Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 26 de Outubro de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Reprodução

O homem que foi flagrado em um vídeo agredindo uma mulher com vários socos no rosto, em Ilhéus, sul da Bahia, e que era considerado foragido da Justiça, se entregou à polícia na tarde desta quarta-feira (21).

Carlos Samuel Freitas se apresentou na 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Ilhéus. Ele chegou ao local com três advogados.

Ainda nesta tarde, ele vai passar por exame de corpo delito. Em seguida, será transferido para o presídio da cidade. Além disso, ele deve participar de uma audiência de custódia nos próximos dias. Ainda não há data prevista.

O crime aconteceu no centro de Ilhéus. Um vídeo que mostra as agressões circulou nas redes sociais, no dia 14 de outubro. Mesmo sabendo que estava sendo filmado, o agressor não se intimidou e continuou a bater na mulher.

Carlos Samuel se apresentou com o advogado à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Ilhéus, no dia 15, mas foi liberado após quatro horas de depoimento. Apesar da liberação, a polícia solicitou à Justiça a prisão preventiva dele, assim como o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Segundo o órgão, o pedido da prisão se fundamentou "na necessidade de resguardar a ordem pública, considerando-se a gravidade da conduta concreta (exacerbada violência empregada) e a condição reincidente do autor do fato".

Além da prisão, a Justiça concedeu medida protetiva para a vítima que aparece no vídeo sendo agredida por Carlos.

Dias depois, através de mensagem de celular, o advogado de Carlos Samuel Freitas informou que ele não iria se apresentar. Na ocasião, ele pediu a revogação da prisão do cliente. No entanto, o pedido foi indeferido pela justiça.

O advogado anunciou nesta quarta que fará um pedido de reponderação, alegando que ele se apresentou de forma espontânea.

Segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Ilhéus, Carlos Samuel Freitas tem um longo histórico de agressão a ex-namoradas e mulheres da própria família, resultando em ao menos 11 boletins de ocorrência.

MP-BA e Polícia Civil

Sobre os casos de agressão contra ele, a promotora de Justiça da Bahia, Sara Gama, disse que o órgão não recebeu os inquéritos de oito dos casos registrados. Sara coordena o Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e População LGBT (Gedem) do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que das ocorrências envolvendo Carlos Samuel, três são de violência doméstica. Os registros foram feitos na Deam de Ilhéus, com inquéritos já remetidos à Justiça.

Outros procedimentos estão em curso na unidade, entre eles o inquérito sobre a agressão registrada em vídeo. Há ainda um registro de crime contra a honra de uma ex-namorada, um de ameaça contra uma mulher fora do contexto da Lei Mara da Penha, além da ocorrência de maus-tratos contra a mãe dele, que feito por uma vizinha em 2017. 

Nos três últimos casos, as investigações não puderam avançar, pois as vítimas se recusaram a comparecer para dar mais informações sobre a violência sofrida.

Além dos casos registrados na Deam/Ilhéus, também há duas ocorrências de ameaça a uma adolescente fora do contexto da Lei Maria da Penha e um registro de ameaça e difamação contra um jovem do sexo masculino, em outras unidades da Polícia Civil.

Acerca do inquérito que trata das agressões registradas em vídeo, o suspeito foi ouvido e liberado, considerando que o fato ocorreu no mês de junho, o que anula a possibilidade de flagrante e que, naquele momento, a autorização para prisão ainda não havia sido decretada

Denunciado pela mãe

Carlos Samuel já foi denunciado à polícia por extorquir e ameaçar a própria mãe. Na delegacia consta que a mãe dele registrou a queixa em 2017.

Em uma dessas queixas, registrada em 2015, a informação é que ele agrediu e manteve uma companheira da época em cárcere privado. Carlos Samuel só foi condenado por violência doméstica uma vez, por um crime denunciado em 2016.

A delegacia não detalhou se a vítima desse crime é a mesma companheira do crime registrado em 2015. Ele chegou a ser condenado em um ano e quatro meses e recorreu à Justiça. A demora para o julgamento do recurso fez com que a situação prescrevesse.

Depoimento e carta

Ao delegado, durante a ida a delegacia, Carlos contou que o caso em que foi flagrado agredindo uma mulher com vários socos, aconteceu no dia 20 de junho. Disse ainda que ele e a mulher tinham um relacionamento há seis meses e moravam juntos. O suspeito também falou que estava arrependido.

