.

O maior número alcançado anteriormente era de 45.378, no jogo do tricolor contra o Sampaio Corrêa, na final da Copa do Nordeste do ano passado. Apesar do empate, o Bahia também não levou a melhor, já que havia perdido em São Luís por 1x0. 

Já em recordes gerais, o estádio recebeu 51.227 pessoas no jogo das seleções Estados Unidos e Bélgica, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

O engenheiro da Petrobras Alexandre Pinheiro Teixeira da Costa, de 46 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, , na tarde desta quarta-feira, por suspeita de pedofilia. Segundo o site, o funcionário usava o computador da empresa para armazenar uma coleção com fotos e vídeos de crianças praticando sexo.

De acordo com informações, ele tinha mais de 10 mil imagens, entre fotos e vídeos de menores de idade. Ele foi preso no prédio da empresa, no Centro da cidade. Segundo os policiais, ele via as fotos em um pendrive no computador da empresa. Os agentes também foram à casa dele, onde apreenderam um computador com fotografias e vídeos.

Petrobras diz que denúncia partiu de órgãos da empresa

Em nota, a Petrobras informou que “a denúncia partiu de órgãos internos da empresa e que colaborou com ativamente com a polícia, em todas as instâncias.” Segundo o comunicado, “a companhia repudia e não tolera quaisquer ações que firam os princípios de seu código de ética, amplamente conhecido por seus colaboradores. Além das ações penais cabíveis, a companhia deu início imediatamente aos procedimentos do regime de consequência”.

A ação de controle de rede é uma parceria da Delegacia de Repressão à Crimes de Informática ( DRCI) com grandes empresas para monitorr redes internas e externas. Segundo a polícia, a ação permite o rastreamento e análise de conteúdos proibidos que são compartilhados ou acessados de computadores.

 

Fonte: OGlobo

Foto: Reprodução

Um veículo de cor prata foi encontrado na de quarta-feira (17) abandonado nas margens da barragem nova do Rio da Dona em Santo Antônio de Jesus. As informações são de que o carro teria as mesmas características do veículo usado no triplo homicídio que ocorreu no último domingo (14) no Bairro São Benedito. Ainda segundo as informações, o carro já foi retirado do local e a Polícia Civil segue investigando o caso.

 

Fonte: Voz da Bahia

 

Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Araguaína indiciou nesta terça-feira (16) o pai e a mãe de uma adolescente de 13 anos que pediu socorro a uma amigo pelas redes sociais após ser estuprada em Nova Olinda, no norte do estado. A investigação aponta que o autor do estupro foi o pai, de 44 anos, e que a mãe, de 37 anos, sabia de tudo.

De acordo com o inquérito, os abusos começaram em 2015 e seguiram ocorrendo durante os últimos quatro anos. A mãe teria pedido que a filha 'tivesse paciência' e ameaçava bater nos filhos caso eles relatassem a situação a alguém. O comando da investigação foi do delegado Luís Gonzaga da Silva Neto.

Na noite em que o pai foi preso, a jovem teria sido estuprada por duas vezes. Na conversa com o amigo, ela relatou que o agressor estava armado e que as partes íntimas estavam sangrando. Quando a polícia chegou ao local, o suspeito estava com o short rasgado e as partes íntimas a mostra. O homem foi detido e segue preso na Casa de Prisão Provisória de Araguaína.

Na época, a mãe estava em um hospital porque tinha dado à luz recentemente. Ela foi indiciada e vai responder em liberdade. A vítima foi tirada do convívio da família e está sob responsabilidade do Conselho Tutelar.

A Polícia Civil informou que se forem condenados, o homem pode pegar uma pena de 30 anos de prisão e a mulher de 21 anos.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Dois homens foram presos na tarde desta quinta-feira (18), na praia de Amaralina, em Salvador. De acordo com a Polícia Militar, a 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) fazia rondas no Largo das Baianas, quando suspeitaram da dupla.

Ao perceber a presença dos policiais, os dois suspeitos tentaram fugir. Ainda conforme a PM, um foi para a pista e o outro se jogou no mar. O que correu para a pista foi alcançado, e o que se jogou no mar foi capturado pelo Grupamento Aéreo da PM (Graer).

