Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Quarta , 15 de Julho de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, na noite desta segunda-feira (13), que assinou um decreto que prorroga o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos transportes escolares para setembro de 2021. A informação foi divulgada durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais.

"Conversando com a Secretaria da Fazenda e com a Secretaria de Administração, eu acabei de assinar um decreto transferindo para setembro do ano que vem o IPVA de 2020 do transporte escolar do estado. Isso só vale para quem tem o transporte registrado, cadastrado como transporte escolar”, revelou Rui.

Segundo o governador, para ser contemplado pelo benefício, o motorista precisa ter cadastrado o veículo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) como transporte escolar.

“Tenha o cadastro, porque se não nós não temos como controlar quem é ou não transporte escolar. Essa medida vale para quem tem cadastro regular oficial do Detran, cadastro como transporte escolar. O pagamento do IPVA de 2020 fica transferido para setembro de 2021”.

De acordo com Rui, a prorrogação do IPVA deste ano foi feita para ajudar os motoristas que não estão trabalhando por causa da suspensão das aulas. O pagamento do IPVA de 2021 também será prorrogado, para não haver conflito de datas.

“Ano que vem, eventualmente, a gente dá uma prorrogada um pouco mais no de 2021, mas nesta que interessa agora, prorrogamos para setembro do ano que vem, e isso é uma ajuda importante para todos que vivem, sobrevivem e sustentam suas famílias a partir do transporte escolar. Como está suspenso as escolas nesse período, as pessoas têm dificuldades para fazer os pagamentos”, explicou Rui Costa.

O governador informou que o pagamento fica prorrogado para até 30 de setembro de 2021, em cota única ou em três parcelas com vencimento em 30 de julho de 2021, 31 de agosto de 2021 e 30 de setembro do mesmo ano.

Além de automóveis ligados à condução coletiva de escolares, estão contemplados veículos que fazem serviço de transporte interno turístico, desde que atendam aos requisitos regulamentares e estejam autorizados pelo Detran, e, ainda, carros usados em autoescolas.

"Com isso, a gente possibilita que as pessoas possam fazer o pagamento, honrar seus compromissos no ano que vem, que, com fé em Deus, nós teremos a vacina e o transporte escolar vai estar funcionando normalmente", disse.

No dia 6 de julho, o governador manteve a suspensão das aulas nas redes públicas e privadas e do transporte intermunicipal em 356 cidades baianas. As aulas estão suspensas desde o dia 18 de março.

Durante a live, Rui Costa também comentou que os números relacionados à disseminação do novo coronavírus já começaram a diminuir, após reuniões com prefeitos e prefeitas e a decisão de implementar medidas restritivas mais duras em cidades que apresentaram aumento dos casos.

O governador destacou, como boa notícia, o fato de que 12 municípios baianos completaram, nesta segunda, 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. Até a noite desta segunda, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou mais de 106 mil pessoas contaminadas e 2.535 mortos.

 

Fonte: G1

Foto : Felipe Oliveira/EC Bahia

A CBF divulgou ontem (13) a tabela detalhada do Campeonato Brasileiro de 2020. A competição começa em 8 de agosto e vai até 24 de fevereiro de 2021.

O Bahia estreia fora de casa, 8, 9 ou 10 de agosto, contra o Botafogo. E depois faz duas partidas em Salvador: dia 12 ou 13 de agosto contra o Coritiba e 15, 16 ou 17 contra o Bragantino.

Ainda não há horários e dias específicos definidos. Essas decisões serão tomadas considerando o cenário da pandemia no país e também a grade das emissoras com direitos de transmissão do campeonato (Globo, Sportv, Premiere FC e TNT).

No dia 15 de junho, a prefeitura de Salvador autorizou o funciomanto os centros de treinamento de futebol profissional. Já no dia 9 de julho, liberou o funcionamento de academias, vestiários e salas de fisioterapia nos centros de treinamento de clubes. Apesar de não ter o Centro de Treinamento na capital baiana, o Bahia seguiu as determinações do Executivo municipal de Salvador.

