Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Quarta , 17 de Julho de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Reprodução

Uma mulher ficou ferida após uma batida entre um carro e uma caminhonete na BR-135, na cidade de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. Com o impacto, o carro ficou destruído.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo em que a vítima estava, foi atingido por outro quando reduziu a velocidade para entrar em um povoado. A mulher ferida estava no banco de passageiros do carro.

Segundo a PRF, com o impacto, a caminhonete saiu da pista e parou em um matagal. Cinco pessoas estavam dentro do veículo e tiveram ferimentos leves.

De acordo com o órgão, a vítima do outro carro, que teve lesões mais graves, foi socorrida por uma equipe da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Municipal de Formosa do Rio Preto. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Um detento foi encontrado morto, na madrugada desta quarta-feira(16), dentro de uma cela do conjunto penal de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

As primeiras informações são de que companheiros de cela do detento serão encaminhados à delegacia para prestar depoimento. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal para saber a causa da morte.

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução

Uma mulher prestou queixa na delegacia de gavião, no norte da Bahia, denunciando que a filha dela, uma menina de oito anos, foi estuprada. Conforme Eriele Jesus Souza, mãe da criança, o autor do crime é o concunhado dela, que já convive com a família há 15 anos. Ele está foragido.

Segundo ela, o crime ocorreu no dia 6 de julho, depois que a criança saiu com o tio dela, irmão da mãe da vítima, e com a esposa dele para passear em um sítio. A queixa foi registrada em 8 de julho.

Eriele, a vítima e outros dois filhos moram no estado de São Paulo, mas estavam de férias na cidade, visitando a família.

“Eu estava em Itatiaia, na casa de minha mãe. Minha filha foi passear no sítio da mãe de minha cunhada, junto com meu irmão. O sítio fica em Gavião. Eles passaram o dia. Saíram da casa de minha mãe por volta de 9h e só retornam por volta de 18h30”, disse a Eriele.

O abuso, no entanto, ocorreu por volta das 16h30, quando a menina decidiu ir descansar com a prima.

“Ainda no sítio, em um determinado momento, minha filha foi deitar no quarto, junto com a prima. Nesse momento, ele esperou as meninas dormirem. Então, ele tirou a roupa de minha filha, quando começou o abuso. A sorte foi que a prima acordou no momento e começou a gritar. Ela chegou a chamar meu irmão, mas quando chegou, o abusador já tinha saído do local. Ele fugiu”, acrescentou a mãe da menina.”

Eriele contou ainda que, apesar do crime, tanto o irmão dela quanto a cunhada continuaram no sítio com a menina, e só contaram sobre o caso no dia seguinte, 7 de julho.

“Eles não me contaram nada e também pediram para minha filha não contar nada. Eles alegaram que era dia de festa, porque eu estava de férias, e eles não queriam estragar a minha felicidade. Então só me contaram no dia seguinte. Isso foi errado, porque o homem fugiu, e eu só consegui registrar na delegacia dois dias depois. Foi comprovado que minha filha foi abusada. Ela fez exame corpo delito”, disse.

O caso foi registrado na Delegacia de Gavião, no dia 8 de julho. Dez dias depois do crime, Eriele acompanha o caso de São Paulo, para onde retornou no dia 13, junto com os três filhos, incluindo a criança que foi abusada.

De acordo com a Polícia Civil, o inquérito sobre o caso foi instaurado e está com investigações em curso. Até por volta de 12h desta quarta-feira (17), o suspeito do crime não tinha sido localizado.

 

Fonte: G1

Foto: Ascom Saeb/ Divulgação

Resultado de investimentos de mais de R$ 209 milhões nos últimos dois anos e meio, o Programa Primeiro Emprego, do governo estadual, está funcionando como incentivo para que jovens egressos da Rede Estadual de Educação Profissional tenham acesso não só ao trabalho, mas também à universidade. A tendência foi demonstrada por uma pesquisa realizada pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e pela Fundação Estatal de Saúde da Família (FESFSUS), a pedido da coordenação do programa, com 2.662 beneficiários que atuam ou já atuaram em órgãos do Poder Executivo Estadual.