Em nota divulgada pelo agressor na quinta, antes do depoimento, ele disse que é "um jovem trabalhador" e que não tem "envolvimento com algum tipo de prática criminosa. Carlos Samuel escreveu também que está arrependido do que fez, e que vai "sofrer as reprimendas judiciais conforme se prevê a lei".

O suspeito disse que ele e a vítima mantinham uma "relação muito conturbada, eivada de inúmeros casos de ciúme doentio, diversas agressões físicas e morais". Ele escreveu ainda que, no dia em que deu nove socos no rosto da vítima, estava bêbado, voltando de uma festa, e que as agressões aconteceram porque ele "perdeu a cabeça".

Agressão

As imagens gravadas por uma moradora mostram Carlos e a vítima perto de um carro, na frente de uma casa. 

No vídeo, a vítima insinuou que o suspeito já teria a agredido antes, e que ela estaria com a boca machucada. Ela pediu várias vezes para que o homem deixasse o local.

“Me solte e vá embora. Você se acha que, porque você é amigo de polícia... Eu vou dar queixa de você. Aqui, minha boca está do jeito que está”, disse a mulher.

Ainda no vídeo, é possível ver que o homem fala com a mulher que estava gravando a agressão. Carlos Samuel deu a entender que a pessoa que filmava tinha dito que um homem ia descer da casa para contê-lo e grita: "Cadê o homem que você disse que vai descer? Cadê ele? Manda ele descer que eu quero ver", disse o suspeito.

Ainda no vídeo é possível ver que a vítima pede que a testemunha não se aproxime. "Desça não, moço, ele não tem nada. É um 'Zé Ruela', não tem nada", disse a mulher, que faz menção que Carlos não está armado.

Logo depois, a mulher volta a pedir que o agressor vá embora, mas não foi atendida. Ele, então, a agride com uma sequência de nove murros no rosto.

“Acabou. Desencosta de mim, pegue sua moto e vá embora. Vá embora, eu vou dar queixa de você”, pediu a vítima antes de ser agredida.

A mulher foi ouvida na delegacia da cidade onde mora, em Uruçuca, a cerca de 42 km de Ilhéus.

"Ela alega que depois de ter sido agredida, ele, posteriormente, a procurou e ela aceitou o pedido de desculpas e arrependimento. Ela voltou a conviver com ele de junho a setembro, mas em setembro ele praticou nova conduta agressiva, desferindo um tapa no rosto dela, empurrando e proferindo ameaças. Ela também não registrou ocorrência sobre esse fato pois disse que não queria expor essa relação e que tinha receio de registrar essas ocorrências por causa da agressividade de Samuel", relatou o delegado Evy Paternostro.

 

 

 

 

Fonte: G1 BA

 

 

 

Foto: Paul Biris/Getty Images

Voluntário em testes clínicos da vacina da Universidade de Oxford (ING) e do laboratório Astrazeneca, um médico brasileiro morreu de complicações de Covid-19. O óbito ocorreu na quinta-feira (15) e divulgada nesta quarta-feira (21) pelo jornal O Globo.

A vítima fatal, que também não teve a identidade revelada, tinha 28 anos e não apresentava comorbidades. Participou do teste em setembro, mas não foi divulgado se ele recebeu a vacina ou o placebo. O método usado nos testes é o duplo-cego – metade recebe a substância em teste e a outra metade um placebo. Nem pesquisadores e nem voluntários sabem em quem foi aplicada a vacina.

Segundo a revista Exame, o falecimento não interromperá os testes. O Comitê Internancional de Avaliação de Segurança sugeriu a sua continuidade. A Anvisa foi comunicada do falecimento do brasileiro.

Desde março, o médico e voluntário participava do atendimento às vítimas do novo coronavírus no Rio de Janeiro, inclusive em UTIs. Com informações de O Globo e da revista Exame.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução/TV Bahia

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, a cerca de 100 Km de Salvador, investiga um possível caso de reinfecção pela Covid-19. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20), por Melissa Falcão, que é coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao coronavírus no município.

O paciente é um homem de 56 anos que testou positivo pela primeira vez para Covid-19 em junho e voltou a ter o resultado positivo recentemente. Ela explicou que ele apresenta sintomas característicos da doença.