Confira abaixo a tabela com jogos do Bahia ou clique aqui para ver a tabela, na íntegra:

 

 

Fonte: Metro1

Foto: Tiago Ghizoni/NSC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (14) a lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre de 2020, que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas.

Para ver a lista, é preciso acessar o site do Sisu: https://sisu.mec.gov.br/#/selecionados.

Também é possível verificar os resultados por meio do boletim do candidato.

Nesta edição, o Sisu 2020 seleciona candidatos para mais de 58 mil vagas em instituições públicas de todo o país e com mais de 204 mil inscritos, segundo o último balanço do governo. Pela primeira vez, também foram ofertadas vagas na modalidade de ensino a distância (EaD).

O Sisu permite que cada inscrito escolha dois curso para concorrer. Puderam participar da seleção somente os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e que não zeraram na prova de redação.

Para dúvidas em relação ao resultado, o candidato pode entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161 (contato informado pelo site do Sisu).

Cronograma

Os alunos aprovados nesta primeira chamada devem realizar a matrícula regular no curso escolhido entre 16 e 21 de julho.

Já o prazo para que os estudantes que não foram classificados nesta chamada manifestem interesse em entrar na lista de espera começa nesta terça e vai até 21 de julho. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisu.

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino começará a partir de 24 de julho.

Confia abaixo o cronograma completo da segunda edição do Sisu 2020:

- Abertura das inscrições: 7 de julho

- Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)

- Divulgação dos resultados: 14 de julho

- Abertura das matrículas: 16 de julho

- Encerramento das matrículas: 21 de julho

- Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59)

Confusão no Sisu do 1º semestre de 2020

A primeira edição do Sisu 2020 ofertou 237 mil vagas em 128 universidades públicas. Na ocasião, a classificação dos estudantes só ficou disponível depois de o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, atender um recurso do MEC em ação sobre erro no Enem.

No final de janeiro, uma decisão liminar da Justiça Federal determinou que o processo da 1ª edição do Sisu 2020 fosse suspenso até que o MEC comprovasse que o erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 havia sido totalmente solucionado.

 

Fonte: G1

Foto : Divulgação/ Sesab

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.128 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,1%), 52 óbitos (+2,1%) e 405 curados (+0,5%). Dos 106.891 casos confirmados desde o início da pandemia, 74.135 já são considerados curados, 30.221 encontram-se ativos e 2.535 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 212.884 casos descartados e 95.589 em investigação.

Na Bahia, 11.385 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas vem informar que ontem, 13 de julho, registramos mais 09 casos confirmados para COVID-19 no nosso município.

Apresentamos 228 casos confirmados para COVID-19, e destes 85 (oitenta e cinco) ATIVOS, sendo acompanhados pela vigilância em saúde, 04 destes estão internados em Hospital referência para Covid19.

Informamos que 16 pacientes receberam alta de acompanhamento, após avaliação médica e cumprindo o ciclo da doença em isolamento domiciliar, sendo agora 139 RECUPERADOS da Covid19.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 354 pessoas, e dessas, 43 (quarenta e três) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

O boletim epidemiológico Nº 119 registra ainda 256 casos descartados para Covid19.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (13) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 50 (cinquenta). Dos pacientes que constam como confirmados, 25 (vinte e cinco) estão recuperados e 25 (vinte e cinco) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde caiu para 33 (trinta e três), 31 (trinta e uma) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados e 101 (cento e um) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 04 (quatro) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 02 (dois) casos recuperados e 02 (dois) óbitos.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: redes sociais

Clientes de uma lanchonete de São Paulo relataram nas redes sociais terem encontrado um pedaço de dedo humano em uma encomenda de esfiha. O produto foi pedido por delivery.  O estabelecimento, localizado na Zona Norte de São Paulo capital, foi fechado pela Polícia Militar paulista.

O caso foi registrado no 20º Distrito Policial (Água Fria), mas será investigado pelo 9 DP (Carandiru) como crime contra as relações do consumo, perigo para a vida ou saúde de outro, localização/apreensão de objeto e lesão corporal culposa. A polícia se deslocou até a lanchonete ao perceber a aglomeração formada pelos clientes atingidos.

