Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sábado , 23 de Janeiro de 2021
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que até o momento já foram vacinadas 193 pessoas, no Município, além disso, foram confirmados 11 novos casos de Coronavírus nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro de 2021.

No total 81 casos estão ativos, sendo que 04 pacientes estão internados em Unidades Hospitalares de referência para Covid-19 e mais 18 pessoas estão recuperadas. O Município já confirmou 2725 casos e houve 23 óbitos. No momento 348 pessoas aguardam resultado dos exames e 2621 pacientes já estão recuperados.

É importante que toda população continue adotando rigorosamente as medidas de proteção. O uso de máscara e o distanciamento social são essenciais. Dúvidas ou ajuda, ligue para a Secretaria de Saúde, no telefone: (75) 3621-8200.

 

Fonte: ASCOM

Foto : Reprodução

O veículo Fiat Siena, branco, de placa policial OUU 1488, roubado na noite da última quarta-feira, 20, por quatro homens armados na comunidade da Boca da Mata, zona rural de Cruz das Almas, foi encontrado pela polícia na tarde de ontem, 21.

O carro foi localizado em um estacionamento na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. A mobilização da população que divulgou a situação nas redes sociais foi importante para recuperar o automóvel. A autoria do crime ainda é desconhecida.

 

Fonte: Diego Azevedo – Informe Cruz

Foto : Divulgação

Até às 14h de ontem (21), mais 16.931 baianos foram imunizados contra a Covid-19. As primeiras doses da vacina Coronavac já foram enviadas para todos os 417 municípios baianos, que tiveram o terceiro dia de vacinação nesta quinta.

As doses foram aplicadas em profissionais de saúde (33.216), indígenas aldeados (705), idosos em instituições de longa permanência (705) e pessoas com deficiência (213).

Salvador é a cidade com o maior número de pessoas vacinadas: 8.548. Logo em seguida estão Santo Antônio de Jesus (1.000), Ilhéus (835), Itabuna (800) e Lauro de Freitas (793). Feira de Santana e Vitória da Conquista, as duas cidades mais populosas da Bahia depois da capital baiana, vacinaram até agora menos de 500 pessoas cada.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação/ Inep

Resolver questões de anos anteriores, revisar conteúdos estudados durante o ano e relaxar um pouco são algumas das dicas de professores entrevistados pela Agência Brasil para os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (24). No segundo dia de aplicação da versão impressa do exame, os candidatos resolverão questões de matemática e de ciências da natureza.

“Neste momento, quando se fala em exatas, a grande dica é fazer as provas anteriores. Pegar as duas últimas provas e ter calma”, diz o diretor-geral do Colégio e Curso Progressão e professor de matemática, Leonardo Chucrute. “O Enem não quer colocar pegadinha para o candidato. O que ele está cobrando é aquilo mesmo. Acredite no que a prova está pedindo, é aquilo mesmo, é o que você sabe fazer. O que falo para o candidato é, mantenha a calma, você está preparado, você estudou, acredite em você”.

Segundo Chucrute, com base na prova do último domingo (17), primeiro dia de aplicação do Enem, a expectativa é que o exame tenha menos textos longos e que os enunciados sejam mais objetivos.

“Não é o momento de querer aprender conteúdos novos, de tirar o atraso, porque isso pode gerar tensão e cansaço desnecessários nesta reta final. Importante revisar e focar nos conteúdos que mais caíram nas provas”, diz o gerente executivo de Avaliações e Conteúdo Digital do SAS e professor de química, Caê Lavor. Na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão disponíveis as provas e os gabaritos dos anos anteriores do Enem.

A expectativa de Lavor é que o Enem mantenha o padrão dos conteúdos das últimas edições. “Será uma prova que repete os padrões do Enem. Tanto no conteúdo quanto na abordagem de problemas e conteúdos que são relevantes para o dia a dia dos alunos, que são relevantes para o cotidiano. O Enem cobra problemas e situações práticas, conteúdos que têm aplicação no dia a dia, conteúdos muito técnicos não costumam ser cobrados”.

Razão, proporção, porcentagem, regra de três são, segundo os professores, conteúdos recorrentemente cobrados na prova de matemática. Em biologia, o conteúdo destacado é ecologia; em física, mecânica, que envolve aceleração, velocidade e troca de energia; e, em química, físico-química, que engloba cálculo químico e aplicações práticas das reações químicas.