"Temos um paciente do sexo masculino de 56 anos que teve o exame positivo em junho e, agora em outubro, com mais de 90 dias de intervalo, positivou novamente para o coronavírus, com sintomas característicos da doença, apresentando um quadro mais intenso nesta segundo episódio do que no primeiro", contou.

Feira de Santana foi o primeiro município baiano a registrar casos de Covid-19, no início de março. Conforme o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta terça-feira, a cidade já tem 14.921positivos do novo coronavírus desde o começo da pandemia.

Até o começo deste mês, Tomba, Sim e Mangabeira assumiam na liderança do número de casos de Covid-19 por bairros na cidade.

Ocupação dos leitos na cidade

Na segunda-feira (19), o Hospital de Campanha atingiu uma marca que desde julho não era vista: 100% de ocupação. Os 10 leitos de UTI estavam ocupados. Já nesta terça, a taxa chegou a 90%, mas porque um dos pacientes morreu.

Há duas semanas, oito leitos de UTI do hospital de campanha foram desativados. Segundo o diretor médico da unidade, os leitos podem voltar a funcionar caso seja necessário.

"Eles podem ser reativados se houver necessidade. Estava tendo baixa ocupação. A média em setembro de ocupação de leitos foi de 7.5 paciente dia. Então, eram muitos leitos para 7.5", contou Francisco Mota, diretor médico do hospital de campanha.

No Hospital Geral Clériston Andrade, as taxas de ocupação também preocupam. A unidade contava com 40 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19.

Há mais de uma semana, no entanto, esse número diminuiu. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, 10 dos 40 leitos foram destinados a pacientes com outras doenças graves. Com isso, a taxa de ocupação chegou a 77% na última segunda. Nesta terça, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do Clériston Andrade II está em 43%, e dos leitos clínicos em 86%./

Ainda segundo Melissa Falcão, apesar das taxas, o município está numa situação estável.

"Não há um decréscimo importante e nenhum aumento. Mas precisamos ficar alertas para que não haja um novo pico, uma nova ascensão desses números. Não podemos ter um clima de que já acabou”, disse.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM), divulga que iniciará a comercialização de duzentas mudas de Copo de Leite, também conhecida como Lírio da Paz (Zantedeschia aethiopica) ao valor de R$ 15,00 a unidade.

As mudas são produtos excedentes do Viveiro do Núcleo de Meio Ambiente, localizado no Campus Cruz das Almas. Os interessados devem procurar o Núcleo de Meio Ambiente para escolha do produto e cálculo do valor para emissão da Guia de Recolhimento (GRU).

A UFRB não se responsabilizará por despesas de carregamento e transporte das mudas adquiridas e nem fará em nenhum momento reserva das mesmas.

Os interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Meio Ambiente localizado na UFRB, Campus Cruz das Almas, Bahia, Rua Rui Barbosa, nº 710, Cruz das Almas (BA), ou pelo telefone: (75) 3673-0520 Ramal: 0516 ou pelo e-mail numam.cimam@proplan.ufrb.edu.br.

 

Fonte: UFRB

Foto : Felipe Oliveira/EC Bahia

O goleiro Gabriel de Souza, do Bahia, foi convocado ontem (20) para a seleção brasileira sub-17. A lista foi divulgada à noite, pelo treinador Paulo Victor Gomes.

O técnico chamou 26 jogadores, que se reunirão a partir do dia 2 de novembro em Itu (SP) para um período de 11 dias de treinamento. A equipe começa a se preparar para o Sul-Americano da categoria, que será disputado em abril do ano que vem.

Confira a lista completa:

Goleiros:

Gabriel (Bahia)

Gustavo Reis (Bragantino)

Murilo (Palmeiras)

Mycael (Athletico-PR)

Zagueiros:

Kaiky (Santos)

Rômulo (Atlético-MG)

Tiago Coser (Chapecoense)

Victor Gabriel (Sport)

Vinícius Serafim (Palmeiras)

Laterais:

Ataíde (Athletico-PR)

Vinícius Tobias (Internacional)

Ramon (Botafogo)

Thauan Lara (Internacional)

Meias:

Arthur (Fluminense)

Caio Ribas (Atlético-MG)

David (Ceará)

Kauê (Botafogo)

Robinho (Palmeiras)

Victinho (Atlético-MG)

Atacantes:

Erick (Vasco)