A PM afirmou que conversou por telefone com o dono do estabelecimento, que teria relatado um acidente com um funcionário que decepou o dedo enquanto cortava calabresa. O empregado foi encaminhado ao hospital.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Joshua Blanchard/Getty Images

O corpo de Naya Rivera foi encontrado ontem (13) no lago em que a atriz desapareceu. A informação foi dada inicialmente pelo site americano TMZ e confirmada por um oficial da polícia de Ventura, na Califórnia. Detalhes do caso não foram divulgados.

A atriz de "Glee" tinha 33 anos e estava desaparecida desde a última quarta-feira (8) após passeio de barco com o filho. O garoto de 4 anos foi encontrado sozinho no barco e afirmou que a mãe não voltou depois de um mergulho. Naya Rivera nasceu em janeiro de 1987 na Califórnia e começou a atuar ainda bebê. O primeiro destaque da carreira foi aos 4 anos na comédia da CBS "The Royal Family".

Ela fez participações especiais em vários programas, incluindo "Um Maluco no Pedaço", "Baywatch" e "CSI: Miami". O maior destaque da carreira foi na série "Glee" quando interpretou Santana Lopez. O musical de sucesso foi transmitido de 2009 a 2015, mas Naya saiu da produção em 2014.

 

Fonte: Metro1

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia abriu na manhã desta segunda-feira (13) mais uma semana de trabalho no CT Evaristo de Macedo visando o retorno da temporada 2020. O adversário do Tricolor será o Náutico, no próximo dia 22, às 20h, em Pituaçu.

O dia começou com um treino físico de força com os preparadores Luiz Andrade, Vitor Gonçalves e Roberto Nascimento.

Logo depois, com o técnico Roger Machado no comando, o grupo fez um trabalho de troca de passes e finalizações.

Na sequência, os atletas passaram por um intenso trabalho de posse de bola. O elenco foi dividido em quatro equipes e duas se enfrentavam em cada parte do campo.

Desfalque da atividade por um estiramento muscular, o goleiro Douglas fez tratamento na fisioterapia.

A equipe retoma as atividades nesta terça-feira (14), às 9h.

 

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Reprodução / TV Globo

O estudante de medicina veterinária Pedro Henrique Krambeck, de 22 anos, recebeu alta, neste domingo (12), da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular após ter sido picado por uma cobra nada. Ele estava internado desde a última terça-feira (7).

Ao deixar a UTI, o jovem foi levado para o quarto, onde se recupera. Ele chegou a ficar em coma e recebeu soro antiofídico por causa da picada da serpente, que é considerada uma das mais venenosas do mundo.

Após a picada, Pedro Henrique teve que ser medicado com soro antiveneno, que só foi encontrado no Instituto Butantan, em São Paulo. O órgão informou que "não produz e nem disponibiliza soro antiofídico para acidentes com naja, uma vez que é uma espécie exótica, não pertencente à fauna brasileira", comunicou.

"A instituição somente mantém um pequeno estoque em sua unidade hospitalar de atendimento para eventual acidente com pesquisadores que realizam estudos com o animal na instituição", acrescentou.

Os pais de Pedro Henrique chegaram a importar dez doses do soro antiofídico dos Estados Unidos. A medicação, no entanto, não foi necessária.

Na última quinta-feira (9), após a apreensão de 16 serpentes em um haras na área rural de Taquara, na região de Planaltina, a Polícia Civil do DF revelou um suposto esquema de tráfico de animais silvestres pelo estudante de medicina veterinária.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Redes Sociais

Um caminhão desgovernado atingiu quatro casas no início da tarde desta segunda-feira (13), na cidade de Maragogipe, no recôncavo da Bahia. Os imóveis ficaram parcialmente destruídos.

O acidente aconteceu por volta de 13h30. De acordo com a prefeita do município, Vera Lúcia, o caminhão descia uma ladeira que fica próxima às casas, quando o motorista perdeu o controle e acabou batendo nos imóveis. Apesar da situação, não há registro de feridos.

Segundo a prefeita de Maragogipe, o caminhão pertence a uma empresa que fabrica manilhas e transportava as peças. O material seria usado na obra de drenagem de um hospital que está sendo construído na cidade.