A dupla foi encontrada com um pacote de maconha. A ocorrência foi registrada na 28ª Delegacia Territorial (DT).

Veja:

Fonte: Bnews

Foto: Reprodução

Três mulheres foram conduzidas à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), nesta quinta-feira (18), após serem flagradas tentando entrar no Conjunto Penal de Feira de Santana com maconha introduzida nas partes íntimas.

De acordo com informações de agentes penitenciários, as mulheres apresentavam uma atitude suspeita e, durante a operação de entrada de visitantes no conjunto penal, foram abordadas pelos agentes penitenciários do local.

Os agentes utilizaram o equipamento Body Scanner, que foi instalado recentemente na unidade, e detectaram o material ilícito.

 

Fonte: Acorda Cidade

Foto: Reprodução

Um homem que acompanhava a esposa transportada em uma ambulância veio a óbito em um acidente na noite desta quarta-feira (17) em um trecho da BA-026 em Maracás, no Vale do Jiquiriçá. Segundo informações, a vítima estava em uma ambulância, oriunda de Brumado, que colidiu com um caminhão com placa de Uberlândia, em Minas Gerais.

A mulher e o motorista da ambulância foram socorridos em estado grave por equipes do Samu ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, na mesma região. Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Ilustrativa

Uma professora foi esfaqueada dentro de uma creche no bairro de São Cristóvão, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (18).

De acordo com informações da Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 7h30, na unidade educativa que fica na Travessa Santo Agostinho. Agentes da 49ª CIPM foram acionados e chegaram a ir até o local, onde constataram que a vítima foi socorrida por funcionários da creche para uma UPA da região. Não há detalhes do estado de saúde dela.

Responsáveis pela unidade educativa informaram que a vítima é professora da creche e foi abordada por uma outra mulher, na rua, a caminho do trabalho, quando correu para o estabelecimento e acabou ferida.

Não há informações sobre a autoria e motivação do crime. A Polícia Civil disse que o caso foi registrado na 12ª Delegacia, em Itapuã, onde será investigado. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) divulgou ontem (16) que aproximadamente 1,7 milhões de pessoas no mundo foram infectadas pelo vírus em 2018, uma redução de 16% em relação a 2010. Segundo o documento do programa, a queda foi impulsionada principalmente por progressos no leste e sul da África.

No entanto, o estudo também alerta que, enquanto alguns países tem avanços acentuados, muitos outros observam o aumento de novas infecções pelo vírus e de mortes relacionadas à Aids. “A epidemia do HIV pôs em foco muitas falhas da sociedade. Onde há desigualdades, desequilíbrios de poder, violência, marginalização, tabus, estigma e discriminação, o HIV toma conta”, aponta a diretora da Unaids, Gunilla Carlsson.

No mundo, novas infecções entre mulheres de 15 a 24 anos caíram 25% entre 2010 e 2018. “Esta é uma boa notícia, mas, é claro, continua a ser inaceitável que 6 mil meninas adolescentes e mulheres jovens sejam infectadas pelo HIV toda semana. A saúde sexual e reprodutiva e os direitos das mulheres e jovens muitas vezes ainda são negados”, declara Carlsson

 

Fonte: Metro1

Foto: Márcia Folleto / Agência Brasil

O pagamento do abono do Programa de Integração Social (PIS) e do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020, começa na próxima quinta-feira (25), de acordo com a Agência Brasil.

A liberação do pagamento a cadastrados no PIS vai considerar a data de nascimento e os do Pasep, o dígito final do número de inscrição.

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono do PIS ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2020.

Recebem ainda neste ano os servidores públicos cadastrados no Pasep com dígito final do número de inscrição entre 0 e 4. Os com final entre 5 e 9 receberão no próximo ano.

A data para o fechamento do calendário de pagamento do exercício 2019/2020 está prevista para o dia 30 de julho de 2020. A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores. O pagamento do abono salarial referente ao PIS será feito pela Caixa em suas agências em todo o país; e o abono do Pasep será pago no Banco do Brasil.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Reprodução

Após serem submetidos a condições de trabalho degradantes, dezoito lavradores fugiram do município de Boa Esperança (ES) e foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Teixeira de Freitas enquanto estavam em uma van clandestina que seguia em direção a Piranhas, em Alagoas.