O levantamento - realizado por meio de questionário online no período de março a abril deste ano - identificou 864 beneficiários do programa cursando o ensino superior, o que representa 32,5% do total de respondentes. Outros 38 beneficiários (1,4%) já concluíram a graduação. O dado mais relevante, no entanto, é que 83% dos que frequentam a universidade consideram que a renda obtida com a contratação tem sido fundamental para o seu ingresso e/ou permanência no curso superior.

De dezembro de 2016 - quando a iniciativa foi lançada - a junho deste ano, o Primeiro Emprego já viabilizou a contratação de 5.486 jovens egressos do ensino técnico da Rede Estadual de Educação Profissional para atuação em órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, a título de primeira experiência profissional.

Promovida com recursos do Fundo de Combate à Pobreza, a iniciativa é viabilizada por meio de contratos com a Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM) e a Fundação Estatal de Saúde da Família (FESFSUS), sob a gestão da Secretaria de Administração do Estado (Saeb). Em outras vertentes, o programa também propicia a contração de estagiários e aprendizes técnicos de nível médio em órgãos e empresas públicas, e o estágio, aprendizagem e ocupação formal em empresas privadas  beneficiadas por incentivo fiscal estadual. Em todas as vertentes a convocação é feita pela Secretaria de Trabalho, Renda e Esporte (SETRE), sempre com base em um ranking elaborado pela Secretaria de Educação (SEC), a partir das notas obtidas durante o curso técnico concluído pelo beneficiário.

 

 

ASCOM

Foto: Reprodução

Dupla é presa durante assalto no Loteamento Sales, nesta terça-feira (16), em Santo Antônio de Jesus. Durante rondas na localidade por volta das 19h40, a guarnição avistou três pessoas em duas motos com atitudes suspeitas. Ao fazer a abordagem, percebeu que a dupla conhecida como Bilisco e Xis estava armada assaltando o outro motociclista. Um dos suspeitos se disfarçava de mototáxi. Com eles, a polícia encontrou um revólver calibre 22 municiado e uma motocicleta Honda CG 150 Start de placa PJC-13.

 

Fonte: Blog do Valente

Foto: Reprodução/Josenildo Almeida

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta terça-feira (16), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o sorteio eletrônico para mais de 12 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio, na modalidade subsequente, ou seja, para quem já conclui o Ensino Médio. As vagas dos 45 cursos ofertados são direcionadas para os Centros Estaduais, Centros Territoriais de Educação Profissional e unidades compartilhadas na capital e no interior.

A matrícula será realizada nos dias 18 e 19 de julho. Os classificados no sorteio de acordo com o número de vagas por unidade ofertante, deverão comparecer à unidade escolar para as quais concorreram à vaga, munidos de documentos como originais e cópias do histórico escolar, cédula de identidade, CPF e comprovante de residência com data recente. As aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância do sorteio. “O sorteio é importantíssimo porque é um processo de inclusão de toda a sociedade baiana, oportunizando vagas para a Educação Profissional e Tecnológica para aqueles que são concluintes do Ensino Médio de 45 cursos. Estes cursos oportunizam aos estudantes qualificação profissional, melhor ocupação no mundo social do trabalho e uma formação com excelência nas nossas escolas estaduais”, afirmou.

O professor articulador, Carlos Ferreira Barbosa, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEP), localizado em Salvador, acompanhou de perto o sorteio. “Este é um momento muito importante pois, através deste sorteio, a Secretaria promove a inclusão daquelas pessoas que hoje se encontram muitas vezes desempregadas e, com isso, passam a ter uma oportunidade de conseguir uma vaga de maneira transparente. E, após a conclusão do curso, poderão ingressar no mundo do trabalho”, destacou o educador.

O sorteio também contou com as presenças de representantes do Ministério Público, Valmiro Macedo; da Ouvidoria Geral, Aldecir Filho; da Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado, José Barretto Neto; além de representantes dos centros de educação profissional da rede estadual de ensino.

 

Clique aqui para ver a lista completa!