Felipe Augusto (Corinthians)

Giovani (Palmeiras)

Matheus França (Flamengo)

Matheus Nascimento (Botafogo)

Sávio (Atlético-MG)

Ângelo (Santos)

 

Fonte: Metro1

Foto: divulgação/Cinemark Salvador Shopping

O Cinemark Salvador Shopping anunciou a reabertura de oito salas (seis convencionais e duas Prime), na próxima quinta-feira (22). O cinema vai funcionar de segunda a domingo, com sessões que iniciam entre 15h e 20h. A bilheteria abrirá as 14h30, exclusivamente para pagamentos em espécie. Já as Máquinas de Autoatendimento (ATMs) estarão disponíveis desde a abertura do shopping.

A programação conta com estreias dos filmes “A Ilha da Fantasia” e “Magnatas do Crime”, além do “Festival De Volta Para o Cinema”, que vai trazer longas que já fizeram sucesso na telona. Entre os títulos estão “Harry Potter e a Pedra Filosofal, “Os Vingadores”, Divertida Mente” e “Minha Mãe É Uma Peça”.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Reprodução/Youtube/climaaovivo.com.br/Bramon

Um meteoro luminoso que passou pela atmosfera da Terra na noite desta segunda-feira (19) pôde ser visto das cidades de Curaçá e Paulo Afonso, ambas no norte da Bahia. Quem estava em municípios de Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco também conseguiu observar.

"A gente chama de fireball, é um meteoro luminoso. É basicamente quando um fragmento de rocha espacial um pouco maior atinge a atmosfera da Terra", afirmou Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

"Geralmente, temos meteoros formados por fragmentos do tamanho de um grão de areia, de feijão – e esse aí parece ser um pouco maior. Por ser maior, tem mais energia e acaba gerando um meteoro mais luminoso, as pessoas veem como uma bola de fogo cruzando o céu", explicou o astrônomo.

Ainda segundo Zurita, o fenômeno é esporádico e, neste caso, não oferece riscos a ninguém.

"Ele foi completamente consumido durante a passagem atmosférica, ficou desintegrado mesmo", contou.

Marcelo Zurita explicou, ainda, que o meteoro registrado nas cidades baianas não pertence a nenhuma chuva específica. Mas o astrônomo conta conta que há uma chuva de meteoros ativa aqui no Brasil.

"No momento, temos a Oriónidas, que é formada por fragmentos do cometa Halley. Aquela trilha de poeira que o cometa deixa em órbita do sol nas passagens anteriores dele. E quando a Terra atravessa essa trilha de poeira, alguns fragmentos minúsculos provocam os meteoros que a gente vê, mas não foi o caso de ontem, que não tem associação com a essa chuva", disse Marcelo.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Fotos Públicas

O estado reúne nesta terça-feira (20) 6.849 pacientes com vírus ativo. Estes infectados ainda estão com a Covid-19 e podem transmitir o novo coronavírus. O boletim epidemiológico divulgado na tarde desta terça informa ainda que em 24 horas foram confirmados mais 1.762 novos infectados e 1.605 pacientes foram considerados curados.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, as cidades com maior número de casos ativo são Salvador (1.109), Feira de Santana (275), Itabuna (182), Vitória da Conquista (127), Teixeira de Freitas (120), Itororó (113), Conceição do Coité (109), Irecê (100), Lauro de Freitas (96), Ihéus e Itapetinga (87).

Durante a pandemia, foram diagnosticadas 337.994 infecções. Destes contaminados, 323.782 já são considerados curados e 7363 morreram – 21 óbitos foram contabilizados no último boletim, além dos casos ativos. Um grupo de 78.004 pessoas estão em investigação da suspeita de Covid-19.

Salvador abrigou 3.825 mortos na divisão por local de ocorrência. As cidades do interior com mais registro são: Itabuna (414), Vitória da Conquista (386), Ilhéus (378) e Feira de Santana (259). Por local de residência, ainda conforme o boletim epidemiológico, a capital teve 2.847 casos fatais, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista registraram 353, 251, 247 e 179 ocorrências, respectivamente.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Reprodução

Assim como em 2019, o Brasil não adotará o horário de verão em 2020. A medida temporária usada de 2008 a 2018, em 10 estados, foi suspensa pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em decreto publicado em abril do ano passado.