Os trabalhadores disseram estar naquela situação por terem sido atraídos por um homem que prometeu trabalho numa fazenda no Espírito Santo e agora estavam voltando para casa e sem dinheiro. Eles foram levados pela PRF até Eunápolis, onde o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi acionado para que as devidas providências fossem tomadas.

Os trabalhadores foram recrutados em Piranhas-AL por um homem oferecendo trabalho na colheita de café, com diárias que poderiam chegar a R$100 e foram levados de maneira clandestina para o Esprito Santo, onde foram alojados em uma casa com condições precárias. As despesas de aluguel, água e energia da casa eram arcadas pelos lavradores, que ganhavam entre R$20 e R$ 50 por dia. Nenhum deles teve registro de relação de trabalho em suas carteiras.

O caso deverá ser enviado para a unidade do MPT no Espírito Santo para que as fazendas e o homem que recrutou os lavradores sejam identificados.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Ilustrativa

O Governo do Estado publicou, na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE), a nomeação de 277 novos servidores aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. Os profissionais nomeados têm 30 dias, a partir deste dia 18/7, para tomar posse. Os que foram alocados em Salvador devem comparecer à sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo, na Coordenação de Provimentos e Movimentação (sala 138). Já os que foram designados para cidades do interior tomam posse no seu Núcleo Territorial de Educação (NTE). Depois de empossados, eles serão encaminhados para as escolas.

Esta é a terceira nomeação do certame e contempla 260 professores e 17 coordenadores pedagógicos. Destes, 70 profissionais serão alocados na capital e os outros 207 irão atuar no interior baiano. As nomeações foram realizadas dentro do quantitativo de candidatos aprovados correspondente ao número de vagas ofertadas em edital. A distribuição dos candidatos ficará a cargo da SEC. Lançado em novembro de 2017, o referido concurso público ofertou 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos e representa mais uma das ações adotadas pelo governo do Estado de valorização da carreira do magistério público estadual. Foram inscritos 103,5 mil candidatos, com mais de 41 mil habilitados.

Os professores e coordenadores pedagógicos que já tomaram posse, anteriormente, falam sobre a importância da carreira para o magistério público estadual, a exemplo da professora de Língua Portuguesa, Ionara Paula Sampaio da Hora, que foi a primeira colocada para Salvador e designada para lecionar no Colégio Estadual Dionísio Cerqueira, no Alto de Santa Cruz. “Eu sempre quis entrar na rede pública. Me formei na UNEB e me sentia na obrigação desta devolutiva para a sociedade. Foi muito significativo ser a primeira aprovada, ver meu nome na lista. Estou felicíssima e realizada, porque este concurso representa a estabilidade, de você não se sentir tão vulnerável. Temos uma perspectiva de seguir carreira, de ter um crescimento profissional”, atestou na ocasião da sua nomeação.

Nas escolas, os novos coordenadores pedagógicos foram recepcionados pelos gestores, que promovem a integração com a comunidade escolar. Foi o que aconteceu com a coordenadora pedagógica Jurema Santos, que foi recebida pela diretora Ivani Teles, do Colégio Estadual Eduardo Bahiana, no bairro de Cajazeiras, em Salvador. “A figura do coordenador pedagógico na escola é fundamental, e não tínhamos. Ele é uma profissional responsável pela articulação, se tornando um elo de ligação das estratégias pedagógicas. Jurema chegou para acrescentar no trabalho da gestão a partir de sua competência para uma leitura pedagógica do processo de ensino e aprendizagem, especialmente neste momento de construção do currículo do novo Ensino Médio”, destacou a gestora.

Veja a lista de nomeados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)

 

ASCOM 

 

Foto: Josimar Gomes / Mídia Recôncavo

Na manhã desta quinta-feira, 18, a reportagem do Mídia Recôncavo conversou com o jovem Egnaldo Nascimento, conhecido popularmente como Cabeludo de Zé de Zica, da cidade de Inhambupe no nordeste baiano. Com 36 anos de idade, dentre outros assuntos ele relatou a parceria feita recentemente com a Fundação Dr. Jesus, da cidade de Candeias, para ajudar na recuperação de dependentes químicos do seu município.