 

 

Foto: Ilustrativa

O site Não me Perturbe  já teve 620 mil pessoas cadastradas no primeiro dia no ar. A iniciativa é das operadoras de telecomunicações e atende a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O site é um canal no qual podem se cadastrar pessoas que não desejam mais receber chamadas de telemarketing de serviços de telefonia, dados e de TV paga.

O balanço preliminar foi divulgado pela Anatel em reunião com representantes das companhias do setor e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), nesta terça-feira (16).

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site, no ar desde o início desta terça-feira (16).

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão na lista do Não me Perturbe e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Reprodução

A Justiça Federal proferiu mais uma decisão que pode resultar em suspensão dos direitos políticos da ex-prefeita de Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, Domingas Souza da Paixão (PT). A decisão publicada no diário oficial desta terça-feira, 16, revela que Domingas utilizou recursos do SUS para custear propaganda institucional de candidato a Senador da República.  

 

A decisão proferida pela juíza federal, Adriana Hora Soutinho de Paiva condena a ex-gestora pela prática de ato de improbidade previsto no art. 11, inciso I da Lei de Improbidade Administrativa. Por conseguinte, pagamento de multa civil, que fixa em 10 (dez) vezes o valor da remuneração por ela percebida no cargo de prefeita municipal. Onde os valores fixados serão corrigidos de acordo com o Manual de Cálculos da Justiça Federal, conforme o processo nº 6325-80.2015.4.01.3304. Caso a condenação seja mantida em instancias superiores, após o trânsito em julgado, Domingas terá a  suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar com o poder público, obter benefícios e incentivos fiscais; e creditícios, além de ser inclusa no Cadastro de Condenados por Improbidade (Resolução nº 44/2007 do CNJ).

 

A decisão diz ainda que o Ministério Público Eleitoral ingressou com representação no Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (processo n° 3913.55.2014.6.05.000), que julgou parcialmente procedente o pedido, conforme Acórdão n° 440/2014, aplicando à requerida a pena de multa. Sustenta que a Corte Eleitoral reconheceu a prática de conduta vedada pela acionada, nos termos do art. 73, incisos II e VI, “b”, da Lei n° 9.504/97, em virtude de propaganda institucional em favor de candidato, em período vedado, consistente na colocação de placa divulgando unidade de saúde que levava o nome daquele candidato.

 

Em novembro de 2018, após ser acusada de transferência irregular de verbas do Projovem, Domingas da Paixão foi condenada pela justiça federal a 3 meses de detenção, a ser cumprida, inicialmente, em regime semiaberto. Porém ela teve a pena substituída por prestação de serviço à comunidade. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), processo nº 4347-97.2017.4.01.3304.

 

Em abril deste ano, a ex-prefeita, foi condenada a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 06 anos e pagamento de multa correspondente a 06 vezes o valor do salário que recebia na época, referente a uma suposta prática de improbidade administrativa ocorrido em 2009. A sentença foi consequência de um inquérito civil público aberto pelo Ministério Público para investigar supostas irregularidades num processo licitatório para contratação de serviços de transporte escolar para o município, que gerou o processo de número 000755128/2012 da 1ª de Feira de Santana/Ba. As decisões cabem recursos.

 

Informações obtidas com base nas sentenças da Justiça Federal.

Foto: Ilustrativa

Um homem foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira, 17, na fazenda Bom Jesus, zona rural de Mutuípe. Segundo informações de populares, Edvan da Cruz Santos, de 29 anos, tinha saído para trabalhar, quando logo em seguida ouviram os disparos de arma de fogo.

Assustados, os moradores foram verificar o que tinha acontecido e encontraram a vítima caída ao chão com perfurações de bala na cabeça. O DPT de Santo Antônio de Jesus foi acionado e removeu o corpo do local. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime. A Polícia Civil investiga o caso.

 

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Divulgação/ECB/Caíque Bouzas

O Bahia anunciou hoje (17) que ultrapassou a marca dos 40 mil sócio-torcedores vinculados ao clube. Em publicação nas redes sociais, o Esquadrão de Aço divulgou a novidade, horas antes da partida contra o Grêmio, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Neste ano, a diretoria anunciou o lançamento de um novo plano de sócios voltado aos torcedores de baixa renda.