A redução da economia do horário de verão passou a ser percebida e questionada em 2017, após uma queda de consumo ser registrada. Em 2013, a economia havia sido de R$ 405 milhões, caindo para R$ 159,5 milhões em 2016, uma queda de 60%.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A sétima parcela do auxílio emergencial de R$ 300 começa a ser paga na segunda-feira (19) para os beneficiários do Bolsa Família, ao todo 16,3 milhões de pessoas.

O valor permanece de R$ 600 apenas para mães chefes de família e de acordo com o Ministério da Cidadania, as nove parcelas só serão pagas a quem começou a receber o auxílio em abril.

O calendário de pagamentos segue a ordem do dígito final do número do NIS, começando pelo 1 e assim por diante até o dia 30 de outubro.

Os cadastrados pelo aplicativo do auxílio emergencial, ou CadÚnico, receberá o benefício seguindo outro calendário, cujo o pagamento tem início no dia 30 e o saque fica disponível até o dia 5 de dezembro.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas em processos seletivos para preenchimento de vagas de pós-graduação e residência para cursos das áreas de saúde. [Veja lista de cursos no final da matéria].

A seleção deste ano será realizada, pela primeira vez, de forma virtual e as aulas estão previstas para começar em 2021. Ao todo, serão ofertadas 200 vagas que seguirão os protocolos sanitários e as orientações do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19, na instituição.

Os editais já abertos podem ser conferidos no Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). As inscrições são realizadas na mesma plataforma.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 65 para os cursos de mestrado e R$ 75 para os cursos de doutorado. Os critérios de seleção envolvem análise da documentação exigida, provas escrita, oral e de línguas estrangeiras e defesa de um projeto de pesquisa.

As vagas para Residências serão distribuídas para os programas de Nutrição e Enfermagem. Mais informações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da UFRB e nos sites dos respectivos cursos.

A UFRB é sediada no município de Cruz das Almas, com unidades em Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

 

Fonte: G1

Foto : Paula Fróes / GOVBA

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 654 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 829 curados (+0,3%). O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas. Dos 335.351 casos confirmados desde o início da pandemia, 321.266 já são considerados curados e 6.769 encontram-se ativos.

O boletim contabiliza ainda 680.406 casos descartados e 77.139 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (18).

Na Bahia, 27.815 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

 

Fonte: Metro1

Foto : Divulgação / Imperatriz

A Jacuipense bateu ontem (18) a equipe do Imperatriz por 3 a 1 em jogo válido pela 11ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, no estádio de Pituaçu.

Com o resultado, o time baiano chegou aos 16 pontos e agora está na quinta posição da competição nacional. O próximo jogo  será contra o Manaus no próximo sábado (24), às 17h, na Arena da Amazônia.

 

Fonte: Metro1

Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Quem estiver de Covid-19 nos dias de votação da sucessão municipal poderá justificar a ausência junto à Justiça eleitoral. O mesmo vale para os casos suspeitos, quem por exemplo entrou em contato com alguém com Covid-19. O procedimento é semelhante para aqueles que estiverem fora do domicílio eleitoral ou impedidos de comparecer às urnas, segundo confirmou o TRE-BA em contato do bahia.ba.

O requerimento de Justificativa Eleitoral estará disponível nas págias do Tribunal Superior Eleitoral, nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e no aplicativo e-titulo. O prazo é de 60 dias e valerá apenas para um turno especificamente. Se a pessoa ficar impossibilidade de ir para a sessão de votação nos dias 15 e 29, terá que apresentar duas justificativas.

Para quem não puder votar por outro motivo – como ausência no domicílio eleitoral – o formulário estará disponível gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e nos locais de votação ou de justificativa.

 

Fonte: Bahia.ba

Reprodução/ TV Bahia

Uma menina de 5 anos morreu após ser atingida pela marquise que sustentava uma caixa d'água da casa em que ela estava, em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, no final da manhã desta terça-feira (13).

De acordo com a delegada Andréa Arrais, que está acompanhando o caso, a criança estava brincando no local quando a estrutura cedeu. A menina chegou a ser socorrida pelo pai, para o Hospital Geral Menandro de Faria, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade.

A menina completou 5 anos no último dia 3. O acidente aconteceu na casa da madrinha da criança, que fica na Rua Santa Helena, no bairro de Portão. Por causa das aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, a menina estava ficando com a madrinha enquanto os pais iam trabalhar.