De acordo com Cabeludo, o que motivou a decisão da parceria foi presenciar o sofrimento de uma amiga, que perdeu seu irmão para o mundo das drogas há poucos dias. “Quando ela me contou o que havia acontecido, internalizei como se aquele problema tivesse acontecido com alguém da minha própria família. As lágrimas escorreram em meus olhos e eu tive que tentar de alguma maneira ajudar, para que outras pessoas que vivenciam o dia a dia com a dependência química não enfrentem o mesmo sofrimento.” Disse.

O município de Inhambupe possui cerca de 40.000 habitantes e assim como todas as cidades pequenas do Brasil enfrentam problemas com a chegada das drogas. “Não é que essa seja uma situação exclusiva do nosso município, é que nenhuma cidade está preparada para gerar soluções rápidas no sentido de evitar os prejuízos que o vício causa para a sociedade. Nós estamos buscando uma alternativa para salvar vidas, ajudar famílias. Evitar que jovens se envolvam no mundo do crime, que crianças cresçam sem a presença dos pais, que mães não chorem pela perda dos filhos. Fui tocado por Deus e vou fazer a minha parte. Sei que não posso fazer isso sozinho, pois a mudança é uma porta que só pode ser aberta de dentro pra fora. A pessoa precisa querer, a família precisa se mobilizar, a sociedade deve abraçar a causa. Quando falamos de vícios, não estão apenas as drogas ilícitas. Existe o álcool, os medicamentos, dentre outros que usados em excesso causa dependência e prejuízo para a saúde.

 

 

Questionado sobre como esse serviço chegará para a população, Cabeludo disse que já conversou com o Pastor Sargento Isidório e seu filho João de Isidório, responsáveis pela Fundação, que garantiram dar acolhimento sempre que forem acionados pelos familiares ou os próprios dependentes químicos. “Essa parceria já tem gerado bons frutos no município vizinho de Alagoinhas através do vereador Oseas Menezes, o que também nos deu uma segurança de que vai funcionar com nossos irmãos inhambupenses. Basta no procurar para que possamos realizar um agendamento na fundação” Relata.

  

Cabeludo de Zé de Zica também falou sobre sua história de vida, que vai de vender geladinho em jogos de futebol a verduras na feira livre da cidade. “Comecei a trabalhar na minha adolescência. Quando vi as dificuldades financeiras que meus pais enfrentavam para nos criar, e principalmente os cuidados mais dedicados aos meus dois irmãos que sofrem desde o nascimento com deficiências físicas e mentais, resolvi botar o pé na estrada e tentar de alguma maneira amenizar o sofrimento da minha família. Vendi geladinho em jogos de futebol, verdura na feira livre da cidade, trabalhei como balconista da padaria do saudoso Dermeval. Logo em seguida recebi a responsabilidade de trabalhar no bar do meu grande amigo Iuri, o qual também sou grato até hoje. Desenvolvi diversos serviços como eletricista da Coelba e hoje graças a Deus trabalho na área de empreendimentos na construção civil. Na vida nada é construído sem esforços. Tudo é consequência da força do nosso querer. E é com esse pensamento que incentivo as pessoas a continuarem lutando por seus sonhos. Com fé em Deus e determinação, pois nada supera a força do trabalho.” Finalzou.

Foto: Reprodução

Uma setença favorável a Fábio Assunção ganhou os noticiários dos famosos nesta quarta-feira (17). O ator deverá receber cerca de R$ 1,5 milhão do ex-sogro Luis Felipe Starace Tavares, quem emprestou R$ 1 milhão em 2015 e nunca recebeu o pagamento do valor.

A decisão, em primeira instância, foi do Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinou o pagamento de R$ 1,469 milhão, já incluídos juros e correções devido ao tempo que o valor está pedente, ou seja, por quase quatro anos de atraso.

Na sentença, a juíza Paula Rocha da Silva e Formoso destacou que ficou comprovado o empréstimo feito pelo ator e rejeitou a alegação da defesa de Tavares de que não existia prazo para pagamento.

Assunção foi casado com Karina Tavares, filha de Luis Felipe Tavares, até 2013. Os dois têm uma filha.

 

 

 

Fonte: BNews

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Caçamba invade barraca de fogos e deixa mortos e feridos em Muritiba
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.