As duas categorias, "Bahia da Massa" e "Bermuda e Camiseta", contam com R$ 10 e R$ 50 como mensalidades, respectivamente. O clube também disponibiliza outras modalidades associativas, que vão de R$ 30 a R$ 240, proporcionam benefícios em farmácias, mercados, academias e cinema, além do acesso aos jogos e direito ao voto.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

A fim de atender a demanda de pacientes no Hospital da Mulher Maria Luiza Costa Santos, no Largo de Roma, o governador Rui Costa (PT) inaugura 27 novos leitos cirúrgicos da unidade de saúde na manhã desta quarta-feira (17). Com isso, o hospital passa a contar com 163 leitos, o que vai permitir uma ampliação de cerca de 25% no número de procedimentos realizados no local.

"Nós temos o maior e melhor Hospital da Mulher do país", exalta o governador. Na ocasião, o petista anunciou que fará uma nova ampliação no espaço. "Aqui ao lado, nós já desapropriamos uma área, do lado esquerdo, para fazer uma nova ampliação. Serão mais 56 leitos de internamento, portanto, vamos passar para 200 leitos no hospital e vamos implantar no térreo a radioterapia", acrescentou o petista.

O espaço se configura Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) desde novembro do ano passado, com a inauguração de 20 poltronas de quimioterapia para atender cerca de 840 mulheres por mês, mas Rui admite que o tratamento de câncer ainda não está completo. Por isso, o governo ressalta que está "iniciando a contratação do projeto executivo" para licitar a obra de implantação do sistema de radioterapia.

Até lá, a gestão contratou o serviço da Delfim, em Lauro de Freitas, "a preço do SUS". De acordo com o governador, o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-boas, procurou na rede particular empresas que tinham ociosidade no serviço e descobriram que a Delfin possui capacidade para atender 60 mulheres da rede pública que precisam de radioterapia.

Como o Hospital da Bahia também vai ofertar o serviço em, no máximo, 90 dias, o governador não descarta a possibilidade de negociar também com eles o atendimento de pacientes do Hospital da Mulher, caso haja necessidade.

 

Fonte: Bahia Notícias

 

Foto: Divulgação/Instagram

O Instagram inicia nesta quarta-feira (17) no Brasil um teste que oculta a contagem de curtidas em postagens. De acordo com a empresa, a intenção é que "os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem".

Na prática, apenas o proprietário do perfil continuará sabendo quantas curtidas suas publicações receberam. Seus seguidores não terão mais acesso ao número de "likes".

"Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias", disse a empresa em nota.

O teste foi iniciado no último mês de maio no Canadá. Para o Instagram, os primeiros resultados são animadores, mas ainda é preciso analisar como a mudança afeta a experiência dos usuários do aplicativo.

 

Fonte: G1

 

Foto: Divulgação/SSP

Uma plantação de maconha com aproximadamente 10 toneladas foi localizada na zona rural do município de Euclides da Cunha, nordeste baiano, na terça-feira (16). No total, 50 mil pés do entorpecente foram destruídos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os policiais faziam rondas na região, quando foram informados sobre o plantio da erva, no povoado de Riacho D’Água.

Ao chegarem ao local, três homens que faziam a segurança entraram em confronto com as guarnições, informou a SSP-BA. Um suspeito foi atingido, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram apreendidas uma espingarda calibre 12 e munições. Os outros dois escaparam pela mata fechada, segundo o órgão.

Depois do confronto, policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste retiraram os pés e queimaram. O esquema de irrigação montado também foi destruído.

Uma motocicleta e 15 kg de maconha colhidos também foram encontrados em barracas usadas pelos grupo. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Euclides da Cunha.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: 64ª CIPM

No início da manhã desta quarta-feira (17), policiais militares da 64ª Companhia Independente (CIPM) frustraram uma tentativa de assalto a um ônibus coletivo, dentro da Estação de Transbordo Central. Na ação, dois suspeitos, dentre eles um adolescente, foram detidos. Eles portavam ilegalmente um revólver calibre 32, municiado com seis cartuchos, além de três buchas de maconha.