Ainda conforme a prefeita Vera Lúcia, a empresa entrou em contato com o órgão municipal e se comprometeu a pagar o conserto das casas. Policiais militares, agentes do serviço social da prefeitura e funcionários da empresa do caminhão estão no local do acidente.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução / Radar 64

Um pescador foi surpreendido durante atividade no mar na manhã desta segunda-feira (13) em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. É que quando puxava a rede se deu conta que havia um tubarão. Segundo o Radar 64, o animal da espécie tigre, que pesa cerca de 120 quilos e três metros de comprimento, estava vivo e preso na rede de Aliomário Peixoto, de 49 anos.

Como o tubarão-tigre é dado como ameaçado de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza, Peixoto disse que resolveu soltá-lo no mar. A captura do peixe ocorreu a três milhas (cerca de sete quilômetros) da Costa de Porto Seguro. Peixoto contou que não foi a primeira vez que teve um tubarão na rede.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

Respeito pela população! Essa é uma das características mais marcantes do Governo da Mudança, que mais uma vez, demonstrou que governa lado a lado com a população e fez a aquisição de um aparelho de Raio X.

O equipamento será instalado na Policlínica Municipal que está sendo requalificada e logo estará pronto para ser utilizado. O investimento de quase R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), irá contribuir para à agilidade no atendimento das pessoas que necessitam de diagnósticos mais rápidos e não precisarão em alguns casos, se deslocar para outras cidades.

Cuidar de quem mais precisa é um compromisso do Governo da Mudança, que trabalha incansavelmente para levar uma saúde humanizada e de qualidade aos mangabeirenses, pois dessa forma nossa cidade continuará avançando cada vez mais.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

O Governo da Mudança busca deixar a população sempre informada, portanto, hoje (13) será realizado mais uma edição do Dialogando com o Povo, às 19 horas e será transmitido no Facebook Oficial da Prefeitura de Governador Mangabeira.

A Live irá informar as ações mais recentes contra o coronavírus, novas medidas que serão adotadas essa semana, o resultado do teste de covid-19 do Prefeito e as obras e ações que estão sendo feitas pela Prefeitura nos quatro cantos da cidade. O Governo da Mudança frente a frente com você, toda segunda-feira prestando contas.

Foto: Divulgação

Hoje (13) será realizado mais uma edição do Papo com o Povo! O programa abordará tudo sobre a pandemia e as ações de enfrentamento ao COVID-19. O bate-papo está marcado para às 18h e será transmitido nas mídias oficiais da Prefeitura de Cruz das Almas. Participe!

 

Fonte: ASCOM

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa credita nesta segunda-feira (13) saque emergencial do FTGS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para trabalhadores nascidos em março.

O novo saque tem como objetivo enfrentar o estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19. No total, serão liberados, de acordo com todo o calendário, mais de R$ 37,8 bilhões para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores.

O pagamento do saque emergencial será realizado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. O valor do saque emergencial é de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS.

Para sacar os recursos, o trabalhadores nascidos em março terão que esperar até o dia 22 de agosto.

O crédito dos recursos na poupança social começou no dia 29 de junho para trabalhadores nascidos em janeiro. Nesse caso, o saque será liberado no próximo dia 25.

Caso não haja movimentação na conta digital até 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com a devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo, o trabalhador decidir fazer o saque emergencial, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020.

A Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento para informações sobre o saque emergencial do FGTS: site fgts.caixa.gov.br, Telefone 111 – opção 2, Internet Banking Caixa e APP FGTS.

Confira o calendário de pagamento:

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : GOV-SP

Com mais 1.575 casos confirmados neste domingo (12), a Bahia chega a marca de 105.763 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 73.730 se recuperaram enquanto 29.550 ainda apresentam sintomas, os chamados "casos ativos".

Outras 2.483 pessoas morreram em decorrência da Covid-19, 47 delas confirmadas no boletim divulgado hoje pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

O documento informa ainda que os casos confirmados ocorreram em 398 municípios baianos, a maior parte deles (41,08%) em Salvador.