Na hora da prova

Segundo o professor e coordenador de matemática do sistema COC by Pearson, Luiz Fernando Duarte, o estudante deve começar pelas questões com as quais tem mais afinidade. “Deve começar pela situação em que se sente mais forte, com o que tiver mais facilidade, para começar com mais confiança. Deve ser aí o ponto de partida”, diz.

“Em uma leitura cuidadosa é possível identificar as questões que podem ser resolvidas mais rapidamente. Isso significa fazer um bom número de questões e ter mais tempo para fazer questões com exigência maior”, orienta. Segundo Duarte, um tempo médio para a resolução das questões é de três minutos para cada. Uma técnica recomendada é que os candidatos leiam com atenção os enunciados, que grifem as partes mais importantes, que podem ajudar na resolução.

Ao todo, os estudantes terão cinco horas para resolver 90 questões. “Tivemos o caso de um aluno, ainda que ele estava fazendo a prova apenas como treineiro, que passou cerca de 30 minutos em uma questão e não conseguiu concluir a prova. Deixou de resolver questões elementares que só de passar o olho conseguiria resolver”, conta o professor de matemática do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI), Raimundo Alves de Brito. “O estudante tem que saber identificar aquelas questões que certamente consegue resolver”, acrescenta.

Respirar

Em um ano atípico como o ano letivo de 2020, com a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus e, agora, com a realização do exame com uma série de medidas de biossegurança, os estudantes enfrentam uma ansiedade ainda maior. “A gente nem sabe como pedir, está todo mundo muito agitado, mas eu pediria calma. A prova está difícil para todo mundo, a situação é essa para todo mundo. É preciso calma e concentração para fazer a prova”, recomenda Brito.

Ele conta que enfrentou uma série de dificuldades ao longo do ano, com internet escassa no município, por vezes, estudantes não conseguiam sequer acessar um vídeo de três minutos. “Foi muito difícil, foi um ano horrível. A gente conseguiu mais ou menos cumprir a carga horária, mas as aulas ficam muito deficitárias. Estamos esgotados. A gente consegue sentir que não funcionou como a gente queria”, diz o professor.

Lavor concorda. “É um momento de manter a calma. Sei que é difícil. Muitas vezes, o estudo desenfreado e a busca de conhecimento agora criam tensão. Estudar poucas coisas, manter a calma e pensar que este momento vai ser importante para que sejam definidos os próximos passos, a universidade, mas este momento não define quem a gente é”, diz.

Ele chama a atenção para algo fundamental: a respiração. Uma dica é toda vez que o estudante se perceber nervoso, notar a respiração acelerada, parar e apenas respirar, até que ela desacelere. “Identificar a respiração pode ajudar a ter mais atenção plena. A estar presente no momento. Escutar o barulho da respiração por dez segundos”.

Enem 2020

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (17) e segue no próximo (24). No primeiro dia de aplicação, o exame teve abstenção recorde de 51,5%. Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, 2.842.332 faltaram às provas. Nesta edição, o Enem terá uma versão impressa e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Os candidatos que tiverem sintomas de covid-19 e de outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer aos locais de prova. Devem comunicar ao Inep pela Página do Participante. Esses candidatos terão direito à reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta terça-feira (19), a Prefeitura de Governador Mangabeira publicou nas redes sociais recebendo o primeiro lote da vacina contra a COVID-19, contendo 130 doses.

Segundo Tiago Pedreira, Secretário de Saúde, este primeiro lote será vacinado os profissionais de saúde que atuam diretamente contra o coronavírus, pessoas que vivem em lares de idosos e também pessoas que vivem na Clínica Rosa dos Ventos.

“Muita felicidade para todos nós que estamos trabalhando nessa luta constante contra esse vírus. Vamos todos trabalhar, começamos a vacinar ainda hoje e em breve anunciamos as novas vacinas que vão chegar”, complementou.

Dentro de alguns dias o município receberá novos lotes da vacina.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foram confirmados 08 novos casos de Coronavírus nesta, segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2021.

No total 91 casos estão ativos, sendo que 03 pacientes estão internados em Unidades Hospitalares de referência para Covid-19 e mais 78 pessoas estão recuperadas.