A ação policial ocorreu após informações obtidas através do Cicom/190. Uma passageira informou que havia dois homens suspeitos no terminal e uma guarnição da 64ª CIPM deslocou até o local e constatou a veracidade da informação.

Os suspeitos, de 16 e 19 anos, bem como todo o material apreendido na ação, foram conduzidos para a Central de Flagrantes, para que medidas cabíveis fossem adotadas.

 

Fonte: Acorda Cidade

Foto: Reprodução

Dois homens que participaram da explosão de duas agências bancárias e uma dos Correios, em Jucuruçu, no sul da Bahia, morreram em confronto com a polícia, na cidade de Itabela, na manhã desta quarta-feira (17). Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), buscas ainda são realizadas para localizar outros envolvidos.

Ainda segundo a SSP, os homens, ainda não identificados, foram localizados nas proximidades do povoado de Água Limpa, durante perseguição envolvendo equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, da 43ª CIPM (Itamaraju) e das Rondas Especiais (Rondesp) Sul.

Durante confronto, os homens foram baleados e, mesmo socorridos, não resistiram aos ferimentos. Não há informações de policiais feridos. A ação ainda localizou dois veículos, que foram apreendidos.

A explosão ocorreu na madrugada desta quarta-feira (17). Conforme a polícia, o caso ocorreu por volta das 3h20. As agências atingidas foram do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O grupo utilizou explosivos e armas de grosso calibre para realizar as explosões.

Durante o crime, aproximadamente 18 tiros foram disparados contra uma viatura da Polícia Militar. Não há informações sobre feridos, nem sobre a quantia roubada.

 

Fonte: G1

Foto: Divulgação/SSP

Devota de Santa Barbara - padroeira do Corpo de Bombeiros - desde pequena, quando ainda nem sonhava fazer parte do efetivo da corporação, Ana Fausta Assis de Araújo, 48 anos, entra para a história da instituição, ao ser promovida e se tornar a primeira mulher a chegar ao posto de tenente-coronel do CBMBA. A promoção foi divulgada no Diário Oficial do Estado, no último sábado (13).

Mãe de uma filha, além de criar o irmão portador de Síndrome de Down, a agora tenente-coronel é exemplo de força feminina na corporação. Unida a essa força que é sua marca, o incentivo da mãe também ajudou a seguir o sonho e conseguir ingressar na PM, que à época também era vinculada ao CBMBA.

“Comecei a fazer parte do Corpo de Bombeiros em 1996 e fiquei até 2002 em unidades operacionais. Depois fui convidada para coordenar os cursos de formação praças femininas. Em 2015, quando o quadro das instituições foi separado, optei por seguir a carreira na minha casa, no lugar que sempre me identifiquei, no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia”, contou a tenente-coronel Ana Fausta.

Acumula no currículo experiência na unidade de orçamento do comando do CBM, passou pelo 1º GBM/Barroquinha, 3º GBM/Iguatemi e 10º GBM/Simões Filho Grupamentos. Atuou na Escola de Formação de Bombeiros e atualmente comanda o Grupamento Marítimo da instituição (Gmar). “Minha primeira experiência no Gmar foi em 2012, atuando na execução orçamentária, depois retornei para o Gmar como comandante, ressalta, orgulhando-se em comandar unidade que representar CBMBA nas praias.

Na unidade a tenente-coronel também criou o projeto ‘Anjinhos da praia’ que educa crianças sobre como se comportar no mar. “Nos inspiramos em um projeto que existe em vários estados, porém a gente deu mais ‘dendê’ à atividade, para que tivesse mais a nossa cara. Hoje as crianças passam cinco dias aprendendo e brincando com o lema ‘Educar para Prevenir’ para evitar acidentes na água”, disse.

 

SSP

 

Foto: Divulgação/SSP-BA

Os dois assaltantes que morreram após uma perseguição policial, na manhã desta quarta-feira (17), na Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador, roubaram pelo menos 20 veículos, na orla da capital baiana nos últimos meses. A informação é da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Além deles, um homem foi preso na ação.