Diante desse cenário, a Bahia conta com 2.378 leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19. Com 1.546 pacientes internados, a taxa de ocupação atual é de 65%. Quanto aos leitos de UTI adulto, dos 926 disponíveis, 749 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 81%.

Atualmente, a situação mais crítica é a do Extremo Sul baiano, 100% dos leitos de UTI ocupados, seguida do Sul do estado, com 85%.

 

 

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas vem informar que ontem, 12 de julho, registramos mais 03 casos confirmados para COVID-19 no nosso município.

Apresentamos 219 casos confirmados para COVID-19, e destes 92 (noventa e ativos) ATIVOS, sendo acompanhados pela vigilância em saúde, 04 destes estão internados em Hospital referência para Covid19.

Noticiamos o quarto óbito por covid-19 do nosso município. O paciente, idoso, portador de doença crônica pré-existente, estava internado em Hospital privado em outro município e, após complicação do quadro clínico, evoluiu para óbito.

Informamos que 07 pacientes receberam alta de acompanhamento, após avaliação médica e cumprindo o ciclo da doença em isolamento domiciliar, sendo agora 123 RECUPERADOS da Covid19.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 371 pessoas, e dessas, 30 (trinta) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

O boletim epidemiológico Nº 118 registra ainda 256 casos descartados para Covid19.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Reprodução/TV Bahia

Três pessoas morreram após a batida frontal entre um caminhão baú e um carro de passeio, no final da tarde de domingo (12), na BR-101, trecho de Conceição da Feira, cidade a cerca de 125 km de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), seis pessoas da mesma família seguiam no carro e três delas morreram na colisão.

Informações iniciais obtidas pelos agentes é de que um terceiro carro forçou uma ultrapassagem. O veículo de passeio na tentativa de evitar o acidente, acabou invadindo a pista contrária e colidiu com o caminhão. O terceiro veículo não esteve envolvido na colisão e o motorista não prestou socorro às vítimas.

Com o impacto da batida, parte do carro ficou debaixo do caminhão e os dois veículos acabaram pegando fogo. As chamas destruíram o carro e a cabine do veículo de carga. O motorista do caminhão conseguiu sair antes das chamas se alastrarem.

 

Fonte: G1

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou neste domingo (12) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 43 (quarenta e três). Dos pacientes que constam como confirmados, 21 (vinte e um) estão recuperados e 22 (vinte e dois) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde caiu para 45 (quarenta e cinco), 32 (trinta e dois) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados e 76 (setenta e seis) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 04 (quatro) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 02 (dois) casos recuperados e 02 (dois) óbitos.

Foto : Arquivo/Agência Brasil

As inscrições para o segundo processo seletivo de 2020 do Programa Universidade Para Todos (Prouni) começam amanhã e vão até sexta-feira (17). Serão ofertadas 167.789 bolsas de estudo em 1.061 instituições privadas de todo o Brasil.

Em Salvador, 7.664 bolsas serão disponibilizadas para 138 cursos. Podem se inscrever estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou em condição de bolsa integral na rede particular. É preciso ainda comprovar uma renda familiar bruta máxima de 1,5 salário mínimo por pessoa no mês.

Para as bolsas parciais, que arcam com 50% dos custos de toda a graduação, a renda familiar mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estudantes que possuam diploma de curso superior ou não tenham participado do Enem 2019 não poderão participar.

Somente poderá fazer a inscrição o estudante que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem de 2019 e tenha, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o concorrente não pode ter tirado zero na redação.

Outros detalhes sobre as restrições de quem poderá concorrer às vagas, bem como o formulário de inscrições podem ser encontrados no site do Prouni.

 

Fonte: Metro1

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, até esta sexta-feira (10), para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. Serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país.

Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o Enem de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar.

Inscrição

Por meio do site do Ministério da Educação (MEC), na tela “Minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “Escolher este curso” para continuar.

Nesta fase, o candidato deverá indicar se irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e dos institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupo, conforme renda familiar e raça. Clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.