O caso foi registrado na Delegacia de Portão, onde é investigado.

 

 

Fonte: G1

Foto: Redes sociais

Uma mulher de 36 anos foi morta a facadas em Canavieiras, cidade no sul da Bahia, na segunda-feira (12). De acordo com a polícia, o companheiro dela, identificado como Carleondas Brito Meira, é suspeito do crime. Ele é procurado por policiais.

O caso aconteceu em um acampamento de ciganos, perto da rodoviária do município e onde Ana Paula Silgueira de Jesus morava com o companheiro.

A família da vítima contou à polícia que o crime aconteceu por volta das 17h45, após uma discussão do casal durante uma comemoração o dia de Nossa Senhora Aparecida, da qual os ciganos são devotos. O suspeito fugiu em seguida.

O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus. Não há informações sobre o enterro.

 

 

Fonte: G1

Foto : TV Globo/Reprodução

Um estudo publicado na renomada revista científica britânica The Lancet confirma o primeiro caso de reinfecção por coronavírus nos Estados Unidos, sendo o quinto em todo o mundo.

A descoberta dos pesquisadores já havia sido anunciada no fim de setembro, mas as evidências de reinfecção ainda não tinham sido avaliadas por outros cientistas da área.

O caso é de um homem de 25 anos que foi infectado em duas ocasiões, em um intervalo de 48 dias. Sua segunda contaminação foi mais grave e ele chegou a ser internado e precisa de suporte de oxigênio

Os outros casos de reinfecção confirmados ocorreram na Bélgica, Holanda, Hong Kong e Equador. Apenas os pacientes dos EUA e Equador apresentaram quadros mais graves na segunda contaminação.

 

Fonte: Metro1

Foto : Divulgação/FPF

O atacante português Cristiano Ronaldo foi dispensado hoje (13) dos trabalhos da seleção do país depois de ter sido diagnosticado com Covid-19. O anúncio foi feito pela Federação Portuguesa de Futebol nesta terça-feira. Capitão da equipe, CR7 está assintomático e em isolamento. Ele vai desfalcar o time contra a Suécia, na quarta-feira (14) no estádio José Alvalade, em jogo válido pela fase de grupos da Liga das Nações.

"Na sequência do caso positivo os restantes jogadores realizaram novos testes esta terça-feira de manhã, todos com resultado negativo, e estão à disposição de Fernando Santos para o treino desta tarde, na Cidade do Futebol", diz a nota publicada pela Federação.

Por conta do isolamento, Cristiano Ronaldo também vai desfalcar a Juventus contra o Crotone e o Hellas Verona, em duelos válidos Serie A da Itália, pela Juventus. O jogador também não estará presente na estreia da equipe italiana na Liga dos Campeões frente ao Dynamo Kiev.

Ronaldo é o terceiro jogador de Portugal a ser infectado com o novo coronavírus. Antes dele, foram indicados casos positivos de José Fonte e Anthony Lopes.

 

Fonte: Metro1

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O técnico da Seleção Brasileira, Tite, segue apostando no rodízio para o uso da braçadeira de capitão. Desta vez, quem vai liderar a equipe é Thiago Silva, na partida de terça-feira (13), às 21h, contra o Peru, na segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Neymar foi o capitão da seleção durante a Copa do Mundo da Rússia e nos seis amistosos após a competição. No entanto, ele perdeu o privilégio em maio do ano passado, após agredir um torcedor no final da Copa da França.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo regular das residências na área da saúde e dos cursos de pós-graduação stricto sensu para ingresso no semestre 2021.1. Ao todo, serão ofertadas 200 vagas que seguirão os protocolos sanitários e as orientações do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19. O processo seletivo será, pela primeira vez, totalmente virtual, exigindo mudança nos procedimentos internos.

O professor Maurício Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Criação (PPGCI), falou sobre a iniciativa. “Não podemos, neste momento, deixar de atentar aos protocolos de segurança indicados pelo comitê interno da UFRB. Precisamos atuar para a ampliação e consolidação de nossos programas de pós-graduação sem perder de vista os cuidados necessários à segurança dos envolvidos: candidatos, servidores técnicos e docentes. Estamos preparando os protocolos internos para que o processo seletivo transcorra a contento e tenhamos condições de iniciar 2021.1 da melhor maneira neste contexto de distanciamento social”, afirma.