O Município já confirmou 2.613 casos e houve 23 óbitos. No momento 348 pessoas aguardam resultado dos exames e 2.499 dos pacientes já estão recuperados.

É importante que toda população continue adotando rigorosamente as medidas de proteção. O uso de máscara e o distanciamento social são essenciais.

Dúvidas ou ajuda, ligue para a Secretaria de Saúde, no telefone: (75) 3621-8200.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (18) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 295 (duzentos e noventa e cinco). Dos pacientes que constam como confirmados, apenas 23 (vinte e três) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar, 269 (duzentos e sessenta e nove) estão recuperados e 03 (três) óbitos.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde caiu para 54 (cinquenta e quatro), 35 (trinta e cinco) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testadas e 510 (quinhentos e dez) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 08 (oito) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 06 (seis) casos recuperados e 02 (dois) óbitos.

Foto: Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal liberou ontem (18) as operações de saques e transferências de parcelas do auxílio emergencial e auxílio emergencial extensão para 3,4 milhões de pessoas nascidas em agosto.

Esses beneficiários tiveram o dinheiro creditado na poupança social digital nos ciclos 5 e 6 de pagamentos do programa, no total de R$ 2,4 bilhões. Agora, quem ainda tiver recursos na conta poderá sacar nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro.

Além disso, é possível movimentar ou transferir os recursos para contas em outros bancos por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele ainda é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.

O calendário do auxílio emergencial foi organizado em seis ciclos de crédito em conta poupança social digital e de saque em espécie, de acordo com o mês de nascimento. Em dezembro, a Caixa encerrou a etapa de pagamentos em conta. Já a liberação das operações de transferências e saques acontece até 27 de janeiro.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Camila Souza/GOVBA

A Bahia vai receber na noite desta terça-feira (19) 18 pacientes transferidos de Manaus. A informação foi dada nesta manhã pelo governador do estado, Rui Costa. Ele participou do evento com as primeiras baianas que receberam doses da vacina Coronavac, ocorrido no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador.

Vale lembrar que o estado disponibilizou 30 leitos para pacientes vindos do Amazonas, sobretudo da capital, que vive um colapso no sistema de saúde por causa do aumento na quantidade de casos da Covid-19. Na semana passada, Manaus viveu uma situação dramática, com a falta de oxigênio para tratamento de pessoas internadas e relatos de pessoas morrendo asfixiadas nos hospitais devido ao problema.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Redes Sociais

Uma recém-nascida foi encontrada abandonada ao lado de um contêiner de lixo, na manhã desta segunda-feira (18), no bairro de Mussurunga 1, em Salvador. A menina usava apenas uma fralda e estava dentro de uma caixa de tênis.

Pessoas que passavam pelo local encontraram a bebê e a levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Cristóvão. A criança passa bem. Cristiane de Jesus Silva foi uma das pessoas que passavam pelo local e levou criança para ser atendida na UPA.

“Ela estava quieta, na caixa, de bruços, já com a fralda descartável e suando muito. Não chorava, não. A gente até pensou que estava morta, mas não estava. A gente pegou e trouxe pra UPA. Isso me chocou muito. Eu estou aqui até agora, desde 8h40 da manhã. Eu queria até levar pra casa, mas não pude levar pra casa”, conta.

Segundo informações dos médicos que atenderam a recém-nascida, ela tinha cerca de quatro horas de vida, quando foi encontrada.

 

Fonte: G1

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

Chegou na manhã desta terça-feira, 19, o primeiro lote contendo 1.700 doses da vacina Coronavac para a Região Leste de Saúde de Cruz das Almas. O imunizante chegou ao município por meio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).

O prefeito Ednaldo Ribeiro, o secretário de Saúde Sandro Borges, e toda a equipe responsável pela vacinação estiveram no Estádio Carmelito Barbosa Alves (Barbosão), aguardando a chegada da aeronave. A Prefeitura Municipal informou que neste primeiro momento, a cidade receberá apenas 35% das doses destinadas à fase 1.

Desta forma, serão priorizados os profissionais de saúde da linha de frente da covid-19 e os idosos em asilo. Assim que forem chegando as doses serão aplicadas de acordo as fases estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela SESAB.