Critérios

De acordo com o edital do Sisu, a ordem dos critérios para a classificação de candidatos é a seguinte: maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias e maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Lista de espera

Segundo cronograma divulgado pelo MEC, o resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho. A partir daí, basta acompanhar as convocações feitas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto : Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem (9), com veto, o projeto que suspende pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o último dia deste ano. A sanção foi publicada na madrugada de hoje (10) no Diário Oficial da União.

O texto determina a suspensão da cobrança do financiamento até o fim do estado de calamidade pública provocado pela pandemia de coronavírus.

O trecho vetado por Bolsonaro tirava do Comitê Gestor do Fies a responsabilidade de definir os cursos aptos ao financiamento complementar do Novo Fies. O presidente argumentou que o benefício estaria em “descompasso com as atuais diretrizes” do programa e que o fragmento do texto poderia estimular o “inadimplemento dos beneficiários”.

 

Fonte: Metro1

Foto: Tino Alves/Andaiá

A internet é uma opção para facilitar as compras, mais ainda em tempos de pandemia. Mas pode também ser um problemão. Um consumidor de Santo Antônio de Jesus teve uma surpresa quando abriu o pacote após ter comprado três aparelhos de celular. Jorge, da panificadora Maratá, na Urbis IV, contou essa situação para o repórter Tino Alves, que, a bordo da Unidade Móvel da Rádio Andaiá FM, foi conferir essa história.

Jorge contou que o funcionário da panificadora, Adriano dos Santos, que trabalha como padeiro, pagou R$ 270 pelos três aparelhos que escolheu pelo site de uma grande rede de comércio, Wish, no cartão de crédito. Só que quando a caixa chegou, ele nem desconfiou do conteúdo, que estava pesado demais. Era, na verdade, três barras de ferro.

De acordo com o apurado por Tino Alves, Adriano disse que entrou em contato com o aplicativo, que respondeu que não foi com eles que a compra foi efetuada, mas com algum preposto do Brasil.

 

Fonte: Andaiá FM

Foto: Reprodução / Amargosa News

A prefeitura de Amargosa, município localizado no Vale do Jiquiriçá, publicou um decreto, nesta quinta-feira (9), estabelecendo um “lockdown” pelo período de uma semana, entre 13 e 19 de julho. A medida fecha o comércio considerado não essencial, limita o funcionamento dos serviços essenciais e impede a circulação de pessoas nas ruas da cidade, com algumas exceções.

Supermercados e padarias poderão abrir das 7h às 14h, sendo vedado seu funcionamento fora desse período, mesmo que por delivery. O acesso a caixas rápido e caixas eletrônicos também se dará apenas nessa faixa de sete horas do dia. Lanchonetes e restaurantes poderão funcionar apenas através do serviço de entrega a domicílio, entre 7h da manhã e 23h.

Como medidas para evitar aglomerações, farmácias e supermercados deverão atender apenas uma pessoa por família em suas dependências, ficando o estabelecimento responsável por esta fiscalização. Além disso, durante a semana de lockdown, quaisquer eventos públicos ou privados ficarão terminantemente proibidos.

O decreto proíbe a circulação e permanência de pessoas, inclusive com utilização de veículos, nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros, objetivando evitar contatos e aglomerações. As exceções ficam por conta de pessoas em exercício de atividade laboral essencial, acesso aos serviços de farmácia, supermercado e de saúde, devendo ser comprovada a necessidade ou a urgência da locomoção.

A administração municipal avalia que o lockdown é uma medida “imprescindível” para conter o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade, “por conta do índice elevado de contágio percebido no período do pós São João”. Amargosa é um tradicional centro de festas juninas na Bahia, atraindo muitos turistas para suas festas públicas e privadas.

TOQUE DE RECOLHER

A prefeitura de Amargosa divulgou novos horários para o toque de recolher até o início da vigência do lockdown, na próxima segunda-feira (13). Nestas quinta (9) e sexta (10), será proibida a circulação de pessoas nas ruas da cidade das 20h às 5h. No sábado (11), a restrição será ampliada: entre 18h e 6h da manhã. Por fim, no domingo (12), as pessoas deverão manter-se em casa desde as 13h.

 

Fonte: Bahia Notícias

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.