No âmbito das residências as vagas serão distribuídas para os programas de Nutrição e Enfermagem. No caso dos stricto sensu as vagas estão distribuídas nos cursos de Arqueologia e Patrimônio Cultural; Ciências Sociais; Ciência Animal; Comunicação; Defesa Agropecuária; Educação do Campo; Educação Científica, Inclusão e Diversidade; Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social; Política Social e Territórios; Recursos Genéticos Vegetais; Saúde da População Negra e Indígena; Solos e Qualidade de Ecossistemas; Microbiologia; e Ciências Agrárias.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) para os cursos de mestrado e R$ 75,00 (setenta e cinco reais) para os cursos de doutorado. Os critérios de seleção envolvem análise da documentação exigida, provas escrita, oral e de línguas estrangeiras e defesa de um projeto de pesquisa.

Mais informações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e nos sites dos respectivos programas. Confira os editais abertos e realize a inscrição no Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).

 

Fonte: UFRB

Foto : Divulgação/Prefeitura de Amargosa

Um novo tremor de terra foi registrado ontem (12) na Bahia, nas cidades de Amargosa e São Miguel das Matas, que ficam entre o Recôncavo Baiano e o Vale do Jiquiriçá. A informação é do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O fenômeno teve magnitude preliminar calculada em 1.3 e foi registrado às 16h24 pelas estações sismográficas da rede RSISNE, que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e é operada pelo laboratório da UFRN.

Moradores da região relataram barulhos do estrondo do tremor, mas não há registro de feridos ou de casas destruídas, segundo o laboratório.

 

Fonte: Metro1

Foto : Pietro Carpi/ECV

O Vitória recebeu na noite de ontem (6) o time do América-MG e perdeu por 2 a 1, com direito a dois gols marcados no primeiro tempo do jogo. O confronto foi realizado no Barradão, em Salvador, e foi válido pela 14ª rodada da Série B do Brasileirão. Marcaram para o time mineiro os atacantes Ademir e Felipe Azevedo. De pênalti, Carleto diminuiu para o Leão.

O rubro-negro levou o primeiro gol após pressão do time adversário. Sem conseguir ameaçar a meta do Coelho, o Leão sucumbiu e sofreu com Ademir, que marcou um belo gol em chute colocado no ângulo da meta defendida por Ronaldo. Sem conseguir reagir, o Vitória levou o segundo após bola rebatida na área rubro-negra. Felipe Azevedo aproveitou a sobra na área e chutou para deixar o time mineiro em vantagem.

Na etapa final, o Leão foi para cima, mas não conseguia efetividade no ataque. Somente no apagar das luzes que Jordy Caicedo sofreu pênalti e Carleto cobrou para diminuir. Mesmo após boas chances, o Vitória não conseguiu empatar o placar e somou mais uma derrota, a segunda segunda no campeonato. Este é o terceiro jogo do rubro-negro sem uma vitória.

Com o resultado, o time baiano foi parar na 10ª posição da tabela, com 18 pontos. Na próxima rodada, no sábado (10), o Vitória tem pela frente o Avaí, novamente em casa, às 16h.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

Estão abertas a partir desta terça-feira (06) as inscrições para a Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec 2020. O maior evento do calendário acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está em sua sexta edição e este ano será realizado de forma virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. As inscrições para participantes podem ser feitas, exclusivamente pela internet, até o dia 02 de novembro.

Os inscritos também podem participar da Reconcitec por meio de apresentações de trabalhos. Os resumos dos trabalhos devem ser submetidos até o dia 12 de outubro, exclusivamente por meio do sistema online disponível no site do evento. Os autores dos trabalhos aceitos deverão enviar posteriormente um videopôster, conforme instruções específicas, para ser exibido durante o evento. A participação é obrigatória para bolsistas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Extensão e de Programa de Permanência Qualificada.

Além da comunidade acadêmica da UFRB, também é esperada para o evento a participação de discentes, docentes e pesquisadores de outras instituições científicas nacionais e internacionais; funcionários de empresas público-privadas; representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul) e da sociedade em geral.

A edição 2020 da Reconcitec traz como tema “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável conectando Universidade e Sociedade”. A escolha é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), trazendo uma coleção de metas e ações que conduzem a um futuro social e economicamente possível para todos os indivíduos. Os ODS são um roteiro para concretizar os direitos humanos e a redução das desigualdades nas mais variadas dimensões.