Através de Cruz das Almas as doses serão distribuídas para os municípios de Sapeaçu, Governador Mangabeira, Conceição da Feira, Cabaceiras do Paraguaçu, Maragogipe, Muritiba, Cachoeira e São Félix.

 

Fonte: Forte na Notícia

Reprodução: TV Bahia

A apresentadora do telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia, Jéssica Senra, usou seu perfil no Twitter nesta segunda-feira (18) para criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Para ela, o presidente deveria anunciar a ampliação do auxílio emergencial, já que “perdeu a largada da vacina” contra o coronavírus no país. “Aqui na Bahia, a disputa entre os diferentes grupos políticos nos últimos anos foi pautada por quem realiza mais. O presidente poderia se inspirar e, já que perdeu a largada da vacina, poderia anunciar a ampliação do auxílio emergencial. É assim que a política serve ao povo”, escreveu.

“Quando políticos perceberem que trabalhar pelo povo aumenta a popularidade… imagina o que pode acontecer nesse país?”, ressaltou a jornalista.


Fonte: Bahia.ba

Foto : GovSP

Um balanço do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford, aponta que mais de 40 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. O Brasil apareceu pela primeira vez no levantamento, com 112 pessoas vacinadas.

O governo de São Paulo iniciou a imunização ontem (17), logo após a Anvisa aprovar por unanimidade o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca.

Na manhã de hoje (18), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que a vacinação vai começar a partir das 17h de hoje em todo o país.

 

Fonte: Metro1

Foto : Jefferson Rudy/Agência Senado

O pagamento do Bolsa Família começa hoje (18) e vai até o dia 29 deste mês. O depósito é feito de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

As famílias inscritas devem checar o número final do NIS, impresso no cartão de cada titular, para saber que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária.

Os depósitos acontecem nos últimos dez dias úteis de cada mês.

Para os finalizados em 1, o pagamento acontece hoje (18); em 2, amanhã (19); em 3, nesta quarta (20); em 4, nesta quinta (21); em 5, nesta sexta (22); em 6, na próxima segunda (25); em 7, na próxima terça (26); em 8, na próxima quarta (27); em 9, na próxima quinta (28); em 0, na próxima sexta (29).

As parcelas mensais ficam disponíveis para saque até 90 dias após o recebimento. Ele pode ser feito em agências, lotéricas ou correspondentes bancários sinalizados da Caixa Econômica Federal.

Mais de 14 milhões de famílias brasileiras estão inscritas no Bolsa Família.

 

Fonte: Metro1

Foto: Governo de São Paulo

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (17) que a distribuição da vacina contra o coronavírus para os estados e municípios será iniciada às 7h desta segunda-feira (18). O Ministério da Defesa deverá atuar no transporte aéreo dos imunizantes.

O ministro Eduardo Pazuello informou ainda que prevê o início da campanha de vacinação na quarta-feira (20), às 10h. Até então, o governo federal tem à disposição apenas as vacinas CoronaVac, já que os imunizantes de Oxford produzidos na Índia ainda não têm previsão de chegada no Brasil.

Na tarde deste domingo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a autorização de uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz, e CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

“Quero agradecer Anvisa e seus profissionais por tornarem essa agência competente na segurança e eficácia de medicamentos e imunizantes no Brasil. Agradecer Butantan e Fiocruz pelo empenho na busca de vacina tão importante para o combate ao coronavírus”, disse Pazuello, no início da entrevista coletiva.

Logo no começo, Pazuello criticou a imunização da enfermeira Mônica Calazans, em ato simbólico feito pelo governo de São Paulo, após a reunião da Anvisa. Pazuello chegou a falar em jogada de marketing e lembrou do contrato de exclusividade feito com o Instituto Butantan para adquirir as doses.

“Tudo o que tem no estado de São Paulo é contratado e pago pelo Ministério da Saúde, pago pelo SUS. O contrato é claro: exclusividade de 100% das doses. Reafirmo que a coordenação do Plano Nacional de Imunização é do Ministério da Saúde, por medida provisória com força de lei. E está pactuado com os governadores que todas as doses recebidas serão distribuídas de forma proporcional aos estados e entregues simultaneamente. A partir daí, iniciaremos a vacinação de forma igualitária”, afirmou.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Reprodução/ Aratu On

A noite de sábado (16) foi atípica no bairro da Barra em Salvador. Tudo porque um hóspede do Monte Pascoal Praia Hotel jogou notas de R$ 50 e R$ 100 pela janela do apartamento, causando uma grande confusão no local. Estima-se que no total, R$ 10 mil foram arremessados.