De acordo com a SSP-BA, Messias Benhur da Silva Ramos dos Santos, 27 anos, Itamar da Silva Dantas, 46, e Lua de Souza Ribeiro, 26, já eram investigados pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Eles agiam sempre pela noite e madrugada, armados e usando capuzes.

Nesta madrugada, o trio foi localizado e cercado, na Avenida Pinto de Aguiar. Conforme a SSP-BA, os policiais civis deram voz de prisão, mas eles reagiram atirando. Após o confronto, Itamar e Lua foram atingidos, socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram. Já Messias foi preso em flagrante.

Com eles, foram apreendidos uma pistola, um revólver calibre 38, carregador, munições e um carro da marca Renault.

 

Fonte: BNews

 

Foto: Carol Garcia/GOVBA

A Justiça condenou 21 pessoas que atuavam no crime de tráfico de drogas na cidade de Ilhéus, sul da Bahia, a comando do líder José Alan Conceição Costa Lima, conhecido como “Alan Batom”, preso na  Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador.

A condenação foi divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) ontem (16), mas a decisão foi do último dia 10.

Segundo a denúncia oferecida pelo MP-BA, entre janeiro e setembro do ano passado, o grupo praticou também os crimes de posse e porte ilegal de armas e homicídios, com cooptação de menores de idade.

De dentro da penitenciária, Alan Batom dava ordens sobre o transporte da droga e mandava atacar integrantes de uma facção rival. Ele foi condenado a 13 anos e nove meses de prisão em regime fechado.

Os integrantes da organização criminosa foram condenados a até 10 anos e três meses de prisão.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

Foram abertas na terça-feira (16) as inscrições para o Processo Seletivo 2020 (Prosel 2020) dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). O Ifba oferece 5.594 vagas, disponíveis em 20 cidades do estado.

A seleção tem vagas disponíveis na forma integrada, para candidatos que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino fundamental; e na forma subsequente, para os que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino médio. Metade das vagas será destinada a estudantes que cursaram o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas e 5% para candidatos com deficiência.

 

Confira as informações:


Foto: Reprodução

Um grupo de criminosos explodiu duas agências bancárias e uma dos Correios, na cidade de Jucuruçu, na região sul da Bahia, na madrugada desta quarta-feira (17).

A delegacia de Polícia Civil da cidade confirmou o caso, mas informou que os detalhes da ação ainda estão sendo levantados.

Conforme a polícia, o caso ocorreu por volta das 3h20. As agências atingidas foram do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O grupo utilizou explosivos e armas de grosso calibre para realizar as explosões.

Durante o crime, aproximadamente 18 tiros foram disparados contra uma viatura da Polícia Militar. Não há informações sobre feridos, nem sobre a quantia roubada.

Por meio de nota, os Correios informou que a área de segurança da empresa já registrou ocorrência e que aguarda o resultado da perícia policial para avaliar os prejuízos.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu uma ação civil pública contra as Casas Bahia por irregularidades em vendas pela internet. A ação, assinada pela promotora de Justiça Joseane Suzart, pede que a Justiça determine que a Cnova Comércio Eletrônico S/A, também denominada “CasasBahia.com”, passe a emitir as notas fiscais de todos os produtos comercializados por ela, bem como que assegure sua entrega no prazo estipulado.

Na ação, a promotora de Justiça pede ainda que a empresa forneça ao consumidor todas as informações referentes à venda de cartões de crédito, a exemplo dos juros, número de prestações e soma total a pagar. A promotora explica que no Ministério Público e nos sítios eletrônicos ‘Consumidor.gov.br’ e ‘Reclame aqui’ há mais de seis mil reclamações contra a empresa por realizar transações sem emissão de nota fiscal, atraso na entrega de produtos, além de ausência de esclarecimentos referentes à aquisição de seguro de anuidade de cartão de crédito, dentre outras queixas. Caso a ação seja acatada pela Justiça, a empresa terá ainda que restituir os valores pagos de forma indevida e indenizar os consumidores afetados material e moralmente.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Sátiro Sodré / rededoesporte.gov.br

A nadadora baiana Ana Marcela conquistou a medalha de ouro na prova de 5km do Mundial de Esportes Aquáticos, disputado na Coreia do Sul, e se tornou a atleta com o maior número de medalhas na história das águas abertas no campeonato.