O papel da universidade frente a esses desafios motivou a definição da temática do evento este ano. De acordo com a comissão organizadora, a universidade possui posição de protagonismo na articulação entre gestores públicos e a sociedade em vencer os obstáculos e fazer avançar as metas de desenvolvimento. “De maneira sistematizada, os ODS podem ser o arcabouço teórico e prático que conduzem a discussão e produção de conhecimento na universidade com e para a sociedade”, explica a comissão.

Na programação, que será divulgada em breve, está prevista a participação de pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. Foram convidados diversos especialistas para os debates. A Reconcitec 2020 começa no dia 3 e segue até o dia 6 de novembro, com mesas redondas, conferências, apresentações de trabalho no formato de videopôsteres e performances artísticas. O evento será transmitido via web por meio das plataformas virtuais e redes sociais da UFRB.

Eventos paralelos – Concomitante à programação principal da Reconcitec 2020, ocorrem o XIV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XIV SEPIP); o V Simpósio de Extensão; o III Seminário de Permanência Estudantil; a VIII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VIII FAESOL); II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo (II SEIRECON) e II Simpósio de Graduação da PROGRAD.

Realização – A Reconcitec 2020 é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da UFRB e tem o apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Fonte: UFRB

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal libera hoje (6) os saques e transferências de parcelas do auxílio emergencial para 3,9 milhões de pessoas nascidas em junho. Esses beneficiários, que não fazem parte do Bolsa Família, tiveram o dinheiro creditado na poupança social digital no dia 16 de setembro. Foram pagos, na ocasião, R$ 2,5 bilhões para esse público, no ciclo 2 de pagamentos do programa.

Os saques em dinheiro podem ser feitos nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências. A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas à espera de atendimento. Todas as pessoas que comparecerem, de segunda a sexta, das 8h às 13h, serão atendidas no mesmo dia.

Além disso, ainda é possível movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar boletos e fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro.

O calendário de pagamentos do auxílio emergencial é organizado em ciclos de crédito em conta poupança social digital e de saque em espécie. Os beneficiários recebem a parcela a que têm direito no período, de acordo com o mês de nascimento. Para os beneficiários nascidos em julho, os saques e transferências serão liberados a partir de quinta-feira (8).

No ciclo 2 do auxílio emergencial, mais três públicos foram incluídos: trabalhadores que fizeram o cadastro nas agências dos Correios entre 2 de junho e 8 de julho; trabalhadores que fizeram a contestação pelo site da Caixa ou App Caixa Auxílio Emergencial de 3 de julho a 16 de agosto e foram considerados elegíveis; beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em meses anteriores, mas que tiveram o benefício reavaliado em agosto.

Aqueles que tiveram os pagamentos retidos vão receber todas as parcelas a que têm direito de uma só vez, dentro do ciclo 2. Já os trabalhadores que optaram por realizar o cadastro nos Correios e aqueles que contestaram vão receber a primeira parcela dentro do ciclo 2. As parcelas P2 e P3 serão pagas no ciclo 3 e as parcelas P4 e P5, no ciclo 4.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Reginaldo Ipê/Tribuna da Bahia

Previsto para acabar em dezembro deste ano, o fim do auxílio emergencial deve deixar aproximadamente 38 milhões de brasileiros sem nenhuma assistência, depois de serem afetados pela pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19.

A perspectiva é da Fundação Getulio Vargas (FGV), cujo estudo apontou que os chamados de “invisíveis” pelo ministro Paulo Guedes (Economia), são em sua maioria pessoas de baixa renda, pouca escolaridade e ocupadas em atividades informais.

Segundo pesquisadores da FGV, os 38 milhões correspondem ao número de pessoas que receberam a primeira parcela do auxílio – de um total de 67 milhões–, mas não estão inscritas no Cadastro Único e, portanto, não vão receber o Bolsa Família quando a transferência emergencial for encerrada.

Eles representam 61% da parcela da população que recebeu o auxílio emergencial. Mais da metade desses trabalhadores (64%) são informais, 74% deles têm renda até R$ 1.254 e são em sua maioria pessoas de baixa escolaridade, com no máximo o ensino fundamental (55%). As informações são da Folha de S.Paulo.

 

Fonte: Bahia.ba

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.