Populares que passavam em frente ao hotel se aglomeraram para pegar as notas que estavam no chão. Funcionários do estabelecimento chamaram a Polícia Militar, que chegou ao local e dispersou a população.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação/UFC

Baiano natural da cidade de Feira de Santana, o lutador Carlos Boi venceu o australiano Justin Tafa em sua terceira luta pelo Ultimate Fighting Championship (UFC ) na tarde do último sábado (16). O embate ocorreu na Ilha da Luta, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Boi venceu a luta após decisão dividida dos jurados. Ele saiu perdendo no primeiro round, mas conseguiu reagir no segundo e garantiu a vitória na etapa final. Essa foi a décima vitória de Carlos Boi no MMA, que só tem uma derrota na carreira.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Arquivo/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, ocorrido neste domingo (17), registrou um novo recorde de abstenção no concurso. O índice de candidatos inscritos ausentes ficou em 51,5%. Ou seja, mais da metade não compareceu na primeira etapa.

A maior taxa de abstenção anteriormente registrada foi em 2009, com 23% no primeiro dia e 37,7% no total, segundo o Ministério da Educação.

Apesar da quantidade de faltosos, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, considerou a realização da prova "algo vitorioso". Ele acredita que a alta porcentagem ocorreu por conta da "dureza e medo da contaminação", mas também por causa de "um trabalho de mídia contrário ao Enem muito grande".

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, a aplicação da avaliação foi "tranquila do ponto de vista da saúde sanitária".

"Não teve nenhum local de prova interditado", disse Lopes, se referindo a visitas de agentes de vigilância sanitária e do Ministério Público. "As normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelo Inep foram cumpridos durante a execução da prova", completou.

O índice de abstenção não inclui os dados de candidatos do estado do Amazonas e de duas cidades de Rondônia, onde o exame foi suspenso devido à gravidade da pandemia nos locais.

 

Fonte: Metro1

Foto : Governo de São Paulo

O governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac na tarde de hoje (17), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina contra a Covid-19.

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a receber a vacina.

Mônica faz parte do grupo de risco para a doença, e atua na linha de frente contra Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ela foi voluntária da terceira fase dos testes clínicos da CoronaVac realizados no país e tinha recebido placebo.

Após ser imunizada, ela recebeu do governador João Doria (PSDB) um selo simbólico com os dizeres “Estou vacinado pelo Butantan” e uma pulseira com a frase “Eu me vacinei”.

 

Fonte: Metro1

Foto: Universidade Federal do Amazonas

Por falta de oxigênio líquido para atender pacientes com Covid-19, a cidade de Manaus (AM) está remanejando infectados pelo novo coronavírus para outras capitais. De acordo com a Veja, em consequência do aumento de casos na segunda onda, a demanda pelo insumo pulou de 176 mil para 850 mil metros cúbicos por mês. Segundo o governo estadual, o fornecedor informou que haveria atraso na entrega por falta de capacidade de suportar o aumento da demanda.

O oxigênio já acabou em algumas unidades de saúde, como o Hospital Universitário Getúlio Vargas, o pronto-atendimento Dr. José de Jesus Lins de Albuquerque. À Veja, o governador Wilson Lins afirmou que uma triagem da Secretaria de Sáude está selecionando casos moderados. Os pacientes selecionados estão sendo deslocados para Goiânia (GO), Brasília, Teresina (PI), São Luís (MA), Natal (RN) e João Pessoa (PB).

O governador explicou que o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar cilindros de oxigênio, mas não se sabe se o material chegará ainda nesta quinta-feira. “Temos uma dificuldade muito grande de logística para que esse produto chegue aqui. Não temos carretas adaptadas para isso”, relatou.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: reprodução / Google Imagens

Um menino de 10 anos foi picado por um escorpião na tarde da última quarta-feira, 13, na Coplan, em Cruz das Almas. A criança, que não teve o nome divulgado, brincava no interior da residência onde mora, quando o animal que estava no telhado caiu e picou o garoto no pescoço. Sentindo dores, ele foi socorrido em um carro particular e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas já recebeu alta.