Na noite de ontem (16) no horário de Brasília - manhã de quarta (17) em Gwangju -, a baiana completou o percurso em 57min56s e subiu ao pódio pela décima vez neste evento, deixando para trás a holandesa Edith Van Dijk, que dividia com a brasileira o posto de maior medalhista da história.

"Estou muito feliz, nunca imaginei isso, eu só queria ganhar, poder dar meu melhor. E é isso que eu faço quando caio na água. Dez medalhas, eu me sinto normal, continuo sendo a mesma Ana Marcela que disputou o primeiro Mundial, lá em 2006, com 14 anos. É um currículo e tanto, é um orgulho, mas nada altera minha cabeça", afirmou.

Na história do Mundial, a atleta baiana já tinha três ouros (25km em 2011, 2015 e 2017), duas pratas (10km em 2013 e prova por equipes em 2015) e quatro bronzes (5km em 2013 e 2017, 10km em 2015 e 2017).

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

Um homem de 58 anos foi salvo por 5 cachorros de estimação ao ser atacado por uma onça-pintada em uma fazenda de Porto Murtinho, a 440 km de Campo Grande.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ataque foi no último domingo (14) e a vítima precisou de atendimento médico por conta dos ferimentos. Conforme a ocorrência, o homem levou uma mordida e um tapa do animal na região das costas, o que causou vários arranhões.

Segundo o relatado pelo homem à corporação, ele foi verificar a origem de um mau cheiro em uma mata acompanhado de seus cães. Ao chegar ao local, constatou que tratava-se de um animal morto e neste momento, foi atacado pela onça. Os cães começaram a latir, assustaram a onça e ela fugiu.

Segundo o coronel Queiroz da Polícia Militar Ambiental (PMA), em duas outras ocasiões, funcionários de uma fazenda foram verificar mau cheiro e foram atacados por onças também, porque especialmente a onça-pintada costuma defender seu alimento:

"Ela mata a presa, depois fica se alimentando e vigiando essa carne. Essa é uma das formas em que ela pode atacar o ser humano, porque a onça-pintada não encara um ser humano adulto como uma presa, ela tende a se afastar, mas para defender seu alimento ou seus filhotes ela pode atacar", explica.

De acordo com os bombeiros, o homem foi levado para o hospital da cidade. Ele foi atendido e liberado no mesmo dia.

 

Fonte: G1

 

Foto: Reprodução

Uma jovem, identificada como  Joice Nascimento Oliveira, 21 anos, morreu após ser esfaqueada no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador. A polícia suspeita que se trata de um caso de feminicídio, no entanto, não divulgou detalhes do ocorrido.

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi esfaqueada na Rua Antônio Carlos Magalhães, na última segunda-feira, 15. Ainda não há informações sobre o autor do crime.

A jovem foi socorrida e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. O caso é investigado pela Polícia Civil.

 

Fonte: A Tarde

 

Foto: Reprodução

Um motorista de um aplicativo sofreu uma tentativa de assalto, na noite desta segunda-feira (16), no bairro do Cabula. Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O), o criminoso, identificado como Gabriel Silva Pinheiro, injetou uma seringa no pescoço e mordeu o braço da vítima. O suspeito foi preso pela equipe do Cabo Rafael, da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Na ocasião, Gabriel Pinheiro entrou no veículo como passageiro e logo em seguida abordou o motorista, que entrou em luta corporal com o criminoso e gritou por socorro no momento em que uma guarnição passou pelo local, informou o B.O. O assaltante estava com um alicate, canivete, relógio, celular, tesoura e chave ignição.

O caso foi registrado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).

 

Fonte: BNews

 

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Caçamba invade barraca de fogos e deixa mortos e feridos em Muritiba
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.