Fique sabendo

Na maior parte dos casos, os escorpiões são encontrados em terrenos baldios, velhas construções, áreas verdes descuidadas, pilhas de madeira, entulho e tijolos. Também são comuns em regiões com infestação de insetos.

Para evitar as picadas, é importante tomar alguns cuidados como: não acumular lixo e entulho; usar calçado e luvas de proteção durante atividades rurais ou de jardinagem; manter limpos terrenos baldios e espaços próximos às casas; combater a proliferação de baratas e cupins; e preservar predadores naturais (seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas).

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foram confirmados *107 novos casos* de Coronavírus nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro de 2021.

No total *200 casos estão ativos*, sendo que *02 pacientes estão internados* em Unidades Hospitalares de referência para Covid-19 e mais *39 pessoas estão recuperadas*.

O Município já confirmou 2.474 casos e houve 23 óbitos. No momento *222 pessoas aguardam resultado dos exames* e 2.251 dos pacientes já estão recuperados.

É importante que toda população continue adotando rigorosamente as medidas de proteção. O uso de máscara e o distanciamento social são essenciais.

Dúvidas ou ajuda, ligue para a Secretaria de Saúde, no telefone: (75) 3621-8200.

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (14) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 270 (duzentos e setenta). Dos pacientes que constam como confirmados, apenas 18 (dezoito) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar, 249 (duzentos e quarenta e nove) estão recuperados e 03 (três) óbitos.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde subiu para 57 (cinquenta e sete), 34 (trinta e quatro) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testadas e 499 (quatrocentos e noventa e nove) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 08 (oito) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 06 (seis) casos recuperados e 02 (dois) óbitos.

Foto : Jefferson Peixoto/Secom

Segundo uma nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador hoje (13), serão disponibilizados 32 pontos de imunização na cidade, implantados em locais estratégicos. Desse locais, nove serão estruturas novas, que operarão no sistema "drive thru", onde a população poderá ser vacinada dentro de seus carros. A pasta estima conseguir aplicar 15 mil doses da vacina contra o coronavírus por hora.

O anúncio informa que um dos lugares será o complexo de saúde Clementino Fraga, nos Barris, e deve anunciar em breve as outras localidades.

Salvador ainda aguarda as doses do governo federal, que serão adquiridas pela União e distribuídas aos estados e municípios brasileiros.

Além disso, o Plano Municipal de Imunização prevê a disponibilidade de 202 salas e 506 boxes para colocá-lo em ação. Equipes de saúde realizarão a vacinação extramuros em instituições que abrigam idosos e hospitais, em residências com indivíduos que encontram-se acamados e na população em situação de rua.

"Estamos preparados para iniciar a imunização na cidade em até 72 horas após a chegada das doses em nosso estoque", afirmou o secretário da Saúde, Leo Prates. "A estrutura montada contempla todos os tipos de imunizantes que foram desenvolvidos até o momento, inclusive o da Pfizer, que requer acondicionamento em baixíssima temperatura", disse.

O representante revelou estar em contato com os laboratórios para assegurar que a vacina esteja disponível "o mais rápido possível para os soteropolitanos".

A vacinação na capital baiana está prevista para acontecer de segunda a sexta, das 8h às 17h, mas há a possibilidade de estender o horário dos serviços para 22h e de funcionar aos sábados, domingos e feriados.

 

Fonte: Metro1

Foto : Scott Heins / Gabinete do Governador Andrew M. Cuomo

A Anvisa informou ontem (12) que a reunião na qual sua Diretoria Colegiada decidirá sobre pedidos de autorização para uso emergencial, temporário e experimental das vacinas contra Covid-19 está prevista para acontecer neste domingo (17). Até o momento, há pedidos do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As informações são do G1.

As duas instituições apresentaram suas solicitações de uso emergencial na sexta-feira (8). No sábado (9), a agência informou que aceitou a documentação enviada pela Fiocruz, mas pediu mais informações para o Instituto Butantan sobre a Coronavac e disse que o material entregue pelo instituto estava incompleto.

Segundo a agência, o prazo para a análise é de dez dias. Já a avaliação do pedido de registro definitivo, que não foi feito, pode ocorrer em até 60 dias.

 

Fonte: Metro1

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.